Direito do Trabalho: como se tornar um bom advogado na área

O Direito do Trabalho, de maneira resumida, trata das relações entre empregadores e empregados, promovendo a harmonia entre os agentes por meio dos dispositivos legais que existem na legislação brasileira. Diferente de alguns países, o Brasil possui um código próprio, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), vigente no país desde 1º de maio de 1943. 

Embora formulada há muitos anos, a CLT já teve inúmeras alterações com o objetivo de adequar as relações de trabalho de acordo com o contexto econômico. As últimas mudanças significativas foram as estabelecidas pela Reforma Trabalhista, em 2017, o que acarretou uma série de alterações na forma como o Direito rege as novas regras. 

Todas essas mudanças e revisões das relações de trabalho, claro, impactam o trabalho dos advogados trabalhistas. Por isso, neste post, separamos algumas dicas para os profissionais que querem atuar no Direito do Trabalho e como se tornar um bom advogado na área. Vamos conferir?! 

Principais atribuições

Os profissionais que atuam na área do Direito do Trabalho operam diante das relações trabalhistas entre os agentes do processo, isto é, empregados e empregadores. Assim, uma das principais atribuições dos advogados é acionar os dispositivos jurídicos que guiam as relações entre as partes. 

Em geral, os advogados trabalhistas atuam diretamente em ações relacionadas a rescisões de contrato de trabalho, cálculos de horas extras, demissões, seguro desemprego, questões que envolvem férias ou licenças, comissões, FGTS, acidentes de trabalho, entre outras. 

Dominar a Consolidação das Leis Trabalhistas 

Para se tornar um bom advogado na área do Direito do Trabalho, é necessário, claro, o domínio da CLT, afinal, é o principal código para nortear as relações de trabalho. Os profissionais podem representar tanto os interesses dos empregados quanto os dos empregadores. 

De maneira geral, os empregados procuram auxílio jurídico quando são demitidos de uma determinada empresa. Os empregadores, no entanto, buscam nos serviços dos advogados trabalhistas a orientação jurídica para conduzir as relações com os seus colaboradores. É muito comum, inclusive, empresas de grande porte terem setores exclusivos de profissionais especializados em Direito do Trabalho

Compreender as recorrentes mudanças na legislação

A CLT já foi alterada várias vezes. A última mudança foi a  Lei  Nº 13.467, de 13 de julho de 2017, que ficou conhecida como Reforma Trabalhista, pois alterou uma série de elementos jurídicos que balizavam as relações de trabalho entre empregados e empregadores. 

As diversas alterações, claro, geraram muitas dúvidas em ambas as partes envolvidas. Assim, existe a necessidade dos profissionais atuantes na área do Direito do Trabalho estudarem e analisarem cada mudança, a fim de prestarem o melhor serviço para os seus clientes. 

Especialização 

Para se entender com maior profundidade todo esse cenário de mudanças e se aprimorar nos conhecimentos aprendidos durante a Graduação, a especialização é essencial aos advogados que querem trabalhar no ramo trabalhista.

Na FMP, o curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Seguridade Social traz um panorama completo do cenário jurídico atual, além de reforçar os conhecimentos adquiridos na Graduação com um time de professores altamente qualificado e experiente. Conheça mais detalhes clicando aqui! 

Para se tornar um bom advogado na área de Direito do Trabalho e se destacar no mercado, você precisa de preparo e qualificação. Por isso, contar com a FMP é uma excelente oportunidade para você alcançar a capacitação profissional que tanto almeja para a sua carreira.

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito! 

Conteúdos relacionados

link whatsapp