Categoria

Graduação

Categoria

Direito de Família: 10 anos da Lei de Alienação Parental

No final de agosto de 2020, a Lei de Alienação Parental completou 10 anos de vigência no Brasil.  A Lei 12.318/2010 representou um grande avanço para o Direito de Família no país, dispondo mecanismos legais para preservar a saúde psíquica das crianças em situações de conflitos familiares, principalmente os que dizem respeito à custódia dos menores. Quer saber mais sobre a Lei de Alienação Parental? Confira este blogpost que a FMP preparou. Conceito O termo alienação parental vem da pesquisa do professor Richard Gardner, do Departamento de Psiquiatria Infantil da Faculdade da Columbia, em Nova York/EUA, em meados de 1980. Segundo a definição diagnóstica, a “Síndrome de Alienação Parental (SAP)” é um distúrbio da infância que aparece quase exclusivamente no contexto de disputas de custódia de crianças. A manifestação se dá por meio de campanha denegritória contra um dos genitores, feita pela própria criança com o apoio de um dos…

Vestibular 2021: enquanto a seleção não chega, o que você pode fazer?

A graduação, sem dúvida, marca uma importante etapa na trajetória de qualquer carreira de sucesso. Para quem sonha em seguir uma profissão voltada ao Direito, a FMP disponibiliza processos seletivos em dois momentos do ano: inverno e verão. Assim, por meio do vestibular, o estudante tem a oportunidade de ingressar e cursar Direito na Instituição de ensino com o maior índice de aprovação no exame da OAB entre as faculdades privadas do Rio Grande do Sul, além de estar classificada entre as 7 melhores faculdades de Direito do Brasil.  O Vestibular de verão da FMP ainda requer a espera de alguns meses, porém não significa que o futuro estudante não precisa preparar-se antes de ingressar na Instituição de ensino que irá transformar sua carreira profissional. Por isso, neste post, separamos algumas dicas do que você pode fazer enquanto o Vestibular 2021 não chega. Confira!  Dicas de leituras A leitura é…

Pensando em estudar Direito? Veja 3 áreas de atuação

Para quem almeja estudar Direito e seguir por este caminho profissional, uma das grandes vantagens, sem dúvida, é a ampla oportunidade de atuação. O Bacharel em Direito pode atuar como advogado, após realizar o curso e ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); pode também seguir a carreira pública como juiz(a) ou promotor(a); ou mesmo seguir a via acadêmica tanto como docente quanto como pesquisador(a). O curso, claro, apresenta muitas outras possibilidades de atuações mais específicas, dependendo do gosto profissional do aluno, das especializações escolhidas e das habilidades desenvolvidas ao longo da trajetória. Por isso, o estudante precisa se inserir em uma instituição capaz de explorar todas as possibilidades profissionais, a fim de extrair o melhor desempenho de suas habilidades e encontrar a área ideal para seu perfil. Neste post, a FMP vai detalhar as principais áreas de atuação para quem está pensando em estudar Direito.…

5 atributos que todo estudante de Direito deve ter

O mercado de trabalho no mundo jurídico é amplo. O profissional do Direito tem a possibilidade de atuar em diversas áreas ao longo da carreira. Por isso, é um ambiente competitivo que exige mais do que habilidades técnicas. Ao longo da graduação, todo estudante de Direito precisa dar atenção a alguns atributos indispensáveis para o desenvolvimento de uma carreira sólida e bem sucedida, a fim de garantir as melhores oportunidades profissionais depois de formado. Quer saber quais são os atributos que todo estudante de Direito deve ter? Nós, da FMP, vamos mostrar a você! 1. Ter o hábito da leitura Parece óbvio, mas não é. Muitos estudantes chegam à graduação sem ter o hábito da leitura, o que traz dificuldades ao longo do curso, uma vez que a formação em Direito exige bastante leitura. Além disso, o hábito de ler vai auxiliar em outros campos fundamentais para se exercer a…

5 motivos que fazem da FMP a melhor Faculdade de Direito

Escolher a faculdade na qual você vai se preparar para o mercado de trabalho é uma decisão para a vida! Por isso, separamos 5 motivos para você conhecer e estudar na Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Saiba por que estamos entre as melhores escolhas para o estudo jurídico do Brasil. FOCO EXCLUSIVO NO DIREITO A Instituição é especialista no ensino jurídico, com atuação exclusiva no Direito há mais de 36 anos. Além do curso de Graduação em Direito, também conta com diversos cursos de Pós-graduação presencial e a distância, cursos Preparatórios e curso de Mestrado. Estude em uma Faculdade que te ofereça todos os caminhos para uma carreira de sucesso. PROFESSORES ALTAMENTE QUALIFICADOS A FMP foi criada por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, por isso carrega o nome do Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses…

Conheça a importância do networking jurídico para sua carreira

Se você almeja uma carreira de destaque, veja algumas dicas de como formar uma rede sólida de networking para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Networking é uma ferramenta para trabalhar a sua rede de contatos, viabilizando a construção de relações com pessoas do seu entorno. É uma excelente forma de atingir seus objetivos, obter indicações e adquirir conhecimentos e novas experiências, além de aumentar a sua visibilidade e chances para o desenvolvimento pessoal e profissional. A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER SEU NETWORKING No contexto educacional, o networking jurídico é uma forma de estabelecer contatos com pessoas e empresas, trocar conhecimentos e descobrir oportunidades. Ter uma rede sólida pode aumentar as suas experiências educacionais e profissionais, além de apresentar contatos fundamentais para o seu desenvolvimento. SEJA PRESENTE Você só construirá uma rede de contatos se fazendo presente. Sua faculdade organiza diversos eventos? Participe! Serão nessas oportunidades que você conhecerá pessoas. Dialogue…

Sua faculdade tem essas 5 qualidades?

Quer saber se fez uma boa escolha na hora de decidir a instituição de ensino? Conheça os 5 pontos que fazem a sua faculdade ter uma boa qualidade: CERTIFICAÇÕES Se você pensa em exercer a advocacia ou até mesmo em seguir carreira pública, leve em consideração a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados (OAB). Para que você possa exercer a profissão de advogado é obrigatório realizar o exame da ordem. Já para seguir carreira pública você precisará comprovar três anos de prática jurídica, então, mais uma vez, possuir a carteira em mãos te auxiliará. Tenha essa garantia! Uma instituição com alto índice de aprovação auxilia nesta trajetória de sucesso profissional. A FMP possui o maior índice de aprovação na OAB entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul. Também oferece para os seus acadêmicos um curso preparatório para a segunda fase do exame. Além disso, é a única…