Para ser reconhecido como um advogado de sucesso e considerado referência entre os pares, é preciso muita dedicação ao trabalho e estudo para adquirir conhecimentos. Esse é o segredo por trás da carreira jurídica mais destacada do país, e neste artigo, vamos explicar mais como alcançar o sucesso.

Os desafios do Direito não se encerram com a conclusão de cada caso, seja favorável ou não. Os advogados mais relevantes da sociedade são aqueles que se destacam por uma atuação ativa. Tudo começa com a escolha de uma área de atuação, fundamental para que o profissional se torne referência. É sobre isso que vamos falar a seguir. Siga lendo para entender.

Escolha uma área de atuação

O que o advogado precisa ter em mente ao concluir a graduação é que escolher uma área de atuação é um passo muito importante para a nova carreira. Porém, antes de tomar essa decisão é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Só assim o graduado estará apto a advogar.

Entre as áreas de atuação, há Direito de Família, Trabalhista, Tributário, Penal ou Civil, além de tantas outras opções. O importante é optar por aquela que tenha mais afinidade com os seus interesses e objetivos.

Além de buscar oportunidades para atuar em casos da área escolhida, também é válido fazer um curso de pós-graduação para aprofundar os conhecimentos no conjunto de leis que regem a área escolhida.

Exercite a escrita

A palavra é uma das ferramentas de trabalho do advogado. Tanto falada quanto escrita, ela precisa ser exercitada. Como qualquer habilidade, a prática leva à perfeição, portanto, o advogado deve se dedicar à sua capacidade de escrita para produzir peças cada vez melhores e mais claras.

Petições, mandados, informes, sentenças: são diversos os documentos jurídicos que precisam ser redigidos pelos advogados. Qualquer mal-entendido pode colocar o entendimento do texto a perder, por isso, é preciso ter coesão e clareza na escrita.

Tenha equilíbrio e controle emocional

O Direito influencia diretamente a vida das pessoas envolvidas em cada processo. A pressão para obtenção de resultados favoráveis é gigantesca. Além disso, o mercado é competitivo, os casos estão cada vez mais complexos, e todos esses fatores combinados podem acabar numa mistura perigosa: estresse, cansaço, tensão e infelicidade.

O bom advogado precisa ter controle emocional e equilíbrio psicológico para enfrentar os desafios da profissão. Para isso, é muito importante manter horários de lazer, não se esquecer da família e dos compromissos consigo mesmo, como cuidados com a saúde e o bem-estar, e, de um modo geral, encarar cada desafio a partir de uma perspectiva otimista.

E ajuda muito também cultivar boas relações com os colegas, os clientes, os funcionários e saber aceitar críticas. Vamos detalhar esse ponto no tópico a seguir.

Encare críticas de forma positiva

Ninguém gosta de ser criticado, mas todos estão passíveis de receber comentários desse tipo. Na área jurídica, isso é ainda mais latente. O profissional receberá críticas de profissionais mais velhos, com mais experiência, dos colegas contemporâneos que discordam de uma interpretação ou aplicação da lei. A sociedade também fará cobranças quando o advogado não conseguir atender a um anseio específico.

O desafio é extrair o que houver de bom nessas manifestações e ignorar críticas vazias, ofensas e depreciações. Sobrecarregar-se com preocupações relativas a comentários negativos e sem objetivo não vai ajudar nos desafios constantes que a profissão traz.

Publique conteúdos para ganhar autoridade

Voltando à dica da especialização em uma área específica, é importante que, além de acumular conhecimento na área, o advogado também possa expressar os seus conhecimentos, contribuir para o debate público de ideias e demonstrar sua opinião. Isso ocorre com as publicações de conteúdos.

Revistas especializadas são o melhor canal para esse tipo de manifestação. Busque oportunidades de publicar artigos sobre temas atuais e relacionados à sua área de atuação. Dedique-se à produção desse tipo de texto, pois ele traz autoridade à sua atuação e reconhecimento, por meio de citações. O seu trabalho pode ser fonte de informação para estudantes e novos profissionais.

Avalie com critério a exposição na mídia

Especialmente em se tratando de temas em voga na sociedade, é normal recorrer aos profissionais do Direito para esclarecer e opinar em certas questões. Isso é positivo e deve ser encorajado, mas com muita cautela.

O advogado não pode ceder à tentação de “ficar famoso” por meio de um caso, pois isso compromete sua imagem em casos futuros. É preciso ter parcimônia nos atendimentos à imprensa, limitar-se a falar sobre o que sabe e evitar opiniões polêmicas sobre as partes de um processo, as decisões de um colega e, sobretudo, às atitudes de um órgão da justiça.

Para evitar ficar estigmatizado, esse tipo de cuidado deve ser redobrado.

Construa uma rede de contatos qualificada

Por fim, essa dica é muito importante por diversos aspectos. Em primeiro lugar, conhecer as pessoas certas é o melhor caminho para entrar naquele caso que você almeja. Se você é conhecido entre os seus pares pela competência e especialização, eles lembrarão de você quando chegar a oportunidade.

Também é importante estar informado sobre as novidades do mercado, os novos escritórios e os processos mais destacados. Uma boa rede de contatos é sempre uma fonte de informação importante em relação a tudo o que permeia a área.

Fora do âmbito jurídico, contar com bons contatos em diversas áreas de atuação pode ajudar a dirimir dúvidas técnicas que surjam durante o processo, ou no encaminhamento de perícias especializadas que sejam necessárias.

Manter a agenda atualizada, circular por eventos qualificados, compartilhar conhecimentos com os colegas, cultivar um relacionamento cordial com outros advogados e demais profissionais só traz benefícios para você. É um esforço que, certamente, traz recompensas.

Com essas dicas e muito trabalho e estudo, você chegará mais longe como advogado. Não é uma carreira fácil, mas é muito recompensadora. Trata-se de uma das profissões mais reconhecidas da sociedade e repleta de oportunidades de trilhar um caminho de sucesso e prosperidade.

E agora que você já sabe um pouco mais sobre carreiras jurídicas, que tal compartilhar esse conhecimento com os seus conhecidos, e quem sabe, futuros colegas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e siga o debate sobre as dicas para uma carreira brilhante!

 

Escreva um comentário