5 benefícios da pós-graduação para a carreira do advogado - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

A advocacia está se tornando uma profissão cada vez mais concorrida conforme o transcorrer do tempo. Para que os profissionais consigam se destacar no mercado é fundamental desenvolver diferenciais competitivos, e uma das melhores maneiras de fazê-lo é investindo em uma pós-graduação em Direito.

Entretanto, o ramo jurídico é bastante amplo; são dezenas de vertentes que podem ser optadas pelo jurista, o que dificulta bastante a decisão do advogado. Afinal, será na área escolhida que ele passará a exercer suas atividades.

Neste artigo você encontrará as informações necessárias para entender a importância da especialização para o currículo, qual o momento correto para fazer esse investimento, as melhores áreas para se especializar e os principais benefícios da pós-graduação. Confira!

A importância de uma especialização para o currículo

A pós-graduação acrescenta credibilidade ao currículo profissional assim como a própria conclusão do Ensino Superior. Essa formação complementar transforma um profissional ainda mais especializado em determinado ramo.

Por exemplo, a pós em Direito Digital evidencia que os seus conhecimentos sobre o assunto excedem os comuns de outros advogados. Isso amplia o leque de oportunidades de trabalho, pois possibilita a contratação de cargos plenos, como sênior ou master em empresas ou sociedades.

Cursar uma pós o destacará perante outros concorrentes de mercado e abrirá mais portas em sua carreira. Além disso, também cria a possibilidade de conseguir uma promoção na empresa em que você já trabalha.

O momento certo para cursar uma pós-graduação em Direito

Advogados divergem suas opiniões quanto ao momento ideal para cursar uma pós, por essa razão não há um momento certo para fazê-la. Muitos profissionais recomendam que a especialização seja feita logo após a conclusão do curso, assim será possível aumentar a competitividade no mercado o quanto antes.

Outros afirmam que é preciso estudar sua escolha com mais cuidado, considerando aspectos como demanda de mercado, preferência pessoal sobre o tema, entre outros aspectos. Portanto, o momento ideal para realizar consiste no momento em que o advogado estiver preparado para tomar sua decisão.

As melhores áreas do Direito para se especializar

Se você está em dúvida sobre a área da especialização, citamos e explicamos as oito melhores abaixo:

Direito do Trabalho

O Direito do Trabalho sempre foi uma área com grande demanda de clientes. Porém, com a Reforma Trabalhista de 2017, o advogado ganhou ainda mais importância na relação trabalhista, pois as empresas necessitam de seu auxílio na elaboração dos novos contratos de trabalho e nas negociações com seus funcionários.

Direito Penal

O Direito Penal é um ramo excepcionalmente sério que necessita de profissionais com amplos conhecimentos para garantir os plenos direitos do cliente. Por essa razão, uma especialização nessa área é um grande diferencial na contratação de sociedades.

Processo Civil – O Novo Código

O novo Código de Processo Civil de 2015 ainda é bastante novo no ramo jurídico, fazendo com que muitos tribunais e colegiados ainda emanem diversas decisões e súmulas sobre suas disposições. Isso torna imprescindível a especialização para atuar corretamente nos processos.

Administração e Gestão Pública

Essa pós é voltada para os profissionais que querem desenvolver aptidões na gestão de órgãos públicos ou organizações que trabalham para o bem público, como entidades não governamentais. A especialização em Administração e Gestão Pública é uma tendência pelo crescimento de ONGs e agências reguladoras em nosso país.

Família e Sucessões

Traz conhecimentos sobre as normas jurídicas relacionadas à estrutura, organização e proteção familiar. Essa é uma área dinâmica, portanto, sempre necessita de profissionais especializados.

Ciências Criminais

É o estudo crítico do crime e suas consequências, excepcionalmente relevante para a construção do Estado Democrático de Direito e torna os profissionais capazes de atuar na seara criminal de forma crítica e responsável.

Direito Digital

Também chamado de ciberdireito, é uma das principais tendências atuais. O advogado atua na proteção dos interesses dos clientes e no patrimônio no ambiente virtual, como a proteção de criações, do uso de imagens, contratos eletrônicos entre outros litígios desenvolvimentos no ambiente virtual.

Direito Urbanístico e Ambiental

Capacita o profissional em relação à interpretação e aplicação do Direito Ambiental e do Direito Urbanístico, desenvolvendo seu senso crítico diante das questões de sustentabilidade. O curso também está relacionado com a organização de cidades, implementação de novas estratégias de gestão, desenvolvimento do mercado imobiliário e muito mais.

Os benefícios que o advogado terá ao cursar uma pós-graduação

Além de complementar o currículo e expandir suas oportunidades de trabalho, a pós-graduação ainda garante uma gama de benefícios ao profissional. Saiba quais são eles a seguir.

1. Ampliação das possibilidades profissionais

Depois de um período exercendo a advocacia, é possível que o profissional acabe trabalhando apenas no ramo que encontrou mais oportunidades no início de sua carreira.

Entretanto, ao finalizar uma pós-graduação, ele terá conhecimentos excepcionalmente aprofundados no ramo que escolheu, e é dessa forma que ele ampliará suas possibilidades profissionais e áreas de atuação.

2. Melhor colocação na disputa de vagas nos concursos públicos

Em diversos concursos públicos as pós-graduações acrescentam pontos à nota final do concursando na etapa de avaliação de títulos. A especialização pode não ter uma pontuação bastante impactante, mas poderá ser diferença que você precisava para conseguir a sua aprovação.

3. Maiores chances de inserção e promoção profissional

Você já deve passado por dificuldades para conseguir sucesso no mercado da advocacia ou ter ouvido reclamações de seus colegas. Isso ocorre porque a profissão está cada vez mais concorrida, o que tornou a busca pelos clientes mais difícil e o os processos seletivos mais exigentes.

A pós-graduação traz um diferencial ao profissional nesse aspecto. Você pode se especializar em tendências atuais como o Direito Digital ou Direito do Trabalho (com foco na reforma) para driblar a concorrência, como também nos ramos mais comuns, pois eles permitirão o desenvolvimento de diferenciais perante os demais profissionais do mercado.

4. Porta de entrada para a docência

Quanto o acadêmico está cursando a pós, esse é o momento para aquisição de novas aptidões. No curso ele pode aprimorar suas habilidades de produzir artigos científicos e apresentar trabalhos em seminários.

Esses são conhecimentos relevantes para atuação na docência. Muitos profissionais conciliam o exercício da advocacia com essa atividade, que também permitirá desenvolvimento pessoal.

5. Aumento da remuneração pelos serviços prestados

Os advogados com uma especialização que trabalham em empresas conseguem ser promovidos para cargos sênior ou master, os quais fornecem uma remuneração mais elevada.

Na atuação autônoma, o profissional consegue barganhar honorários mais altos com a sua especialização, como também trabalhar com litígios e procedimentos que necessitam de conhecimento mais aprofundado — porém, são mais bem remunerados para isso.

Quanto aos cargos públicos, a especialização também influencia na composição da remuneração do profissional após conseguir sua vaga.

É inegável que a pós-graduação em Direito é excessivamente vantajosa para os profissionais jurídicos. Recomenda-se que o interessado contrate uma instituição renomada e opte pela educação a distância – EAD para maximizar seu aprendizado.

Não se esqueça de compartilhar esta publicação nas suas redes sociais preferidas!

 

Conteúdos relacionados

link whatsapp