3 motivos para se especializar em Direito Agrário e do Agronegócio

O Direito Agrário e do Agronegócio é o ramo jurídico responsável por lidar com todas as questões referentes ao universo agrícola, não só a posse e propriedade de imóveis rurais, mas também a organização das pessoas e dos bens envolvidos na consecução das atividades agrárias. Estes processos cada vez mais envolvem uma produção complexa com vieses industriais e de comercialização tanto para o mercado interno quanto para o externo — principalmente no caso do Brasil. Diante disso, a FMP selecionou 3 motivos para se especializar em Direito Agrário e do Agronegócio. Acompanhe o conteúdo. 

Pós-graduação em Direito Agrário e do Agronegócio

Antes de tudo, é importante ressaltar que a especialização em Direito Agrário e do Agronegócio é essencial para profissionais que desejam se destacar no mercado e oferecer serviços de qualidade em uma área em constante crescimento.

A Pós EAD em Direito Agrário e do Agronegócio da FMP é uma excelente opção para quem busca uma formação de excelência, com professores renomados e metodologia inovadora. 

Saiba mais: Pós EAD em Direito Agrário e do Agronegócio da FMP.

1. O Agronegócio é o principal setor produtivo do país

Mesmo em plena crise ocasionada pelo novo coronavírus, o setor do agronegócio cresceu 9% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 — um resultado excelente em meio à desaceleração econômica. A alta foi puxada por um aumento na demanda interna e externa, bem como na cotação do dólar, que teve grandes altas no ano passado. Estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam que PIB do agronegócio deve crescer 3% em 2021. Assim, em meio às dificuldades mundiais que estamos enfrentando, o Agronegócio se consolida como o principal setor produtivo do país. 

 

2. A tecnologia tem acirrado a competitividade no mercado agrícola

A presença cada vez maior da tecnologia no campo tem automatizado processos e tornado os negócios mais competitivos. Softwares, drones e aplicativos fazem parte da rotina dos agricultores, facilitando a gestão e a tomada de decisão em momentos de crise. Assim como ocorreu em outros segmentos administrativos do Brasil, a pandemia do novo coronavírus acelerou a abertura para novos processos e abriu os olhos dos agricultores e pecuaristas para a transformação digital, deixando claro o quanto uma gestão eficiente pode gerar impactos positivos em toda a cadeia do agronegócio. 

Diante da maior competitividade, faz-se cada vez mais necessária a atuação de advogados especializados no ramo, garantindo conformidade com aspectos jurídicos frente à jurisprudência e precedentes judiciais aplicáveis ao setor. 

 

3. Transformação constante

Por se tratar de um ramo econômico de extrema importância e que dialoga com outros tópicos, como Direito Ambiental e Reforma Agrária, fazer um curso de especialização é fundamental para quem deseja atuar no ramo do Direito Agrário e do Agronegócio. Diante de tantas transformações no setor, tanto na parte prática, do dia a dia dos produtores, quanto no ramo jurídico, é imprescindível buscar uma pós-graduação que esteja alinhada com a prática diária do ramo, sem esquecer da parte teórica/jurídica.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de ler outros artigos no blog da FMP!

 

Conteúdos relacionados

link whatsapp