Categoria

Graduação

Categoria

A escolha da faculdade de Direito ajuda na aprovação da OAB?

A trajetória para tornar-se um(a) advogado(a), claro, não é tão simples. Isso porque, além dos 10 semestres de graduação, o bacharel só pode advogar após passar no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que, definitivamente, não é uma tarefa fácil.  A prova da OAB é realizada três vezes ao ano e possui duas etapas: a primeira de múltipla escolha e a segunda, prático-profissional. Sem dúvida, é um exame muito desafiador, porém, a escolha da faculdade de Direito pode ajudar na aprovação. É o que a FMP vai mostrar nesse post. Confira! Capacitação durante a Graduação  A Graduação em Direito é uma jornada de, no mínimo, 5 anos, que vai proporcionar uma grande mudança profissional e pessoal na vida do aluno. No entanto, para exercer a função, é necessária a aprovação no tão famoso Exame de Ordem da OAB. Por isso, escolher cursar a Graduação em uma instituição…

Mitos e verdades sobre a Graduação em Direito: esclareça suas dúvidas!

A Graduação em Direito é uma das mais procuradas pelos estudantes que estão se preparando para prestar vestibular. Por conta da abrangência de áreas e das possibilidades de atuação, este é um curso que atrai muitos estudantes. Quer saber mais sobre a Graduação em Direito? Confira este blogpost que a FMP preparou com mitos e verdades sobre o curso e esclareça suas dúvidas! Acompanhe.  1. Precisa ler muito?  Sim, esta é uma verdade incontestável: os(as) graduandos(as) em Direito precisam ler muito. Os primeiros semestres do curso são prioritariamente teóricos, exigindo horas e horas de leituras. Não é à toa que o livro base da Graduação, o famoso Vade Mecum, que traz as principais matérias e documentos a serem abordados pela grade curricular da graduação, conta com mais de 30.000 páginas! Então, sim, precisa ler muito.  2. Tenho que escolher qual área seguir desde o início da Graduação?  Não. A Graduação…

6 erros mais comuns na hora de escolher um curso de graduação

Atualmente, existe uma grande variedade de cursos de graduação disponíveis. Por isso, na hora de escolher qual caminho trilhar, é comum surgirem muitas dúvidas. Além disso, é um momento no qual podem surgir pressões de familiares ou de amigos, o que, sem dúvida, pode acarretar mais dúvidas acerca de qual decisão tomar.  Em primeiro lugar, é preciso ficar claro para o vestibulando que uma escolha agora não significa um decisão para a vida toda. Ou seja, é possível mudar a direção e optar, no futuro, por outra área profissional. Por isso, neste post, nós, da FMP, separamos para você os 6 erros mais comuns na hora de escolher um curso de graduação, a fim de ajudar você a tomar a melhor decisão para a sua carreira profissional e para o seu projeto de vida. Confira! Pensar apenas no retorno financeiro  Pensar no retorno financeiro, claro, é muito importante para se…

Ano de vestibular? Prepare-se em 2021 com as dicas da FMP

O ano do vestibular é um período que exige muita dedicação, mas isso não significa que você deve ficar 24 horas por dia em cima dos livros. A FMP preparou algumas dicas para você transformar os seus estudos em uma atividade eficiente, dinâmica e, por que não, prazerosa. Está precisando de uma ajuda para organizar seus estudos para 2021? Acompanhe este conteúdo! Conectando as disciplinas Para o vestibular de Direito, dentre as disciplinas mais importantes estão o português, a redação e os conhecimentos gerais, que se relacionam com as áreas de história, geografia, política e atualidades. Para ir bem nessas matérias, o segredo está no desenvolvimento de um hábito consistente de leitura e treinar bastante a redação. À medida que você lê sobre diferentes tópicos, aprende não só sobre o conteúdo em si, mas também tem contato com outros pontos de vista, o que facilita uma futura argumentação na prova…

Estágio em Direito? Saiba a importância de praticar o que você aprende em aula

Realizar um estágio em Direito no Ensino Superior, sem dúvida, é uma oportunidade incrível: auxilia o estudante a ingressar no mercado de trabalho, a praticar o aprendizado adquirido em sala de aula e a entender melhor as habilidades, os desejos e as afinidades com determinadas áreas do curso. O estágio é um passo importante para o aluno, assim como para a empresa contratante, afinal é um boa chance de ensinar a um profissional iniciante as práticas da instituição e as características necessárias para o crescimento na carreira. Por isso, neste post, a FMP, traz mais alguns detalhes sobre a importância do estágio em Direito e como a prática ajuda na construção do conhecimento dos estudantes. Confira! Conectar a teoria com a prática Em sala de aula, os estudantes adquirem o conhecimento necessário para exercer o Direito, porém, é na prática profissional que eles desenvolvem o que aprenderam. Por isso, os…

Vestibular 2021: enquanto a seleção não chega, o que você pode fazer?

A graduação, sem dúvida, marca uma importante etapa na trajetória de qualquer carreira de sucesso. Para quem sonha em seguir uma profissão voltada ao Direito, a FMP disponibiliza processos seletivos em dois momentos do ano: inverno e verão. Assim, por meio do vestibular, o estudante tem a oportunidade de ingressar e cursar Direito na Instituição de ensino com o maior índice de aprovação no exame da OAB entre as faculdades privadas do Rio Grande do Sul, além de estar classificada entre as 7 melhores faculdades de Direito do Brasil.  O Vestibular de verão da FMP ainda requer a espera de alguns meses, porém não significa que o futuro estudante não precisa preparar-se antes de ingressar na Instituição de ensino que irá transformar sua carreira profissional. Por isso, neste post, separamos algumas dicas do que você pode fazer enquanto o Vestibular 2021 não chega. Confira!  Dicas de leituras A leitura é…

Pensando em estudar Direito? Veja 3 áreas de atuação

Para quem almeja estudar Direito e seguir por este caminho profissional, uma das grandes vantagens, sem dúvida, é a ampla oportunidade de atuação. O Bacharel em Direito pode atuar como advogado, após realizar o curso e ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); pode também seguir a carreira pública como juiz(a) ou promotor(a); ou mesmo seguir a via acadêmica tanto como docente quanto como pesquisador(a). O curso, claro, apresenta muitas outras possibilidades de atuações mais específicas, dependendo do gosto profissional do aluno, das especializações escolhidas e das habilidades desenvolvidas ao longo da trajetória. Por isso, o estudante precisa se inserir em uma instituição capaz de explorar todas as possibilidades profissionais, a fim de extrair o melhor desempenho de suas habilidades e encontrar a área ideal para seu perfil. Neste post, a FMP vai detalhar as principais áreas de atuação para quem está pensando em estudar Direito.…

5 atributos que todo estudante de Direito deve ter

O mercado de trabalho no mundo jurídico é amplo. O profissional do Direito tem a possibilidade de atuar em diversas áreas ao longo da carreira. Por isso, é um ambiente competitivo que exige mais do que habilidades técnicas. Ao longo da graduação, todo estudante de Direito precisa dar atenção a alguns atributos indispensáveis para o desenvolvimento de uma carreira sólida e bem sucedida, a fim de garantir as melhores oportunidades profissionais depois de formado. Quer saber quais são os atributos que todo estudante de Direito deve ter? Nós, da FMP, vamos mostrar a você! 1. Ter o hábito da leitura Parece óbvio, mas não é. Muitos estudantes chegam à graduação sem ter o hábito da leitura, o que traz dificuldades ao longo do curso, uma vez que a formação em Direito exige bastante leitura. Além disso, o hábito de ler vai auxiliar em outros campos fundamentais para se exercer a…