Qual é o papel do advogado corporativo? A FMP te mostra!

A Advocacia Corporativa é um dos ramos do Direito que mais crescem no Brasil. Nos últimos anos, com as reformas administrativas e econômicas, o ambiente empresarial brasileiro tem vivido um momento de boas perspectivas. Neste novo cenário, o advogado corporativo é um cargo que tem sido cada vez mais requisitado. Quer saber qual é o papel desse profissional no cotidiano das empresas? Confira este blogpost que a FMP preparou especialmente sobre o assunto. 

Atuação preventiva e estratégica

Uma das principais atribuições do advogado corporativo é atuar de forma preventiva, orientando seus clientes na tomada de decisões e participando do plano estratégico do negócio. Ou seja, o conhecimento jurídico deve ser aplicado à realidade da empresa, a fim de minimizar riscos legais e garantir o compliance, mantendo as obrigações jurídicas da empresa em dia. Para tanto, é fundamental que o profissional do ramo jurídico mantenha seu conhecimento sempre atualizado, tanto em relação à jurisprudência quanto às regras que ditam o funcionamento das corporações no país.  

Adaptação do conteúdo jurídico para a realidade da empresa

Foi-se o tempo em que o setor jurídico das empresas só lidava com contratos e questões burocráticas. Atualmente, a demanda traz o conteúdo jurídico para a realidade da empresa, ou seja, menos “juridiquês” e mais posicionamento na tomada de decisão. Afinal, o empresário quer saber qual é a consequência jurídica de determinada ação, sempre focando na solução mais rápida, mais segura e que esteja de acordo com a legislação vigente. 

Veja também: Os maiores desafios da advocacia corporativa

Articulação com outras áreas

Para uma boa atuação do advogado corporativo, é fundamental que ele entenda de resultados, de gestão de crises, de planejamento estratégico, trabalho em equipe e negociação, além de questões financeiras, contábeis, administrativas e de marketing. Afinal, a área jurídica faz interlocução com diversos setores e é imprescindível que o profissional do Direito tenha um bom relacionamento com os demais departamentos, buscando o alinhamento de todas as áreas da empresa.

Se você deseja advogar no ramo empresarial, deve fazer o curso da FMP de Pós-graduação a distância em Advocacia Corporativa. Nele, você terá contato com as primeiras demandas dessa área de atuação, como contratos empresariais, solução de conflitos, tipos de operações societárias, além de Direito do Trabalho e Tributário. Saiba mais clicando aqui. 

Leia mais: Advocacia corporativa: entenda como está o mercado nessa área

Conteúdos relacionados

link whatsapp