Tudo de que você precisa para fazer um concurso público pela 1ª vez

Seguir a carreira pública na área do Direito, com certeza, é um objetivo muito almejado, afinal, a escolha prioriza a estabilidade profissional, os bons salários e muitos outros benefícios ao longo da trajetória. No entanto, a realização dos concursos públicos são sempre um desafio, pois, além de exigirem muita dedicação e empenho, geralmente possuem uma grande concorrência entre os participantes.

Por isso, quem pretende dedicar-se a um concurso precisa ter atenção quanto à preparação, a fim de garantir os melhores resultados e ter, finalmente, o cargo tão sonhado. A FMP, neste post, separou para você tudo o que é necessário saber para você que vai fazer um concurso público pela primeira vez. Acompanhe!

Faça um bom planejamento

As possibilidades de atuação na carreira pública que o Direito permite são enormes: Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, entre várias outras áreas. Ao escolher o concurso, faça um bom planejamento para otimizar os seus estudos. Leia todo o edital, organize os conteúdos por ordem de dificuldade e defina metas de curto prazo para absorção das matérias.

Faça uma planejamento da sua rotina de estudos: os dias, os horários e as folgas. Siga o cronograma e evite bagunçar os planos, pois isso pode prejudicar o resultado final do processo. Seguir a rotina vai estabelecer em poucos dias um hábito, o que, com certeza, vai otimizar o desempenho nos estudos.

Estude em um ambiente adequado

Estudar com eficiência requer um ambiente adequado para tal tarefa. Pode parecer exagero, mas não ter um local ideal para dedicação à leitura e à prática de exercícios pode comprometer a qualidade do aprendizado. Portanto, a organização do espaço, o conforto da cadeira e o silêncio no ambiente devem ser prioridades.

E por falar em silêncio, caso o candidato viva com mais pessoas em casa, é fundamental expor os objetivos daquela dedicação e pedir a cooperação de todos em relação ao silêncio na hora em que você planejou o momento de estudo. Assim, evita-se distrações e incomodações, sendo possível manter a dedicação exclusiva às metas de aprendizado.

Tenha momentos de descanso

Concursos públicos na área do Direito são muito concorridos, o que exige muito estudo e dedicação do candidato. No entanto, todo processo de aprendizagem requer momentos de descanso. Por isso, noites de sono de qualidade, respeitando as necessidades do corpo, auxiliam na absorção dos conteúdos e melhoram o desempenho cognitivo.

Além disso, intervalos e dias de folga são fundamentais para otimizar o aprendizado. Embora os concursos exijam o estudo de uma grande quantidade de conteúdos, ter no planejamento momentos com o tempo livre vai colaborar no processo, evitando desgaste físico e mental.

Preparatórios da FMP

O auxílio de quem entende do assunto também é fundamental, não é mesmo? A FMP nasceu dos cursos preparatórios para o Ministério Público e foi fundada por Promotores e Procuradores de Justiça do Rio Grande do Sul. São mais de 36 anos de experiência na preparação de alunos, sendo referência em educação jurídica para quem sonha em ingressar na carreira pública. Seus cursos contam com um corpo docente altamente qualificado e experiente, além de manter um alto índice de aprovação nos concursos públicos.

A FMP oferece aos seus alunos as modalidades presencial e a distância, a fim de garantir opções que facilitem a rotina de estudos de cada estudante. Além disso, há a possibilidade de aproveitamento dos estudos para a pós-graduação em Direito Público. Confira a lista de cursos preparatórios que a FMP tem disponível para você aqui!

Com uma rotina adequada, muita dedicação e contando com o apoio de uma instituição com mais de três décadas de experiência na preparação de alunos, você vai atingir seus objetivos. A FMP proporciona qualidade em educação jurídica e vai preparar você para os desafios de um concurso público!

Leia mais: 4 dicas para concentrar-se nos estudos durante a pandemia