Categoria

Institucional

Categoria

Aniversário FMP: 37 anos de excelência no ensino do Direito

No dia 30 de novembro, a FMP completa 37 anos de existência. Ao longo desse período, a instituição se consolidou como referência acadêmica no ensino do Direito, com importantes conquistas, como o Selo OAB Recomenda e o Selo Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Também recebeu 5 estrelas pelo segundo ano seguido no Guia do Estudante do Jornal O Estado de São Paulo. Apesar do ano atípico, a FMP vive um momento de consolidação de sua trajetória, com aumento no número de alunos da pós-graduação e à frente no uso das novas tecnologias, tão necessárias em tempos de pandemia e distanciamento social. Confira este blogpost e comemore conosco os 37 anos da FMP! Trajetória Fundada em 30 de novembro de 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) é uma instituição de ensino com…

FMP: 3 vantagens de estudar em uma Instituição com a chancela do MPRS

Ter uma carreira sólida no Direito, sem dúvida, é uma tarefa árdua. Isso porque tanto na esfera pública quanto na privada é preciso muita dedicação. Além disso, o estudante deve escolher uma instituição de ensino que lhe forneça todas as condições para o pleno desenvolvimento do seu potencial. Neste contexto, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) construiu sua história conectando a excelência e a seriedade no ensino do Direito aos valores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), órgão responsável pela defesa dos interesses da sociedade. Mas, afinal, quais são as vantagens de se estudar em uma instituição com a chancela do MPRS? Neste post, nós vamos trazer a você mais detalhes. Confira: 1. MPRS está na origem A FMP completa 37 anos de história em 2020 e sua origem está conectada diretamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Fundada em 1983, a…

FMP e MPRS: saiba tudo sobre essa parceria

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) nasceu da iniciativa de  Promotores e Procuradores de Justiça do Estado vinculados ao Ministério Público do Rio Grande do Sul de oferecer educação jurídica de excelência. Assim, a parceria entre a FMP e o MPRS está no DNA da Instituição e diz muito sobre a nossa trajetória. Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre os benefícios de estudar na FMP, a única Instituição com a chancela do MPRS. Foco na defesa dos direitos da sociedade O Ministério Público é um órgão autônomo que defende os interesses da sociedade, sendo responsável por zelar pela correta aplicação das leis e pela garantia do Estado Democrático de Direito. O MP representa os interesses da coletividade, ou seja, como o direito à saúde, à educação e ao meio ambiente preservado, por exemplo. Também é função do Ministério Público a defesa da vida, dos direitos das crianças,…

Por que estudar na FMP? 3 motivos que vão convencer você

Muitos são os fatores que levam as pessoas a escolherem determinada instituição de ensino. Dentre eles, podemos citar a localização, o corpo docente, a seriedade e a excelência acadêmica. Independentemente dos motivos que atraem você, a FMP garante que você terá tudo o que precisa para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso na área do Direito. Quer saber mais? Veja 3 motivos que vão convencê-lo a estudar na FMP. Valores da FMP A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) é uma instituição de ensino que tem a chancela do Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses da sociedade. Fundada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, a FMP baseia todo o seu trabalho em sólidos valores em prol da excelência, da valorização de cada pessoa, do conhecimento e da sustentabilidade. É uma instituição de ensino que defende valores democráticos…

Sua faculdade tem essas 5 qualidades?

Quer saber se fez uma boa escolha na hora de decidir a instituição de ensino? Conheça os 5 pontos que fazem a sua faculdade ter uma boa qualidade: CERTIFICAÇÕES Se você pensa em exercer a advocacia ou até mesmo em seguir carreira pública, leve em consideração a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados (OAB). Para que você possa exercer a profissão de advogado é obrigatório realizar o exame da ordem. Já para seguir carreira pública você precisará comprovar três anos de prática jurídica, então, mais uma vez, possuir a carteira em mãos te auxiliará. Tenha essa garantia! Uma instituição com alto índice de aprovação auxilia nesta trajetória de sucesso profissional. A FMP possui o maior índice de aprovação na OAB entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul. Também oferece para os seus acadêmicos um curso preparatório para a segunda fase do exame. Além disso, é a única…

Quais são os principais desafios do ensino jurídico?

  Diversas áreas do conhecimento, como Ciências Contábeis, Arquitetura, Engenharia, entre outras, têm empecilhos nas suas metodologias de ensino. Entretanto, os discentes do ensino jurídico enfrentam dificuldades que podem incapacitar completamente o futuro no mercado. Isso ocorre porque o Direito é um estudo bastante tradicional, além do fato de que os profissionais — inclusive os jovens que têm mais personalidade inovadora — também não se arriscam a inovar e buscar formas diferentes de estudo daquelas aplicadas na instituição de ensino. Poucas instituições se preocupam ou sabem como solucionar esses desafios, bem como são poucos os que os conhecem. Porém, todo profissional do Direito cedo ou tarde deverá enfrentá-los para adquirir o conhecimento necessário para obter sucesso em sua profissão. Ao longo da leitura desta publicação vamos expor um breve relato sobre o cenário dos cursos de Direito em geral, demonstrando as suas características e, posteriormente, vamos listar e explicar os…

Selo OAB: O que é e por que escolher uma instituição certificada?

Na hora de escolher a melhor faculdade para cursar, os estudantes de Direito contam com um instrumento de avaliação chancelado pela principal entidade da classe no país: o Selo OAB Recomenda, distinção concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) às instituições reconhecidas. É interessante dar preferência às instituições de ensino que detenham o selo, e neste artigo vamos explicar o porquê. O reconhecimento é concedido a cada três anos e na última edição, em 2016, 142 cursos alcançaram esse feito. A lista pode ser conferida no site da OAB. Estudar em uma delas garante mais confiança para a preparação de uma etapa muito importante aos que pretendem seguir carreira jurídica: a obtenção da carteira da OAB. E para aqueles que já estejam matriculados em alguma instituição não contemplada na lista, fique tranquilo: explicaremos como se preparar. Siga acompanhando este post! O que é o Selo OAB? Trata-se de um…