Dia Nacional do Doador de Sangue: um ato de generosidade que salva milhares de vidas

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro no Brasil. A data tem dois objetivos: agradecer aos voluntários que doam sangue com regularidade e estimular outras pessoas à doação. A escolha da data foi determinada por preceder os meses de estoque mais baixos nos bancos de sangue devido à proximidade com o período de férias e de feriados prolongados, como Natal e Ano Novo.

O ato voluntário auxilia no tratamento de várias doenças, além de ser essencial para a manutenção de vidas. Por isso, neste post, a FMP traz mais detalhes sobre o Dia Nacional do Doador de Sangue. Confira!

Por que doar?

Mas, afinal, por que doar sangue? Bom, além de ser um gesto de generosidade e de amor, fazer a doação traz inúmeros benefícios a quem necessita. Pacientes que precisam eventualmente de transfusão de sangue, por conta de situações como anemia profunda, transplante de órgãos ou queimaduras, são os principais beneficiados, além, claro, de casos de hemorragia aguda provocada por acidentes de trânsito entre outros.

A necessidade de doação se deve ao fato do sangue ser um material insubstituível que cumpre um papel importante para a manutenção da saúde. A doação é de, no máximo, 450 mililitros de sangue, que são repostos rapidamente pelo organismo, podendo salvar até quatro vidas!

Quem pode fazer a doação?

Para doar sangue, porém, é necessário cumprir alguns requisitos. Os doadores podem ser homens ou mulheres e precisam estar na faixa etária entre 16 e 69 anos, com peso acima de de 50 quilos. Doadores menores de idade necessitam de consentimento formal de algum responsável.Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, algumas pessoas não podem doar, como portadores de Doença de Chagas, HIV, Hepatite B e C ou que façam uso de drogas injetáveis. Além disso, pessoas que fizeram tatuagens ou que tenham colocado piercings precisam esperar 12 meses para doar. Confira mais detalhes aqui.

Onde posso doar sangue?

Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve buscar informações junto à Prefeitura da cidade, a fim de saber em quais instituições são feitas as coletas. Em Porto Alegre, os principais locais para doar são o Hemocentro Estadual do Rio Grande do Sul, o Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Benefícios de doar sangue

Doar sangue traz muitos benefícios para quem recebe, porém quem doa também tem vantagens. Isso porque, antes do ato, o voluntário precisa passar por alguns exames, ou seja, faz um check-up gratuito, ajudando na prevenção de inúmeras doenças. 

Além disso, o doador ganha um dia de descanso do trabalho. A medida, garantida na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), tem como objetivo, justamente, estimular as doações de mais voluntários. É necessário, no entanto, o funcionário solicitar um comprovante de comparecimento para a instituição que realizou a coleta.

Nenhum desses benefícios, contudo, substitui a maior vantagem para o doador, que é o sentimento de estar fazendo uma boa ação. Afinal, de certa maneira, todo voluntário é um herói ou uma heroína, pois, com uma simples atitude de generosidade, podem ajudar a salvar muitas vidas.

Neste Dia Nacional do Doador de Sangue, queremos parabenizar todos os voluntários que realizam essa boa ação com regularidade. Além disso, gostaríamos de incentivar as pessoas aptas à doação a realizar esse ato tão generoso. Doe sangue e salve vidas!

Conteúdos relacionados

link whatsapp