Direito Agrário e do Agronegócio: 4 coisas que você precisa saber para atuar na área

O agronegócio é um dos principais motores para a economia do Brasil, afinal, é responsável por uma grande fatia do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio teve um crescimento de 19,66% em 2020

O mercado da agricultura e da pecuária gera mais de 1,5 trilhões por ano e tem perspectivas de seguir crescendo, sobretudo nos próximos 2 anos. Justamente por ser um setor crucial para o crescimento da economia do país, é um mercado cujas relações entre seus principais agentes precisam constantemente de orientação jurídica. 

Os advogados que atuam no Direito Agrário e do Agronegócio, sem dúvida, encontram um cenário econômico efervescente, proporcionando muitas oportunidades de trabalho. No entanto, cada vez mais, é importante se especializar na área, a fim de garantir a capacitação necessária para os desafios que o mercado exige. 

Quer saber mais sobre Direito Agrário e do Agronegócio? Neste artigo separamos 4 coisas de que você precisa saber para atuar na área. Confira! 

Conexão com vários ramos do Direito

Diferentemente de outras áreas do Direito como Penal, Civil e Ambiental, em que as normas jurídicas estão dispostas em códigos específicos, no Direito Agrário e do Agronegócio não há esse diploma legal. Ou seja, as regras jurídicas estão separadas em outros códigos, além da Constituição Federal

Por isso, os profissionais que atuam na área do Direito Agrário e do Agronegócio precisam dominar outras áreas do Direito que se relacionam diretamente com o tema. Além disso, é necessário estudar a fundo a disposição das normas jurídicas de outros ramos do Direito que podem ser aplicadas no Direito Agrário e do Agronegócio nas relações entre o homem e a propriedade rural. 

Economia do Brasil

Como vimos no início deste artigo, a agricultura e a pecuária são 2 dos principais motores na economia do Brasil, promovendo não só o abastecimento do mercado interno, mas principalmente a grande quantidade de produtos para exportação. Nesse processo, a presença de profissionais do Direito é fundamental. 

Os advogados especializados em Direito Agrário e do Agronegócio atuam na orientação jurídica de produtores rurais, cooperativas e empresas de grande porte, além de famílias que vivem e trabalham no campo, viabilizando, assim, a proteção dos direitos de cada agente desse processo. 

Carência de profissionais especializados

O mercado de trabalho jurídico tem acompanhado as mudanças que ocorrem no setor agrário e do agronegócio, porém, as demandas são muito grandes, o que exige um número enorme de profissionais capacitados e atualizados nas questões envolvendo o Direito no campo.

Em estados como o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso, cuja economia é essencialmente rural, existe um déficit de profissionais do Direito para atuarem em questões como transação comercial, desapropriação de terras improdutivas, normas para o uso adequado do solo, Código Florestal, entre vários outros. 

Pós-Graduação EaD na FMP

Diante de um cenário tão amplo, a necessidade de se especializar na área é muito importante. Por isso, a FMP oferece o curso de Pós-Graduação EaD em Direito Agrário e do Agronegócio, a fim de capacitar os alunos para as necessidades que o mercado de trabalho exige. 

A Pós-Graduação EaD em Direito Agrário e do Agronegócio tem duração de 1 ano, que é dividido em 6 módulos de 60 horas. Além de uma dinâmica de aula agradável e confortável à rotina de estudos dos alunos, o curso ainda conta com um corpo docente altamente qualificado e experiente, o que vai proporcionar o compartilhamento de ideias e de conhecimento. Conheça mais detalhes clicando aqui

Matrículas abertas para as próximas turmas no dia 15 de março. Garanta a sua vaga! 

Para atuar em uma área tão ampla e pujante, é preciso sempre buscar capacitação e experiência. A FMP é sua parceira na hora de qualificar a sua carreira jurídica, proporcionando curso de Graduação e de Pós-Graduação voltados para quem quer alçar voos mais altos no Direito! 

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito! 

Conteúdos relacionados

link whatsapp