Mestrado na FMP: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Realizar um curso de Mestrado é um grande passo na carreira. Além de aprofundar os conhecimentos na área de interesse, o aluno se qualifica tanto para meio acadêmico quanto para o mercado de trabalho, estabelecendo contatos profissionais importantes e conquistando melhores rendimentos, afinal, com uma qualificação maior, mais oportunidades surgem na carreira.

A FMP possui um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado Acadêmico em Direito, que traz a possibilidade de o aluno desenvolver o seu projeto através de linhas de pesquisa definidas. Quer saber mais detalhes de como se tornar Mestre em Direito pela FMP? Confira este post!

O Curso

No Mestrado, o aluno desenvolve ao longo dos semestres um projeto de pesquisa de relevância científica e social. A FMP propõe aos pesquisadores reflexões acerca de uma abordagem multidisciplinar e crítica, com compromisso firmado com os Direitos Humanos e Fundamentais.

O curso na FMP tem duração de 450 horas, distribuídas ao longo de 4 semestres. O aluno interessado em conquistar o título de Mestrado em Direito precisa passar por um processo seletivo dividido em duas etapas, sendo uma eliminatória e outra classificatória. Além disso, a área de concentração são as Tutelas à Efetivação de Direitos Indisponíveis, que tem duas linhas de pesquisa definidas.

Linhas de Pesquisa

As duas linhas de pesquisa possuem coerência entre si, com objetivos que proporcionam o fortalecimento de grupos já estabelecidos na FMP. As linhas são:

Tutelas à Efetivação de Direitos Públicos Incondicionados

Linha de pesquisa que compreende as demandas de interesses e direitos da coletividade para além dos Direitos Fundamentais Individuais. O foco, portanto, integra a segurança pública, as políticas de enfrentamento à corrupção, as novas formas de criminalidade, os ilícitos corporativos, entre outros.

Tutelas à Efetivação de Direitos Transindividuais

Esta linha de pesquisa visa a compreender os direitos e interesses entre as esferas pública e privada. O plano teórico busca abordar temas como direitos do consumidor, direitos de participação política na gestão pública e a sustentabilidade urbana, com base nas perspectivas dos Direitos Fundamentais.

Grade Curricular

A grade curricular do curso de Mestrado da FMP é composta por quatro etapas de acordo com cada semestre. A primeira fase é formada pelo Núcleo de Formação Estruturante, cujo foco é a teoria do Direito, epistemologia e pesquisa em Direito, bem como a argumentação jurídica. A segunda etapa compreende a estruturação de cada linha de pesquisa a partir de fundamentos teóricos.

O terceiro semestre é destinado à suplementação da formação, ou seja, reservado para a participação do pesquisador em seminários, congressos, workshops, entre outros eventos acadêmicos. Na etapa final, tem-se o Núcleo de Formação Finalístico, voltado à orientação da pesquisa e à escrita da dissertação, além da defesa da pesquisa apresentada aos professores da Instituição.

Como você pode se tornar aluno?

Para ingressar no Mestrado em Direito da FMP, além de já ser graduado, os candidatos precisam passar por um processo seletivo composto por duas etapas. A primeira é a fase eliminatória, que consiste na realização de uma prova — devido às medidas de isolamento e distanciamento social, esta etapa será online. Depois, parte-se para a etapa classificatória, na qual é analisado o projeto de pesquisa do candidato e também uma entrevista.

O prazo de inscrição dos candidatos vai até 26 de novembro, com taxa de 50 reais. A prova será realizada no dia 30 de novembro, das 19h às 22h, por meio de plataforma online. As entrevistas se iniciam a partir de 9 de dezembro, conforme agendamento, e o resultado dos aprovados será publicado no dia 11 de dezembro.

Se você sonha em ir além e tornar-se Mestre em Direito, esta é uma excelente oportunidade para você avançar na carreira, fazendo parte de uma Instituição como a FMP, com foco exclusivo na educação jurídica. Inscreva-se aqui!