Categoria

Educação

Categoria

FMP: 3 vantagens de estudar em uma Instituição com a chancela do MPRS

Ter uma carreira sólida no Direito, sem dúvida, é uma tarefa árdua. Isso porque tanto na esfera pública quanto na privada é preciso muita dedicação. Além disso, o estudante deve escolher uma instituição de ensino que lhe forneça todas as condições para o pleno desenvolvimento do seu potencial. Neste contexto, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) construiu sua história conectando a excelência e a seriedade no ensino do Direito aos valores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), órgão responsável pela defesa dos interesses da sociedade. Mas, afinal, quais são as vantagens de se estudar em uma instituição com a chancela do MPRS? Neste post, nós vamos trazer a você mais detalhes. Confira: 1. MPRS está na origem A FMP completa 37 anos de história em 2020 e sua origem está conectada diretamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. Fundada em 1983, a…

Vestibular 2021: enquanto a seleção não chega, o que você pode fazer?

A graduação, sem dúvida, marca uma importante etapa na trajetória de qualquer carreira de sucesso. Para quem sonha em seguir uma profissão voltada ao Direito, a FMP disponibiliza processos seletivos em dois momentos do ano: inverno e verão. Assim, por meio do vestibular, o estudante tem a oportunidade de ingressar e cursar Direito na Instituição de ensino com o maior índice de aprovação no exame da OAB entre as faculdades privadas do Rio Grande do Sul, além de estar classificada entre as 7 melhores faculdades de Direito do Brasil.  O Vestibular de verão da FMP ainda requer a espera de alguns meses, porém não significa que o futuro estudante não precisa preparar-se antes de ingressar na Instituição de ensino que irá transformar sua carreira profissional. Por isso, neste post, separamos algumas dicas do que você pode fazer enquanto o Vestibular 2021 não chega. Confira!  Dicas de leituras A leitura é…

FMP e MPRS: saiba tudo sobre essa parceria

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) nasceu da iniciativa de  Promotores e Procuradores de Justiça do Estado vinculados ao Ministério Público do Rio Grande do Sul de oferecer educação jurídica de excelência. Assim, a parceria entre a FMP e o MPRS está no DNA da Instituição e diz muito sobre a nossa trajetória. Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre os benefícios de estudar na FMP, a única Instituição com a chancela do MPRS. Foco na defesa dos direitos da sociedade O Ministério Público é um órgão autônomo que defende os interesses da sociedade, sendo responsável por zelar pela correta aplicação das leis e pela garantia do Estado Democrático de Direito. O MP representa os interesses da coletividade, ou seja, como o direito à saúde, à educação e ao meio ambiente preservado, por exemplo. Também é função do Ministério Público a defesa da vida, dos direitos das crianças,…

Direito Digital: o impacto da tecnologia da informação no Direito

A tecnologia revolucionou as nossas vidas, e não é à toa que o Direito Digital é uma das áreas em maior ascensão no ramo jurídico. Com a expansão da internet, o desenvolvimento de novas tecnologias e o avanço da Tecnologia da Informação, diversos aspectos agora são intermediados pelos meios digitais. Como uma ciência jurídica e social, o Direito está em constante atualização, tornando-se necessária a criação de  um ramo específico para tratar do tema. Quer saber mais sobre o Direito Digital? Acompanhe este blogpost que a FMP preparou com tudo sobre o assunto. Direito Digital: o que é? O Direito Digital é a área que visa à regulação das relações em ambientes virtuais. Com a expansão da internet e a sua crescente popularidade para fins de relacionamentos sociais, serviços digitais, compras online, entre outras atividades, tornou-se necessário um ramo específico do Direito para o estabelecimento de regras. Como em outras…

Pensando em estudar Direito? Veja 3 áreas de atuação

Para quem almeja estudar Direito e seguir por este caminho profissional, uma das grandes vantagens, sem dúvida, é a ampla oportunidade de atuação. O Bacharel em Direito pode atuar como advogado, após realizar o curso e ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); pode também seguir a carreira pública como juiz(a) ou promotor(a); ou mesmo seguir a via acadêmica tanto como docente quanto como pesquisador(a). O curso, claro, apresenta muitas outras possibilidades de atuações mais específicas, dependendo do gosto profissional do aluno, das especializações escolhidas e das habilidades desenvolvidas ao longo da trajetória. Por isso, o estudante precisa se inserir em uma instituição capaz de explorar todas as possibilidades profissionais, a fim de extrair o melhor desempenho de suas habilidades e encontrar a área ideal para seu perfil. Neste post, a FMP vai detalhar as principais áreas de atuação para quem está pensando em estudar Direito.…

11 de Agosto: Dia do Advogado e do Estudante

11 de Agosto é um dia de dupla comemoração na FMP, afinal, celebramos dois grupos que fazem parte da nossa rotina: estudantes e advogados. Para marcar a data, a FMP preparou este blogpost com uma retomada histórica das comemorações e a importância deste dia para nossa instituição. Confira! Por que 11 de agosto? Pode até parecer aleatório que o Dia do Estudante e o do Advogado seja comemorado na mesma data no Brasil, mas uma breve história pode explicar a relação entre as duas. Logo após a proclamação da Independência do Brasil, em 1822, tornou-se necessária a elaboração de uma Constituição Federal com normas adequadas aos novos tempos. Nesse ambiente de efervescência jurídica, o imperador D. Pedro I constatou que o Brasil ainda não tinha nenhum curso de Direito no país e, motivado pela outorga da Constituição Federal de 1824, decidiu implantar os primeiros cursos de Direito no país. Assim,…

Dia Nacional dos Profissionais da Educação: tudo sobre a história da profissão

No dia 6 de agosto, é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, data festiva que visa, sobretudo, a reforçar a grande importância desses profissionais não só para o compartilhamento e acesso ao conhecimento, mas também para o desenvolvimento social do Brasil. Todas as profissões dependem de alguém para serem ensinadas, afinal, o conhecimento é algo que adquirimos ao longo das experiências da vida. Assim, o professor e toda a rede educacional são os  responsáveis por passar o conhecimento adiante e cultivar em cada aluno a semente transformadora da educação. Por isso, neste Dia Nacional dos Profissionais da Educação, nós, da FMP, queremos trazer mais detalhes sobre a data que homenageia quem está na linha de frente da transformação da sociedade. Confira! História da Data A data que comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação foi criada em 2014, de acordo com a lei 13.054/14, para trazer maior…