Estágio em Direito? Saiba a importância de praticar o que você aprende em aula

Realizar um estágio em Direito no Ensino Superior, sem dúvida, é uma oportunidade incrível: auxilia o estudante a ingressar no mercado de trabalho, a praticar o aprendizado adquirido em sala de aula e a entender melhor as habilidades, os desejos e as afinidades com determinadas áreas do curso.

O estágio é um passo importante para o aluno, assim como para a empresa contratante, afinal é um boa chance de ensinar a um profissional iniciante as práticas da instituição e as características necessárias para o crescimento na carreira. Por isso, neste post, a FMP, traz mais alguns detalhes sobre a importância do estágio em Direito e como a prática ajuda na construção do conhecimento dos estudantes. Confira!

Conectar a teoria com a prática

Em sala de aula, os estudantes adquirem o conhecimento necessário para exercer o Direito, porém, é na prática profissional que eles desenvolvem o que aprenderam. Por isso, os estágios são fundamentais, pois conectam a teoria com a prática, sem todas as responsabilidades exigidas de um empregado efetivo.

Além dos aspectos teóricos que são complementados durante o estágio, o profissional também desenvolve outros elementos, como a capacidade de trabalhar em equipe, de relacionamento com os colegas e de comportamento no ambiente de trabalho, o que acaba sendo um aprendizado para a vida toda.

Guia para a carreira

O estágio, muitas vezes, também funciona como um guia de carreira, sobretudo quando falamos em Direito, afinal é um curso que proporciona inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho, seja na carreira pública ou na iniciativa privada.

Dessa forma, ao atuar em um órgão do Estado, por exemplo, o estagiário pode se identificar com aquela área específica e se preparar para um concurso público. Ao trabalhar em um escritório, há possibilidade não só de reforçar os conhecimentos de determinada disciplina do Direito, mas também de nascer a vontade do estudante de se especializar em um ramo, o que, sem dúvida, vai acrescentar muito à sua carreira.

Convênios para estágios

Como complemento dos conhecimentos, fazer um estágio em instituições e empresas de relevância para a profissão vai acrescentar um aprendizado muito maior para a carreira inicial do profissional. Por isso, escritórios, órgãos públicos e outras corporações podem contribuir diretamente para a formação dos estudantes de Direito.

A FMP, além de oferecer uma sólida formação jurídica, proporciona, desde os primeiros semestres, a oportunidade para os alunos buscarem estágios em instituições importantes, todas conveniadas à FMP. São elas: Advocacia Geral da União, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Escritório Ulisses Jung, Ministério Público Federal, entre várias outras.

Realizar um estágio vai auxiliar sua compreensão da dinâmica de trabalho no Direito e também a consolidação das habilidades e afinidades diante da profissão. A FMP, com suas diversas parcerias, pode ajudar você a encontrar o melhor caminho para a sua carreira!