Entenda de uma vez o que é correspondência jurídica - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Atualmente, não é incomum que um escritório de advocacia tenha clientes em diversas localidades. Essa realidade é ainda mais comum quando o foco do escritório é o contencioso de massa.

O patrocínio de causas em comarcas diversas acaba gerando custos extras para os advogados, principalmente em decorrência da necessidade de deslocamento até o foro de origem do processo, dos gastos com alimentação e, não raras vezes, com hospedagem.

Nesse cenário, a correspondência jurídica surge como uma aliada dos escritórios de advocacia, possibilitando o acompanhamento efetivo do processo sem que os profissionais do escritório tenham que se deslocar até a comarca em que os autos tramitam.

Além disso, ela é uma excelente opção para o jovem advogado. Por meio dela, ele faz inúmeros contatos importantes, aumenta seu networking e ainda consegue uma renda extra. Mas você sabe o que é e como funciona a correspondência? Continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre o assunto neste post.

O que é correspondência jurídica?

É um serviço prestado por um advogado (diverso do que patrocina a causa), que atua na comarca em que o processo tramita, a um escritório de advocacia ou empresa.

Quando o escritório que patrocina a causa precisa dar andamento a um feito de outra localidade, em vez de enviar seus advogados até o local, contrata um operador do Direito da comarca dos autos para realizar determinada diligência, tais como audiência de conciliação ou de instrução e julgamento, cópias, protocolos, despacho com o magistrado etc.

Ao evitar o deslocamento dos profissionais do escritório até a comarca em que a causa tramita, a correspondência jurídica propicia uma redução de custos, tais como os oriundos de transporte e hospedagem, bem como uma economia de tempo.

O advogado contratado, por sua vez, atua como se fosse um trabalhador terceirizado, recebendo honorários referentes somente ao ato realizado. Com isso, além de auferir uma renda extra, ele tem a possibilidade de atuar em áreas diversas e aumentar sua rede de contatos.

Qual a importância para o Direito?

Nos últimos anos, tem sido habitual a realização de planejamento a longo prazo pelos escritórios de advocacia. Tal atitude, associada a necessidade de redução de custos e ao elevado número de processos, tem contribuído para que a terceirização de diligências se torne cada vez mais comum.

A demanda é tão alta que estão surgindo inúmeros existem escritórios especializados em prestar esse tipo de serviço (eles contratam correspondentes em diversas localidades para realizar as diligências de seus clientes, normalmente, grandes sociedades de advogados).

Como você viu, a correspondência propicia a diminuição dos gastos daqueles profissionais que patrocinam a causa. No entanto, sua importância não se restringe a isso.

Ao contratar outro profissional para realizar atos processuais em outra comarca, fica mais fácil garantir a qualidade do patrocínio da causa, uma vez que o advogado terá mais tempo livre para analisar detalhadamente os autos e repassar todas as orientações que considerar pertinentes ao seu colega de classe.

Além disso, preserva-se a celeridade processual, visto que eventuais impossibilidades de comparecimento do advogado à comarca, consequentemente, de demora na realização de determinado ato, serão sanadas com a presença do correspondente.

Mas não é só o contratante que se beneficia. A correspondência traz também vantagens para os contratados. Quer saber mais sobre? Continue a leitura e descubra como a realização de diligências pode ajudar na sua carreira!

Quais são os benefícios de ser correspondente?

Como você sabe, o início de carreira não é fácil. Na advocacia, não é diferente. O mercado não consegue absorver todos os profissionais que formam e, para montar o próprio escritório, é necessário ter capital até conquistar uma boa clientela. Além disso, a opção de trabalhar para terceiros nem sempre garante rendimentos satisfatórios.

Nesse cenário, a correspondência pode ajudar muito o jovem advogado, visto que ela propiciará a aquisição de prática jurídica e o aumento da rede de contatos profissionais, auxiliando na criação de alicerces para uma carreira de sucesso.

A realização de diligências traz ainda alguns outros benefícios:

  • marketing jurídico: se o correspondente realizar um bom trabalho, ele será indicado para outras pessoas, fazendo, assim, que seu nome circule no mercado;
  • maior autonomia: a rotina de trabalho é mais flexível — o correspondente pode escolher as diligências que vai realizar — o que possibilita que o profissional se organize para fazer outras atividades e, até mesmo, dedique-se aos estudos e às especializações;
  • aumento dos rendimentos: a cada diligência feita, o profissional recebe os honorários correspondentes a ela, auferindo uma renda extra todo mês;
  • melhoria do networking: o sucesso de qualquer carreira está atrelado a um bom networking. Fazer correspondência aumenta a rede de contatos, o que pode gerar indicações e novos clientes;
  • aquisição de experiência: normalmente, a realização de diligências proporciona ao profissional a atuação em diversas áreas e a prática de atos inúmeros atos jurídicos.

Como você viu, a correspondência oferece inúmeras vantagens ao jovem advogado. No entanto, para isso, é necessário dedicação e organização. Afinal, diligências incorretas e perdas de prazo não são boas referências de um profissional.

Qual o perfil do correspondente?

Pra que ser um bom correspondente, é necessário que o profissional tenha determinadas habilidades. Confira a seguir algumas delas:

  • ser atencioso aos detalhes do processo: é extremamente importante que o advogado seja zeloso ao realizar a diligência requerida, atuando como se o processo estivesse sobre seu patrocínio;
  • esclarecer as dúvidas: apesar de, em regra, os contratantes enviarem as orientações para a realização da diligência, o correspondente deve ter conhecimento do processo e da matéria de Direito que o envolve, principalmente se for contratado para realizar audiências de instrução e julgamento ou despachar com o magistrado;
  • cumprir devidamente os prazos: o atraso na realização de determinada diligência pode ocasionar a perda de um prazo. Por isso, é extremamente importante atentar a eles.
  • ser organizado: além de cumprir os prazos em dia, o correspondente deve ser organizado ao registrar e enviar a diligência realizada para o contratante. Cópias ilegíveis ou fora de ordem, atas de audiência incompletas etc. são inadmissíveis.

A correspondência jurídica pode ajudar você a alcançar uma carreira de sucesso uma vez que propicia ao jovem advogado e ao estudante de Direito a aquisição de experiência e o crescimento da rede de contatos.

Agora que você já descobriu tudo que precisa, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados às carreiras jurídicas!

Conteúdos relacionados

link whatsapp