Categoria

Dicas

Categoria

3 filmes sobre Direito que vão incentivar você a seguir na profissão

O cinema influencia muitos aspectos da vida moderna como a moda, a música e muitas outras formas de expressão. Além disso, a sétima arte também é capaz de estimular o gosto por uma determinada profissão. Filmes que envolvem o Direito, por exemplo, fazem muito sucesso nas telas. Instigação, tribunal, vida no cárcere, entre várias outras histórias podem incentivar você a seguir nas profissões que o mundo jurídico engloba.  Por isso, neste post, separamos 3 filmes sobre Direito que vão estimular você. Confira! Advogado do Diabo Filme estadunidense de 1997, o Advogado do Diabo é um clássico do cinema. O filme é uma mistura de suspense, terror e drama, baseado no romance de Andrew Neiderman. Dirigido por Taylor Hackford, a trama conta com atuações magníficas de  grandes atores do cinema mundial: Al Pacino, Keanu Reeves e Charlize Theron. No filme, um advogado renomado do interior dos Estados Unidos nunca havia perdido…

Carreira em Direito: 4 dicas para se destacar no mercado

O mercado de trabalho na área do Direito está cada vez mais concorrido. Com  muitos profissionais capacitados, o setor exige cada vez mais investimentos tanto na qualificação dos conhecimentos quanto na apresentação diante dos clientes. Embora se destacar diante de outros profissionais não seja uma tarefa tão simples, nós, da FMP, separamos para você 4 dicas importantes que vão dar grande destaque na sua carreira como advogado(a). Confira! Torne-se especialista na sua área de atuação Quanto mais especializado em um determinado ramo do Direito, mais chances você tem de prospectar clientes e de mantê-los em sua rede de atendimento. Aprofundando os seus conhecimentos em uma área jurídica, você adquire mais credibilidade para atuar em causas específicas.  A título de comparação, podemos analisar o Direito sob a ótica da medicina, por exemplo. Se o paciente está com dores constantes nas articulações, ele vai procurar um ortopedista e não um clínico geral.…

Direito em 2021: 4 tendências para a área jurídica

A pandemia do novo coronavírus trouxe consequências para diversas áreas. O Direito, como uma ciência jurídica e social, foi fortemente impactado pelas mudanças. Novas formas de trabalho, consumo e moradia, reestruturação de empresas e operações comerciais, bem como questões de famílias são somente alguns tópicos que podemos citar. Sem dúvidas, essas mudanças seguirão impactando o ramo em 2021. Assim, a FMP preparou este conteúdo especial com 4 tendências para a área jurídica no próximo ano. Acompanhe! 1. Área Cível  Sem dúvidas, o ramo do Direito que mais sofreu impacto durante a pandemia foi a área cível. Por ser muito abrangente e com diversas possibilidades de atuação, ela foi a mais afetada pela nova realidade, tanto na parte trabalhista, com revisões contratuais entre empregados e empregadores, reestruturação de dívidas das empresas e aumento da demanda no setor de recuperação judicial, quanto no Direito de Família e Sucessões, com o crescimento do…

Mitos e verdades sobre a Graduação em Direito: esclareça suas dúvidas!

A Graduação em Direito é uma das mais procuradas pelos estudantes que estão se preparando para prestar vestibular. Por conta da abrangência de áreas e das possibilidades de atuação, este é um curso que atrai muitos estudantes. Quer saber mais sobre a Graduação em Direito? Confira este blogpost que a FMP preparou com mitos e verdades sobre o curso e esclareça suas dúvidas! Acompanhe.  1. Precisa ler muito?  Sim, esta é uma verdade incontestável: os(as) graduandos(as) em Direito precisam ler muito. Os primeiros semestres do curso são prioritariamente teóricos, exigindo horas e horas de leituras. Não é à toa que o livro base da Graduação, o famoso Vade Mecum, que traz as principais matérias e documentos a serem abordados pela grade curricular da graduação, conta com mais de 30.000 páginas! Então, sim, precisa ler muito.  2. Tenho que escolher qual área seguir desde o início da Graduação?  Não. A Graduação…

5 dicas para inovar na advocacia em 2021

Muito se fala da necessidade de se inovar em qualquer área do mercado de trabalho, mas a tendência natural é que se relacione a inovação com áreas tecnológicas ou ramos que envolvam criatividade, como moda, publicidade ou marketing. Entretanto, em um mercado tão competitivo como a advocacia, é imprescindível ir além e fugir do óbvio. Pensando nisso, a FMP selecionou 5 dicas para inovar na advocacia em 2021. Confira! Primeiramente, o que seria inovar na advocacia?  O ofício da advocacia envolve diversas habilidades que vão muito além do conhecimento técnico sobre as legislações. É necessário ter bons relacionamentos interpessoais, conhecer o seu nicho de mercado, saber se organizar da melhor forma e utilizar as novas tecnologias em favor do seu negócio. Cada vez mais, é fundamental que advogados e advogadas tenham comportamento mais empreendedor e visionário, de forma a captar mais clientes e garantir a viabilidade e o sucesso do…

Carreira em Direito: como atuar na Defensoria Pública

Dentre as carreiras jurídicas públicas, uma das mais importantes na garantia de acesso à Justiça por todos os cidadãos é a da Defensoria Pública. Ela tem por missão prestar assistência jurídica aos mais vulneráveis e menos favorecidos, sendo de grande importância na efetivação de direitos e da justiça social. Quer saber como atuar na Defensoria Pública? Acompanhe este blogpost da FMP. A atuação da Defensoria Pública A Defensoria Pública, segundo Art. 1º da Lei Complementar (LC) 80/94 é a instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, responsável pela “orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados”. Assim, o Defensor Público é o profissional que defende os interesses dos cidadãos que não podem pagar por um advogado nos processos judiciais. Dentre as principais funções da Defensoria Pública, além da…

6 perguntas e respostas sobre Pós-Graduação: esclareça suas dúvidas!

Ainda durante a Graduação é muito comum surgirem dúvidas sobre quais caminhos seguir. Afinal, no mundo do Direito, muitas possibilidades podem se apresentar de acordo com as afinidades e as habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Assim, é comum a escolha por dar continuidade nos estudos, sendo a Pós-Graduação um caminho natural para o aprofundamento dos conhecimentos e para a qualificação profissional. Você sabe como funcionam as opções de Pós-Graduação? Não? Bom, não se preocupe, pois, neste post, separamos 6 perguntas e respostas para esclarecer todas as suas dúvidas sobre Pós-Graduação. Confira! Afinal, o que é uma Pós-Graduação? Essa pergunta é muito comum e muito fácil de se responder. Uma Pós-Graduação é a continuidade e o aperfeiçoamento dos estudos da Graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. A Pós pode ser uma Especialização em determinada disciplina da área, mas também pode ser um Mestrado ou um Doutorado. Especialização e Pós-Graduação…

Quiz FMP: Que especialização mais combina com você?

A procura por uma especialização envolve vários fatores, como a qualificação no mercado de trabalho, o aperfeiçoamento dos conhecimentos e a ampliação das oportunidades de emprego. No entanto, na hora de definir qual caminho trilhar, muitas dúvidas podem surgir.  Sem dúvida, avaliar o momento da sua carreira, o tempo disponível para dedicação aos estudos e as características do seu perfil ajuda na decisão sobre qual especialização tem mais a sua cara.  A especialização em Direito é um excelente investimento para a carreira, afinal, o profissional adquire um conhecimento específico sobre uma área do campo jurídico de acordo com suas habilidades, trazendo maior credibilidade em suas atuações e, certamente, abrindo mais portas ao longo da carreira.  A FMP preparou um QUIZ para ajudá-lo(a) a descobrir qual especialização em Direito combina mais com o que você procura. Faça o teste!