Concurso público: 4 dicas de estudo eficazes

Estudar para concurso público não é uma tarefa fácil, afinal, exige determinação e planejamento por parte dos candidatos. A rotina de estudos, na maioria das vezes solitária e fatigante, pode ser difícil para alguns perfis. Porém, o resultado é compensador e as carreiras na administração pública são as mais cobiçadas no âmbito jurídico. Para ajudar você em sua rotina preparatória, a FMP traz quatro dicas de estudo eficazes, confira!

1. Defina uma área específica

Nossa primeira dica é, sem dúvidas, a definição de uma área específica. Por mais que você não saiba exatamente qual cargo deseja ocupar, é necessário decidir o ramo que você vai se especializar. Judiciária, fiscal, administrativa, policial ou de controle são as principais para a área do Direito, porém, muito diferentes entre si em termos de conteúdos a serem estudados. 

2. Verifique as matérias recorrentes

Após a definição da sua futura área de atuação, aproprie-se das matérias que costumam constar nas provas, bem como das etapas das mesmas, pois muitas apresentam diversas fases, como objetiva, discursiva, oral, provas de títulos, entre outras. Além das disciplinas básicas, como português e matemática, verifique editais anteriores e os assuntos recorrentes nas provas. Essa prática é importante para que você entenda como a prova aborda os conteúdos, além do mais, diversos exercícios ou lógicas se repetem.

Outro ponto importante é conhecer as bancas examinadoras e a dica para isso é estudar bastante o edital, sem deixar nenhum item de fora, inclusive notas de rodapé. Preste atenção às bibliografias exigidas e aposte em exercícios variados. Por isso é fundamental estudar e exercitar bastante, tanto para conhecimento como para fixação dos conteúdos

3. Faça um cronograma

dicas de estudo para concurso público

À medida que o tempo passa e a rotina de estudos fica mais intensa, por vezes, fica difícil de controlar o que já foi estudado. Portanto, faça um cronograma com as matérias a serem revisadas e separe um momento específico, que pode ser um dia da semana ou um turno diário, para a realização de exercícios e fixação dos conteúdos

Em relação ao cronograma, tenha objetivos claros e estabeleça pequenas metas diárias, que podem ser desde o estudo de um assunto específico, uma listagem de atividades ou até assistir determinada aula online. Assim, ao final de cada dia, você terá um panorama geral do seu progresso.  

4. Acompanhe os assuntos em pauta

Para se manter sempre informado, e em dia não só com as matérias exigidas nos concursos, é preciso estar atento às notícias, debates e decisões sobre assuntos vigentes. Por isso, acompanhe sites e páginas de instituições reconhecidas, como a FMP, e de órgãos públicos jurídicos como o Ministério Público Federal, o Superior Tribunal Federal, o Tribunal Superior do Trabalho, o Superior Tribunal de Justiça, entre outros. Aproveite a facilidade de acesso a estes órgãos e veja notícias, aulas online, webinars, artigos e outros meios informativos para ficar por dentro dos assuntos do mundo jurídico. 

dicas de estudo para concurso público

Conte com a excelência e tradição da FMP e prepare-se para o seu futuro.

Leia também: Como Iniciar Uma Carreira no Ministério Público?


Conteúdos relacionados

link whatsapp