Escritório de advocacia: 3 tendências para gestores em 2021

O empreendedorismo também está muito conectado ao Direito. No mercado jurídico, existem muitos escritórios de pequeno, médio e grande porte atendendo as mais variadas especialidades da área. Assim como qualquer outro negócio, os escritórios tiveram que se adaptar aos novos tempos de isolamento social provocados pela pandemia de Covid-19. 

No entanto, houve uma movimentação muito interessante em relação à tecnologia, à inovação e à administração, o que, sem dúvida, apontou para alguns caminhos para a gestão das empresas nos próximos anos, sobretudo para 2021. Neste post, nós, da FMP, separamos para você 3 tendências para gestores de escritórios de advocacia em 2021. Confira!

Experiência de comunicação 

Assim como em praticamente todas as empresas, a comunicação foi uma das áreas que mais se transformou em 2020. O isolamento social fez com que ferramentas como o WhatsApp e o Telegram ganhassem uma resolução ainda mais profissional, isto é, a comunicação com os clientes, mesmo a distância, tornou-se mais direta e mais simplificada. 

Nos escritórios de advocacia, as mensagens se intensificaram à medida que novos softwares de sistemas de gestão se integraram com as ferramentas, o que facilitou a comunicação com os clientes sobre as demandas exigidas, os rumos de determinado processo e as medidas adotadas pelos profissionais. Portanto, é uma das fortes tendências para o ano de 2021. 

Além disso, outras ferramentas de comunicação, como as videochamadas, também são tendência na experiência de comunicação com os clientes. Por meio de dispositivos como o Zoom, profissionais e clientes se encontram sem contato direto. 

Sistemas de gerenciamento

Para ter uma organização mais profissional, sobretudo em escritórios que estão iniciando suas atividades, uma grande tendência é o uso mais frequente de recursos tecnológicos para gestão de tarefas e de atividades. Existem no mercado diversos tipos de softwares, cujas funcionalidades têm como objetivo dar um planejamento e um direcionamento mais efetivo para a rotina do escritório. 

Além disso, com as resoluções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), diversos softwares de gestão jurídica se aprimoraram para garantir a segurança dos dados pessoais dos seus clientes, o que, sem dúvida, seguirá como uma tendência para os próximos anos, inclusive, com o auxílio de algoritmos e inteligência artificial. 

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Marketing jurídico 

Hoje, o marketing digital é um dos recursos mais eficientes para a prospecção de novos clientes. Por isso, uma das tendências para 2021 é a aposta no marketing de conteúdo, cuja proposta é oferecer ao público materiais ricos sobre o universo do Direito. Assim, o seu escritório torna-se relevante na internet, ganha visibilidade e conquista novos negócios. 

Para um desempenho eficiente, é necessário investir de forma organizada, utilizando ferramentas como redes sociais, blog, site, canal no YouTube e afins. Evidentemente, não é uma tarefa simples, sendo necessário, inclusive, o auxílio de profissionais da área de comunicação, porém os resultados são recompensadores. 

Claro, o mercado jurídico está em constante transformação, e os empreendedores estão sempre à procura de soluções adequadas e rápidas para as suas demandas. Por isso, as tendências se ampliam à medida que a tecnologia e a criatividade auxiliam nos processos de rotina dos escritórios de advocacia. 

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