Mito ou Verdade — As 5 Principais Dúvidas Sobre EaD Respondidas - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Muitos têm vontade de voltar a estudar, mas não dispõem do tempo necessário para ir à faculdade para assistir às aulas — seja pela rotina de trabalho, por morar longe da instituição ou por outras questões da vida pessoal. A educação a distância se torna uma ótima ferramenta, embora existam muitas dúvidas sobre EaD que deixam os estudantes receosos.

Antes de formar a sua opinião quanto a essa categoria de cursos, é importante saber os mitos e as verdades que giram em torno dela. Veja só!

1. Formados em EAD são menos valorizados

Mito. Embora muitos acreditem que o mercado de trabalho só valoriza aqueles que cursaram uma graduação presencial, isso é mentira. O ensino a distância é tão competente quanto o presencial, além de cumprir as mesmas obrigações definidas pelo Ministério da Educação.

2. Não se pode comparar o presencial e o EaD em questão de modo de ensino

Verdade. Esta é uma das maiores dúvidas sobre EaD pois, ainda que ambas cumpram com o objetivo de levar a formação acadêmica para aqueles que a buscam, a comparação não é válida. Isso porque cada modalidade conta com metodologias de ensino completamente diferentes, de modo que não é possível traçar um comparativo justo.

3. O curso EaD é mais fácil que o presencial

Mito. Engana-se quem pensa que o EaD exige menos do aluno por se tratar de um curso on-line. As obrigações dos alunos de prestarem atenção nos conteúdos passados e de tirar boas notas nas provas continua sendo a mesma, de modo que não existe nenhum tipo de facilidade garantida.

4. O EaD é mais acessível e flexível

Verdade. Por se tratar de cursos que não exigem a presença física dos alunos, os preços podem ser muito mais em conta, uma vez que não é preciso financiar a estrutura da instituição. Isso também ocasiona maior flexibilidade, pois a falta de necessidade de comparecer à faculdade em dias previamente estipulados permite aos alunos ter o poder de escolha de quando e onde farão as suas aulas.

5. É preciso ter um ótimo computador para ter acesso

Mito. O computador é, sim, necessário, mas não precisa ser de alta tecnologia. Os portais de acesso são bastante simples, de modo que qualquer máquina que possua as funções básicas — conexão à internet, Pacote Office ou similares, programas que permitem abrir arquivos em PDF, boa execução de vídeos, entre outras — pode ser usada.

Resolvidas as principais dúvidas sobre EaD?

Agora que você já sabe a respostas para as grandes dúvidas sobre EaD, considere esta modalidade como uma oportunidade para o seu futuro. Assim, confira os melhores cursos na área do Direito aqui na FMP! Também não deixe de ler o nosso blog!