Qual A Importância de Um Mentor na Carreira Jurídica? - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Em algum momento, todos precisam de motivação e de alguém que dê força para seguir em frente no caminho profissional. Mais que isso, há profissões que mostram que possuir um especialista que possa fazer uma orientação é um diferencial. Ter um mentor na carreira jurídica é um dos casos que mostram como conhecer alguém experiente pode trazer coisas boas.

Entenda a importância de ter contato com um especialista para te guiar até o sucesso na área do Direito!

Por que ter um mentor na carreira jurídica?

É comum confundir a mentoria para bacharéis em Direito com um coach, já que ambos têm o objetivo de impulsionar o desenvolvimento individual. Nesse caso, porém, trata-se de trabalhar aspectos profissionais específicos para a sua área de trabalho.

O mentor na carreira jurídica usa como método apontar alguns aspectos de melhoria para as suas práticas. Ao invés de incentivar o indivíduo a se descobrir, esse guia poderá dizer diretamente o que está errado e quais atitudes poderiam ser tomadas no lugar e que resultariam em um melhor desempenho.

Isso é muito importante para recém-formados que desejam fazer sua carreira decolar. Afinal, é nesse período que o profissional se depara com uma série de desafios e oportunidades de alcançar os seus objetivos. 

Ter alguém para guiar suas atitudes fará com que as escolhas que tomar enquanto profissional sejam mais assertivas e, portanto, com maiores chances de se destacar no mercado. Além disso, há o estímulo para desenvolver novas habilidades e ampliar a visão para novos horizontes.

Como conseguir um mentor?

A ideia é que seja uma pessoa experiente na área, pois ela tem vivências suficientes para conseguir identificar quais são as boas e as más atitudes que poderão definir o seu futuro profissional.

Uma boa dica para conseguir um mentor na carreira jurídica é procurar algum de seus professores. Afinal, eles já têm metodologias para repassar ensinamentos a jovens  e conhecimentos específicos que tornariam o seu aprendizado ainda mais rico. Porém, também é válido conversar com colegas ou outros conhecidos que saberiam te guiar.

De qualquer forma, sempre que puder, escute as dicas de especialistas em Direito, pois é importante ter a opinião de alguém que já esteve em seu lugar e conseguiu se destacar no meio profissional. 
Gostou de saber a importância de ter um mentor na carreira jurídica? Então leia mais artigos aqui no blog da FMP!

Conteúdos relacionados

link whatsapp