Seleção de Mestrado FMP: veja 4 dicas para se preparar

O Mestrado em Direito é um excelente curso de pós-graduação para quem busca conhecimentos mais aprofundados e aporte teórico consistente para questões jurídicas com aplicação prática. Geralmente, o processo seletivo para o mestrado é rigoroso, com prova teórica, entrevista e avaliação do projeto de pesquisa. Quer saber como se preparar para esse tipo de seleção? Confira 4 dicas que a FMP selecionou para ajudar você a cursar o Mestrado na FMP.

 

1. Leia o edital 

Sem dúvidas, a primeira dica para uma boa preparação é consultar o edital do processo seletivo. Lá, você terá informações sobre as disciplinas e leituras obrigatórias que serão cobradas na prova teórica, bem como o modelo de apresentação do seu projeto de pesquisa. Assim, aumentam as suas chances de sucesso, fazendo tudo exatamente como a banca espera que os candidatos façam. 

Outra dica importante sobre o edital é não esperar pela publicação das diretrizes do concurso desejado para iniciar a sua preparação. Antecipe os seus estudos consultando editais anteriores, afinal a base das provas e os projetos seguem sempre os mesmos objetivos. 

2. Pesquise sobre o corpo docente e linhas de pesquisa do curso

Outro ponto bastante importante na preparação para o mestrado é conhecer os professores e as linhas de pesquisa do curso, afinal são eles que serão seus futuros orientadores nas pesquisas acadêmicas, que não fogem muito da própria atuação profissional dos mesmos. Portanto, pesquise sobre os professores e elabore seu projeto de pesquisa já tendo em mente quem será seu professor orientador — esse alinhamento pode definir a sua aprovação no Curso de Mestrado. 

3. Consulte a ementa e a grade curricular

Para saber se o mestrado atende suas necessidades acadêmicas é fundamental que você consulte a ementa e a grade curricular do curso. Conhecendo os tópicos e disciplinas a serem abordados fica mais fácil traçar uma estratégia para elaboração do seu projeto de pesquisa, de forma a garantir a sua entrada no programa. Outra dica para uma melhor preparação é ler as dissertações anteriores produzidas no curso. Assim, você descarta tópicos que já foram abordados ou aprimora seu tema de pesquisa, ampliando o debate científico e contribuindo para a nota geral do curso. 

4. Prepare-se para a entrevista

A entrevista é uma das etapas mais importantes na seleção do Mestrado. Nesse momento, você poderá mostrar, de fato, como a sua pesquisa pode contribuir com o programa de pós-graduação e que você está preparado para fazer o curso, com todas as suas exigências de leituras, carga horária, trabalhos e publicações. Portanto, não hesite em mostrar conhecimento, comprometimento, flexibilidade e abertura a novas sugestões para sua pesquisa. 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Consulte a nossa página sobre o Mestrado FMP e saiba mais sobre o nosso curso. 

Leia também: A importância do Mestrado para a carreira jurídica

Conteúdos relacionados

link whatsapp