4 dicas para concentrar-se nos estudos durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina de todos. As medidas de isolamento social, necessárias ao enfrentamento do vírus, trouxeram muitos desafios aos estudantes, sobretudo no que diz respeito ao foco e à concentração. Com as aulas presenciais suspensas, o ritmo dos estudos foi bastante afetado, tanto em escolas e cursos técnicos quanto em universidades.

No entanto, com algumas dicas simples de serem aplicadas no dia a dia, é possível melhorar a concentração nos estudos durante a pandemia. Assim, você pode adquirir um conhecimento maior, melhorar o desempenho nas aulas e até mesmo se preparar melhor para o vestibular. A FMP separou algumas sugestões para você. Confira!

1. Faça um bom planejamento

Para otimizar a rotina de estudos, o primeiro passo é o planejamento. Avalie, portanto, o seu objetivo independente de qual for — passar no vestibular, fazer uma especialização, preparar-se para um concurso, entre outros. A partir do primeiro passo, é hora de analisar o tempo disponível ao longo da semana e elaborar um cronograma de estudos. Assim, você consegue conciliar o dia a dia de aprendizado com o trabalho.

Separe por dias os conteúdos e disciplinas, assim é mais fácil focar exclusivamente nas matérias, o que facilita a fixação do aprendizado. Separe também os horários dedicados às tarefas e certifique-se de cumprir o tempo proposto, tornando o planejamento um hábito.

2. Organize um lugar adequado

Um local apropriado para estudar é muito importante para manter a concentração. Por isso, escolha um lugar específico de casa e deixe-o organizado. Prefira um ambiente silencioso, calmo e sem estímulos eletrônicos, como a televisão. Estudar em uma mesa e sentado em uma cadeira confortável também é essencial para focar nas disciplinas. Evite estudar no sofá ou na cama, pois é fundamental a distinção entre os locais de estudo e os de descanso.