Direito Digital: 4 coisas que você precisa saber para atuar na área

Com o aumento da presença da tecnologia na rotina das pessoas, diversas novas relações se estabeleceram ao longo desse processo gradual. O universo virtual também é regido por normas e regulamentos, o que traz à tona a importância de se compreender a atuação de profissionais especializados em Direito Digital

Indivíduos, empresas e dados constroem constantemente novas formas de relacionamento, gerando diversos conflitos digitais que permeiam outros ramos do Direito, como o Penal, o Civil, o Tributário, entre outros. Por isso, o Direito Digital está tão em alta, afinal, conecta áreas tradicionais da ciência jurídica com a inovação da tecnologia, que está sempre se renovando.

Neste post, separamos 4 coisas das quais você precisa saber para atuar na área do Direito Digital. Acompanhe! 

Conhecimento em tecnologia 

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não levam em consideração esse fato: é preciso ter um bom conhecimento sobre tecnologia. Não basta ter uma sólida experiência em certas áreas do Direito. É preciso combiná-las com a tecnologia, isto é, estar sempre atualizado sobre o cenário digital. 

Os profissionais que atuam no mercado do Direito Digital, por certo, devem compreender áreas diferentes porém complementares, ou seja, precisam ter uma atuação híbrida, agregando sólidos conhecimentos da área jurídica com as novas tendências em tecnologia, como e-commerce, startups, mídias sociais etc. 

Não há uma única área de atuação 

Justamente por ser um elo entre diversas áreas do Direito com a tecnologia, o Direito Digital proporciona aos profissionais muitas oportunidades distintas de atuação. Por isso, não há um único caminho a ser seguido. Assim, é possível ter foco, por exemplo, em questões que envolvem crimes cibernéticos e segurança da informação, o que tem uma característica mais voltada ao Direito Penal. Por outro lado, é possível se aprofundar em outros tipos de relação, como as empresariais e as novas formas de comércio. Nessa área, por exemplo, existe a possibilidade de trabalhar em questões contratuais. Além disso, é possível atuar no novo cenário envolvendo criptomoedas e toda a tecnologia do blockchain (sistema que permite a transação das moedas digitais).

Necessidade de estar sempre atualizado 

Dominar o conhecimento jurídico, claro, é fundamental para atuar no ramo do Direito Digital, além de aprimorá-lo e atualizá-lo com frequência, seja em cursos ou em contato com outros profissionais da área. Além disso, é essencial manter a atualização sobre a tecnologia, afinal, as normas jurídicas surgem a partir das mudanças que a inovação constante promove. 

Como se capacitar para a área? 

Para atuar na área do Direito Digital existem duas palavras-chave que vão guiar o caminho dos profissionais desse ramo: atualização e capacitação. Além do amplo conhecimento no Direito, é necessário ter olhos voltados para tudo o que a inovação e a tecnologia têm a oferecer. 

Compreender as novas relações estabelecidas através da tecnologia é fundamental para a orientação jurídica do profissional em determinados casos. Além disso, claro, buscar uma especialização é muito importante para manter o conhecimento técnico apurado. 

A FMP, por exemplo, oferece aos estudantes a Pós-Graduação EaD em Direito Digital, curso voltado para a preparação tanto teórica quanto técnica dos profissionais. A Especialização tem a duração de 1 ano e é dividida em 6 módulos de preparação, com um corpo docente altamente capacitado para compartilhar os conhecimentos com os alunos. 

As turmas iniciais de 2021 já foram preenchidas, porém, novas matrículas para a próxima turma serão abertas no dia 15 de março. Saiba mais detalhes sobre o curso clicando aqui. 

Prepare-se para o futuro! Encontre soluções para as demandas dos seus clientes por meio do sólido conhecimento em Direito Digital. A FMP, claro, é sua parceira para você aprimorar o seu aprendizado e elevar a sua carreira profissional a um nível mais alto. 

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito!

Conteúdos relacionados

link whatsapp