Pós-graduação em Direito de Família e Sucessões — Como é Essa Área? - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Está buscando o curso de pós-graduação ideal para trabalhar no futuro com algo que você ama? Então leve em consideração o Direito de Família e Sucessões, uma das áreas mais tradicionais e de extrema importância para os mais diversos aspectos da vida familiar.

Veja só o que precisa conhecer sobre esse segmento e entenda se essa especialização se encaixa nos seus objetivos.

Qual a abrangência do Direito de Família e Sucessões

A pós-graduação em Direito de Família e Sucessões foi desenvolvida para profissionais bacharelados em Direito que desejam se tornar especialistas em questões familiares e de sucessão. 

Para trabalhar nessa área, é importante ter a sensibilidade de tratar desde situações matrimoniais a, até mesmo, falecimento de algum membro da família em questão.

Entenda melhor quais são os princípios necessários de compreender para se tornar um profissional desse segmento!

Adoção

Há quem deseje adotar uma criança e são várias as que esperam a oportunidade de ter um lar. Entretanto, o processo é bastante complicado, longo e, inclusive, cansativo, pois pode durar alguns anos.

Portanto, possuir um advogado que ajude a compreender todos os requisitos e recolher a documentação necessária para entrar na fila da adoção pode torná-lo menos estressante, além de garantir a legalidade.

Casamento

O advogado da família poderá prestar assistência para fazer o contrato de casamento ou união estável, assim como também irá auxiliar para formalizar a separação e o divórcio. Lembrando que, segundo a legislação brasileira, a formalização do matrimônio igualitário também está contemplada.

Nesse último caso, será preciso rever todas as cláusulas que foram definidas previamente para fazer a separação de bens da forma acordada e garantir a boa convivência em relação aos filhos e evitar a alienação parental. 

Sucessões

A produção do documento que define como deve ficar a relação de bens de determinado parente também é responsabilidade do advogado familiar. O testamento é importante para que a herança fique nas mãos de quem o falecido desejou. 

Nesse processo, a pessoa que pede a criação de um testamento pode adicionar um tutor dos bens até que o verdadeiro herdeiro — alguém menor de idade, por exemplo — possa recebê-lo, assim como existe a possibilidade de deserdar alguém.
Gostou de conhecer o que um profissional de Direito de Família e Sucessões faz? Então continue lendo mais artigos aqui no blog da FMP!

Conteúdos relacionados

link whatsapp