Categoria

Pós-graduação

Categoria

Direito de Família: 10 anos da Lei de Alienação Parental

No final de agosto de 2020, a Lei de Alienação Parental completou 10 anos de vigência no Brasil.  A Lei 12.318/2010 representou um grande avanço para o Direito de Família no país, dispondo mecanismos legais para preservar a saúde psíquica das crianças em situações de conflitos familiares, principalmente os que dizem respeito à custódia dos menores. Quer saber mais sobre a Lei de Alienação Parental? Confira este blogpost que a FMP preparou. Conceito O termo alienação parental vem da pesquisa do professor Richard Gardner, do Departamento de Psiquiatria Infantil da Faculdade da Columbia, em Nova York/EUA, em meados de 1980. Segundo a definição diagnóstica, a “Síndrome de Alienação Parental (SAP)” é um distúrbio da infância que aparece quase exclusivamente no contexto de disputas de custódia de crianças. A manifestação se dá por meio de campanha denegritória contra um dos genitores, feita pela própria criança com o apoio de um dos…

Pós-graduação EaD: a oportunidade perfeita para se qualificar no mercado

Estamos vivendo um momento sem precedentes para a atual geração. A pandemia do novo coronavírus tem ressignificado as relações sociais, jornadas de trabalho e formas de estudo, incluindo ainda mais o ensino à distância nas nossas rotinas. Graças às ferramentas digitais, é possível fazer praticamente tudo sem sair de casa, garantindo a segurança e o cumprimento das recomendações sanitárias. Certamente, o cenário mundial pós-pandemia será diferente em diversas áreas e, por isso, este é o momento para você se capacitar e atualizar seu currículo. Pensando nisso, a FMP traz três motivos para você investir em um curso de pós-graduação em Direito na modalidade EaD e ressignificar o momento que estamos vivendo, transformando-o em algo positivo para sua vida e carreira. Acompanhe a leitura. 1. Conveniência e flexibilidade Sem dúvidas, conveniência e flexibilidade são duas das principais vantagens de se fazer uma especialização na modalidade EaD. Em tempos de pandemia, em…

30 anos do ECA: saiba tudo sobre o Direito da Criança e do Adolescente

Hoje, dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos. A Lei Federal de nº 8.069, de 13 de julho de 1990, veio para assegurar todos os direitos humanos fundamentais, tanto para crianças, pessoas com até 12 anos de idade, quanto para os adolescentes, pessoas entre 12 e 18 anos de idade. A fim de celebrar a data, a FMP traz alguns aspectos essenciais para quem quer saber mais sobre os direitos da criança e do adolescente. Acompanhe a leitura! Como era antes de 1990 Até a promulgação do ECA, em 1990, crianças e adolescentes não eram vistos como pessoas em desenvolvimento que deveriam ter, em relação aos adultos, proteção diferenciada em face dos seus interesses ou necessidades. Pela concepção de então, somente interessava aquela categoria de pessoas menores de idade em situação irregular, em razão dos seus problemas, porque abandonados, vítimas de maus…

Dia do Meio Ambiente: 3 contribuições do Direito

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. A data foi criada na Conferência de Estocolmo, em 1972, o primeiro evento da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a preservação ambiental. Assim, o 5 de junho tornou-se um marco para estimular conscientização e mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente. Todos somos responsáveis pela preservação ambiental, e o Direito, como ciência jurídica e social, é parte fundamental para que regras e normas sejam seguidas em favor do ecossistema global. Dessa forma, a FMP separou 3 contribuições do Direito para o meio ambiente. Acompanhe!  Conceituação Dentre as contribuições que o Direito teve para a preservação do meio ambiente, uma das mais importantes é a conceituação do que é “meio ambiente” e quem tem direito de usufruir desse bem. Entende-se por “meio ambiente” o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química…

Como escolher a especialização em Direito ideal para você?

O Direito é um ramo muito abrangente, com diversas possibilidades de atuação. Algumas áreas são mais tradicionais, como Direito Civil, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Trabalhista, ao passo que outras são menos exploradas, como Direito Digital, Bioética ou Direito Ambiental. Diante de um cenário tão amplo, por vezes, fica difícil decidir por qual caminho seguir. Pensando nisso, a FMP traz alguns aspectos importantes para ajudá-lo a escolher a especialização em Direito ideal para você. Confira! Atualização constante Independentemente do ramo que você escolher para se especializar, tenha em mente: o Direito é uma área que exige constante atualização. Por se tratar de uma ciência jurídica e social, a formação do bacharel em Direito é essencialmente humanista e, portanto, ampara-se em acontecimentos sociais, políticos e econômicos de cada sociedade. Como estes estão em constante transformação, a área do Direito exige alta adaptabilidade do profissional, demandando que ele se mantenha sempre…

Qual a Melhor Pós-graduação em Direito Para Vagas no Setor Privado?

Caso o seu intuito seja construir uma carreira no setor privado, é essencial saber qual a melhor pós-graduação em Direito para atingir os seus objetivos. Afinal, apesar da graduação dar uma boa base para a vida profissional, é importante buscar cursos que possam te tornar um especialista no assunto. Veja só algumas dicas que a FMP selecionou que poderão te ajudar a planejar o seu futuro! Por que fazer uma pós-graduação? Muita gente tem dúvidas na hora de tomar a decisão de se inscrever em um curso de especialização, seja por não estar preparado, por questões financeiras ou por falta de tempo para se dedicar aos estudos. Porém, a pós-graduação é uma das principais formas de fazer sua carreira decolar, já que o mercado de trabalho passa a te olhar de outra maneira. Afinal, depois de adquirir o seu título, você será um especialista no assunto e, portanto, seu currículo…

Curso de Atualização em Direito — Qual a Real Importância?

Quem já se graduou na faculdade há algum tempo acaba perdendo novidades conceituais e de tendências no ramo acadêmico. Portanto, investir em um curso de atualização em Direito é uma ótima maneira de se integrar novamente aos debates e se redescobrir enquanto profissional. Veja só a importância de estar atualizado com as informações que a FMP selecionou! Por que fazer um curso de atualização em Direito? O curso de atualização em Direito é uma forma de conhecer e se aprofundar melhor em novos conceitos que estão sendo discutidos pelos profissionais da área. Isso é muito importante para quem já é formado há alguns anos e sente que se distanciou, de alguma forma, dos debates relevantes que acontecem nesse segmento. Por meio da especialização também é possível direcionar sua carreira para o segmento do Direito que você mais tem afinidade. É ótimo para quem deseja mudar de área e se tornar…

Quando É o Momento Certo para Escolher Pós-Graduação?

Escolher um curso de pós-graduação é um passo importante para a sua carreira e precisa ser feito com cuidado. Afinal, é necessário considerar diversos fatores, como o curso, a instituição de ensino, a modalidade e, inclusive, o momento certo para se comprometer com as obrigações que envolvem entrar em uma rotina de estudos. Aliás, será que existe, realmente, um momento certo para se inscrever em uma especialização? Entenda mais a respeito com este artigo que a FMP preparou para te ajudar! Existe um momento certo para escolher uma pós-graduação? Se você já passou pelo curso de graduação, já deve ter escutado que fazer uma especialização em algum dos segmentos da sua área de trabalho é importante para fazer a carreira decolar. Mas, afinal, que momento é esse? Será que existe a hora certa de escolher um curso de pós-graduação? Veja só algumas formas de decidir quando ingressar no curso: Logo…