Confira 5 leituras que todo estudante de Direito deve fazer

O Direito é uma ciência social e jurídica que exige uma atuação profissional ampla, com competências de desenvolvimento pessoal, como aptidões relacionais e de organização pessoal, bem como específicas da área jurídica, como a legislação e estudos de caso. Portanto, as leituras vão muito além da Constituição Federal e do Vade Mecum, incluindo áreas como filosofia, psicologia, história, etc. Pensando nisso, a FMP fez uma seleção com 5 leituras que todo estudante de Direito deve fazer. Confira!

1. O que é o Direito

Nossa primeira dica é esse livro clássico de Roberto Lyra Filho, professor referencial que defende o Direito como um fenômeno social. O que é o Direito é um livro curto e de fácil leitura, mas riquíssimo em conteúdo jurídico e traz questões importantes sobre as relações entre Direito e Justiça, ideologia e conflito social. Em linguagem clara e precisa, o professor Roberto Lyra discute as várias dimensões do direito, apresentando-o não como conjunto imutável de regras, mas como atividade em permanente transformação. Imperdível para todo estudante de Direito.

2. O caso dos exploradores de caverna

Outro clássico imperdível para os estudantes que estão ingressando na área do Direito é O caso dos exploradores de caverna, do jurista britânico Lon Fuller, publicado originalmente em 1949. O texto é um clássico de argumentação jurídica, que conta a história de 5 pessoas que ficaram presas em uma caverna. Ao descobrirem que o resgate demoraria tempo demais, uma das vítimas sugere que, para o bem da maioria, um deles fosse morto, servindo de alimento para os demais. No entanto, quando foram resgatados, os sobreviventes foram levados a julgamento e acusados de homicídio. Assim, a história aborda grandes temas da filosofia do direito e revela a variedade de fatores que envolvem a aplicação da norma legal em casos concretos.

3. Justiça: o que é fazer a coisa certa

Para trazer um livro mais recente, nossa dica é o Justiça: o que é fazer a coisa certa, do professor de filosofia de Harvard Michael Sandel. O livro é resultado de um dos cursos mais populares da universidade americana, que atrai milhares de estudantes para discutir grandes questões filosóficas e sua relação com assuntos cotidianos. São temas instigantes que, reunidos neste livro, oferecem ao leitor a mesma jornada empolgante que atrai os alunos de Harvard: casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, imigração, impostos, o lugar da religião na política, os limites morais dos mercados, etc. O livro é ideal para provocar a reflexão em temas que, com certeza, farão parte da sua prática jurídica.

4. O processo

Agora uma dica de romance ficcional com forte base jurídica.O Processo, de Franz Kafka, publicado originalmente em 1925,  é uma obra-prima mundial, altamente recomendada para estudantes de Direito, em especial àqueles que tenham interesse na área criminal. Na história, um homem se vê envolvido num absurdo processo judicial, sendo processado sem qualquer tipo de explicação. Assim, o personagem foi preso, mas não sabe o que fez para merecer essa punição. O livro oferece insights e questionamentos importantes sobre justiça e o direito de defesa.

5. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Nossa última dica é um livro que aborda uma habilidade fundamental para qualquer profissional do Direito: a de se relacionar bem com as pessoas. Seja no contato com colegas de profissão, de estudo ou com clientes, é extremamente necessário que o estudante de Direito saiba lidar com pessoas. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é um clássico de Dale Carnegie, com lições valiosas de bom relacionamento, influência e convencimento. Temos certeza de que este livro vai ajudá-lo a aprimorar suas relações, tanto pessoais quanto na construção da sua carreira jurídica.

Qual outro livro você considera imperdível para os estudantes de Direito? Compartilhe conosco nos comentários. Aqui, no blog da FMP, sempre temos dicas para contribuir com a sua formação, aprimorando seus conhecimentos e habilidades na área jurídica