Diferentes Áreas da Advocacia e Suas Atuações no Mercado de Trabalho - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Quem se forma em Direito sabe que são várias as áreas da advocacia que podem ser o futuro de sua carreira. Porém, para aqueles que ainda estão na fase final do bacharelado ou acabaram de terminar o curso, escolher uma delas acaba sendo uma decisão um pouco complicada.

Para te ajudar na decisão, a FMP selecionou informações sobre alguns dos segmentos mais buscados atualmente!

Quais são as áreas da advocacia?

Em qual das áreas da advocacia você se imagina atuando daqui a cinco anos? Se você não consegue visualizar esse futuro, ainda, conheça melhor alguns campos de trabalho que podem ser o futuro para profissionais de Direito.

Direito do Trabalho

O Direito do Trabalho é um segmento que sempre está em alta, uma vez que assegurar os direitos dos trabalhadores e manter a harmonia nas relações laborais é uma atuação constante. 

Atualmente, por conta das mudanças expostas na Nova CLT, esse profissional se faz ainda mais necessário para ajudar a compreender a nova legislação.

Direito Corporativo

Essa é uma das áreas da advocacia que também tem relação com os direitos trabalhistas, mas o Direito Corporativo também está envolvido em situações burocráticas de uma empresa.

Organização de processos, solução e gerenciamento de crises, resolução de questões judiciais, entre outras coisas, são parte do cotidiano desse tipo de profissional.

Direito de Família

Os conceitos de família são mutáveis, de modo que é importante que existam especialistas em garantir que todas as diferentes configurações desse núcleo afetivo possam ser contemplados pelos mesmos direitos e deveres.

No Direito de Família, alguns dos princípios mais importantes são solidariedade, liberdade, pluralismo, igualdade entre cônjuges e respeito aos idosos e a crianças e adolescentes.

Direito Ambiental e Urbanístico

Com o avanço da industrialização e da urbanização, a sociedade precisa encontrar maneiras de progredir sem danificar o planeta. 

O Direito Ambiental e Urbanístico tem como objetivo, então, regulamentar as legislações relacionadas à preservação do meio ambiente, utilização dos recursos naturais e criação de uma infra-estrutura sustentável.

Direito do Consumidor

Cada vez mais a população tem buscado compreender seus direitos em relação às empresas. Portanto, o Direito do Consumidor é uma forma de dar segurança nas relações de compra e venda no Brasil.
Gostou de conhecer as diferentes áreas da advocacia? Então continue lendo mais artigos aqui no blog da FMP!

Conteúdos relacionados

link whatsapp