Direito: 4 cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelo MEC - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Os cursos de especialização são uma grande tendência para advogados e bacharéis em direito que desejam aprimorar seus conhecimentos ou ainda ganhar alguma pontuação nas provas de títulos nos concursos públicos. Nesse aspecto, os cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelo MEC se destacam como os mais procurados pelos estudantes.

A modalidade a distância nas formas online ou on demand facilitam o acesso aos conteúdos e permitem que os acadêmicos acessem às aulas no horário de sua preferência, ajudando a romper fronteiras para o conhecimento.

Além disso, é essencial que o curso de especialização seja reconhecido pelo MEC, pois, desse modo, a sua qualidade pode ser atestada, garantindo que a pós-graduação é regularizada e reconhecida.

Interessou-se em conhecer alguns cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelo MEC e quer entender mais sobre o assunto? Então, este post é para você! Vamos mostrar 4 deles. Acompanhe!

O que é o MEC e quais as suas atribuições para regulamentar cursos de pós-graduação?

O MEC, ou Ministério da Educação, é um órgão federal que regula todos os assuntos relacionados à pauta desse ministério no território nacional. Esse órgão superior tem secretarias em nível estadual e municipal.

Ele é o responsável direto por regular o tema e credenciar instituições para oferecerem os cursos de pós-graduação, seja ela presencial, seja a distância. Dessa maneira, a especialização oferecida por instituições de ensino superior habilitadas terão o diploma do acadêmico reconhecido. Esse credenciamento somente é fornecido às instituições que tenham expertise e capacidade instalada para ministrar aulas da disciplina escolhida.

Quais os motivos de escolher cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelo MEC?

Qualidade

Os cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC a distância ou presenciais têm o selo de qualidade do órgão e dão ao estudante a segurança de realizar uma formação de alta categoria e que atenderá totalmente às suas necessidades acadêmicas.

Como o MEC não avalia sistematicamente os cursos de pós-graduação lato sensu, o reconhecimento do Ministério é tido como um selo de qualidade capaz de garantir o nível elevado da instituição que oferece especialização e atestar o valor do corpo docente e aulas ministradas.

Infraestrutura

Ao ser reconhecido pelo MEC, um curso de especialização demonstra que foi aprovado em todas as características relacionadas ao ensino e isso inclui a sua infraestrutura. Ou seja, o selo de qualidade que a instituição de ensino recebe comprova que, segundo os rigorosos ditames do Ministério da Educação, a estrutura está condizente com a qualidade do curso que será ministrado e atenderá totalmente aos anseios de acadêmicos que querem se tornar profissionais de sucesso e com conhecimento apurado.

Validade do diploma

Por mais que a parte mais importante de um curso de pós-graduação a distância reconhecido pelo MEC seja a qualidade das aulas e o conhecimento adquirido durante a especialização, a validade do diploma é fundamental para o acadêmico. É com esse documento que ele somará pontos ao seu currículo ou até mesmo será pontuado em alguma prova de títulos das carreiras jurídicas.

Por isso, é essencial saber se o curso de especialização que você elegeu é reconhecido pelo MEC e obedece às regras que disciplinam a validade do diploma, como a quantidade de horas/aula e conformidade com a lei. Pesquise se a faculdade que você escolheu para fazer seu curso de pós-graduação a distância é habilitada pelo MEC e garanta que seu diploma seja perfeitamente válido. Além do conhecimento adquirido em sala de aula, faça uso das outras vantagens do diploma com título de especialista.

Quais são os 4 cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelo MEC que vale a pena conferir?

Advocacia corporativa

O curso de especialização na área de advocacia corporativa é uma oportunidade muito valiosa para que o operador do Direito enriqueça seus conhecimentos na área de consultoria e advocacia empresarial.

O acadêmico terá a oportunidade de entender as bases do Direito privado e do empresarial, bem como os fundamentos de microeconomia, finanças e de conhecer de forma aprofundada o ambiente corporativo.

Desse modo, o discente crescerá muito como profissional e passará a contar com uma bagagem curricular respeitável e um conhecimento notável das ciências jurídicas que envolvam o mundo empresarial.

Direito agrário

Em tempos de notável crescimento do agronegócio no nosso país, nada mais adequado do que entender melhor o Direito agrário e as questões que envolvem a atividade agropecuária.

Pensando nisso, o curso de pós-graduação a distância reconhecido pelo MEC com ênfase no Direito agrário e do agronegócio permite ao acadêmico se aprofundar na legislação que embasa a atividade, como o Estatuto da Terra.

Além disso, o estudante conhecerá os principais posicionamentos da jurisprudência dos tribunais superiores sobre o assunto e, certamente, abrirá o leque de opções profissionais, ingressando em uma área do Direito de muito potencial.

Direito do consumidor

O Direito do consumidor faz parte do rol de direitos difusos e conta com um destaque gigantesco no mundo jurídico. As demandas consumeristas tem se tornado cada vez mais técnicas e necessitam de pessoas especializadas para lidar com essas situações.

Por isso, a pós- graduação a distância com foco no Direito do consumidor é essencial para quem lida diariamente com o tema, tanto na advocacia particular quanto na pública. Ela desenvolverá a atuação jurídica e potencializará o conhecimento da legislação e dos aspectos relacionados aos direitos e deveres de fabricantes e consumidores.

Direito penal e processual penal

O Direito penal e o processual penal são dos mais admirados pelos juristas antes e mesmo após a faculdade. Os chamados criminalistas são verdadeiro fascinados por esse ramo do Direito.

Nada mais adequado, então, do que realizar um curso de pós-graduação a distância reconhecido pelo MEC, pois nele o operador do Direito se aprofundará no tema e acompanhará a evolução do pensamento penal e processual penal, produzindo resultados que promovem a justiça e a cidadania.

Portanto, podemos perceber que os cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelo MEC são uma excelente oportunidade de crescimento acadêmico e curricular. É possível escolher a especialização que mais o interesse e uma instituição de ensino com estrutura e equipe de profissionais que potencializarão seus conhecimentos e atuação profissional. Além disso, a modalidade a distância possibilita ao estudante ter acesso às aulas no horário de sua preferência e sem qualquer fronteira ao conhecimento.

Gostou de conhecer a opção de quatro cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelos MEC e entender melhor sobre esse assunto? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba conteúdos tão relevantes quanto este!

 

Conteúdos relacionados

link whatsapp