5 dicas para inovar na advocacia em 2021

Muito se fala da necessidade de se inovar em qualquer área do mercado de trabalho, mas a tendência natural é que se relacione a inovação com áreas tecnológicas ou ramos que envolvam criatividade, como moda, publicidade ou marketing. Entretanto, em um mercado tão competitivo como a advocacia, é imprescindível ir além e fugir do óbvio. Pensando nisso, a FMP selecionou 5 dicas para inovar na advocacia em 2021. Confira!

Primeiramente, o que seria inovar na advocacia? 

O ofício da advocacia envolve diversas habilidades que vão muito além do conhecimento técnico sobre as legislações. É necessário ter bons relacionamentos interpessoais, conhecer o seu nicho de mercado, saber se organizar da melhor forma e utilizar as novas tecnologias em favor do seu negócio. Cada vez mais, é fundamental que advogados e advogadas tenham comportamento mais empreendedor e visionário, de forma a captar mais clientes e garantir a viabilidade e o sucesso do seu empreendimento.

1. Analise o mercado jurídico: tendências

Para se ter uma visão empreendedora no seu ramo de atuação é preciso analisar as tendências do mercado na região em que você atua. Para isso, mantenha-se atualizado não somente em sites jurídicos, mas também nas notícias da sua cidade ou estado. O Direito é uma ciência jurídica e social, e a maioria das demandas estão intrinsecamente ligadas ao comportamento da sociedade. 

2. Tenha seu marketing jurídico

Foi-se o tempo em que advogados(as) deveriam manter uma postura distante e impessoal. Em um mundo tão conectado como o de hoje, uma grande ferramenta que pode ser empregada a favor do seu negócio é utilizar as redes sociais, especialmente as profissionais, como LinkedIn e Instagram. Sem dúvidas, elas podem ajudar a dar maior visibilidade ao seu negócio, além de aproximar você do seu público, atraindo potenciais clientes e novas parcerias profissionais

3. Utilize ferramentas de gestão

As novas tecnologias vieram para facilitar a sua rotina de trabalho. Portanto, use e abuse de aplicativos e plataformas de gestão, de forma a otimizar o seu ritmo de trabalho, garantindo o melhor andamento de seus processos. As ferramentas são excelentes aliadas para gerenciamento de tempo, controle de prazos e outras demandas na sua rotina.

4. Faça cursos de especialização

A educação continuada é o segredo para sempre se manter atualizado no seu ramo de atuação. Consulte as jurisprudências mais recentes e invista em cursos online e em cursos de pós-graduação EaD, de forma a garantir um equilíbrio fundamental entre seu trabalho e os estudos. Veja os cursos de pós-graduação EaD da FMP e invista na sua carreira. 

5. Invista em outras habilidades 

Conforme já falamos aqui, a carreira do advogado é extremamente dinâmica, exigindo habilidades que vão muito além da parte técnica. Portanto, invista em outros cursos, como os de relacionamentos e habilidades sociais, inteligência emocional, gestão de conflitos e mediação. Sem dúvidas, essas skills são cada vez mais demandadas e garantirão um diferencial na sua carreira, levando você a patamares mais altos no mercado jurídico. 

Gostou das nossas dicas? Aqui, no blog de FMP, sempre compartilhamos conteúdos relevantes para o mundo jurídico. 

Conteúdos relacionados

link whatsapp