Mitos e verdades sobre a Graduação em Direito: esclareça suas dúvidas!

A Graduação em Direito é uma das mais procuradas pelos estudantes que estão se preparando para prestar vestibular. Por conta da abrangência de áreas e das possibilidades de atuação, este é um curso que atrai muitos estudantes. Quer saber mais sobre a Graduação em Direito? Confira este blogpost que a FMP preparou com mitos e verdades sobre o curso e esclareça suas dúvidas! Acompanhe. 

1. Precisa ler muito? 

Sim, esta é uma verdade incontestável: os(as) graduandos(as) em Direito precisam ler muito. Os primeiros semestres do curso são prioritariamente teóricos, exigindo horas e horas de leituras. Não é à toa que o livro base da Graduação, o famoso Vade Mecum, que traz as principais matérias e documentos a serem abordados pela grade curricular da graduação, conta com mais de 30.000 páginas! Então, sim, precisa ler muito. 

2. Tenho que escolher qual área seguir desde o início da Graduação? 

Não. A Graduação em Direito é bem abrangente e até o final do curso você terá contato com praticamente todas as possibilidades de atuação. Entretanto, não é na Graduação que você escolherá qual será o seu ramo de Especialização. O ideal é, depois que terminar o curso, selecionar uma área que despertou mais o seu interesse e buscar um curso de pós-graduação, de forma a aprofundar seus conhecimentos e capacitá-lo ainda mais para sua futura atuação profissional. 

3. Sou bastante sociável, isso é suficiente?

Sim e não. Sim, porque você terá que lidar com muitas pessoas ao longo da sua carreira, não só com clientes como juízes, promotores e outros colegas de profissão. Por isso, é muito importante ter bons relacionamentos interpessoais e a capacidade de se relacionar com pessoas. Porém, isso não é suficiente, afinal para atuar no ramo jurídico são necessárias outras habilidades, como a capacidade de se expressar bem, tanto oralmente quanto na parte escrita; ter boa argumentação e conhecimento jurídico, além de poder de persuasão e resolução de conflitos.

4. É praticamente impossível ser aprovado na OAB? 

Não. A prova da OAB é difícil, mas nada impossível. Ainda mais se você fizer uma Graduação em Direito com excelência acadêmica como a que temos na FMP. Aliás, você sabia que a FMP, além de ter o Selo OAB Recomenda, é a Instituição com o maior índice de aprovação na OAB entre as instituições privadas do RS? Pois é, fazendo sua Graduação conosco, fica muito mais fácil ser aprovado no Exame da Ordem. 

5. Vou continuar estudando mesmo após a Graduação? 

Sim, pois as profissões do ramo jurídico necessitam de atualizações periódicas. Por ser uma área que está em constante transformação, é fundamental que você siga estudando — e isso pode ser feito de diversas formas, como acompanhando sites e blogs jurídicos, a exemplo o nosso blog, ou fazendo cursos online ou Cursos de Pós-graduação que podem ser de Especialização ou Mestrado. A FMP conta com diversas modalidades de educação continuada para você sempre investir no melhor para sua carreira. Conheça todas as nossas opções visitando o nosso site

Quer fazer a sua Graduação em Direito na FMP? Aqui, você conta com infraestrutura completa, excelência acadêmica e a única Instituição com a chancela do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Caso tenha alguma dúvida sobre o curso, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Leia também: FMP: 3 vantagens de estudar em uma Instituição com a chancela do MPRS

Conteúdos relacionados

link whatsapp