Formado em Direito? Conheça 5 Carreiras Possíveis - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Quem é formado em Direito tem a vantagem de poder atuar em diferentes áreas, com as mais diversas funções para executar no dia a dia. Se você acabou de sair da faculdade, ou até mesmo está pensando em mudar o rumo de sua vida profissional, é importante conhecer algumas das carreiras possíveis.

Veja só as que a FMP selecionou para este artigo!

Carreiras para quem é formado em Direito

Quem é formado em Direito entrou em contato durante a faculdade com diversas formas de trabalhar com a lei e sabe que existe uma variedade de carreiras que podem ser a melhor opção para o futuro. Confira algumas que merecem destaque!

1. Advogado ambiental e urbanístico

Se você está por dentro das questões ambientais e quer participar dos processos legais relacionados à forma como os seres humanos devem tratar a natureza, esta é uma boa alternativa. O Direito Ambiental e Urbanístico tem como objetivo regular e garantir a proteção do planeta.

2. Advocacia corporativa

Cada vez mais as empresas buscam contratar profissionais que possam cuidar dos seus processos internos. Situações relacionadas à legalidade do empreendimento ou às normas trabalhistas, por exemplo, fazem parte do dia a dia da advocacia corporativa.

3. Setor público

Esta é uma ótima alternativa para quem é formado em Direito e quer ingressar no setor público. Dentro desta categoria existe uma série de carreiras jurídicas — como promotor, procurador, juiz, entre outros — que podem te interessar. Lembre-se que, para isso, é preciso passar por um concurso.

4. Advogado de Família

Conhecer os princípios do Direito de Família é importante para essa área. Isso porque, por meio deles, são criados os mecanismos para regulamentar e auxiliar os núcleos familiares que necessitem de algum tipo de suporte. Entre eles pode-se destacar a igualdade entre cônjuges, os melhores interesses para idosos, crianças e adolescentes e o pluralismo.

5. Especialista em Direito da Criança e do Adolescente

Aqueles que se especializam em Direito da Criança e do Adolescente têm a função de proteger, prestar assistência e garantir a execução prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990 com o objetivo de definir os direitos que jovens de 0 a 17 anos de idade têm na sociedade.

Gostou de saber cinco carreiras possíveis para quem é formado em Direito? Então leia mais artigos aqui no blog da FMP!

Conteúdos relacionados

link whatsapp