Dica de Documentário: “The True Cost” - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

A sugestão de filme hoje é o documentário “The True Cost”, dirigido por Andrew Morgan. Os temas tratados são super atuais e fazem o expectador refletir sobre as suas opções de consumo no mundo da moda e o impacto delas nos direitos humanos, especialmente no direito a um trabalho digno e nas questões ambientais.

“The True Cost” é um documentário gravado em diversas partes do mundo e que aborda os mais diversos aspectos da indústria da moda (especialmente da chamada “fast fashion”) e os seus impactos na sociedade. Como dito no início do documentário, “É uma história sobre as roupas que vestimos e as pessoas que fazem essas roupas”.

O documentário trata de questões relacionadas aos direitos trabalhistas, que muitas vezes são negligenciados, com salários baixíssimos, jornadas de trabalho extenuantes, em prédios com estruturas condenadas e expostos a produtos químicos altamente prejudiciais à saúde.

Um dos casos de maior destaque é o desabamento que ocorreu em 2013 em Bangladesh, matando 1.127 trabalhadores da fábrica de vestuário e ferindo outros milhares. Neste local, eram fabricadas roupas para marcas como Primark e H&M, e, conforme relatos, rachaduras já tinham sido notadas no antigo prédio, mas nada foi feito para previnir a tragédia.

Além disso, o documentário levanta o fato da indústria da moda ser a segunda mais poluente (ficando apenas atrás da indústria do petróleo), principalmente se levarmos em consideração o crescimento espantoso do consumo nos últimos anos e o descarte desses bens de forma muito rápida. Outro aspecto desenvolvido é relativo aos materiais utilizados na produção da moda, como o couro (e seus produtos químicos utilizados no processo de fabricação) e o algodão (quase sempre proveniente de plantações geneticamente modificadas e com uso de pesticidas cancerígenos).

O debate sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais da indústria da moda continuam por meio de uma análise da necessidade da produção globalizada, que terceiriza o trabalho para países em desenvolvimento, em que os salários são ínfimos e os direitos trabalhistas são desrespeitados. Em virtude de uma competição cada vez maior pelos menores preços, as grandes redes de lojas de fast fashion pressionam os produtores têxteis para cumprirem os preços solicitados, sob pena de perderem os compradores.

A visão de que esse sistema seria benéfico, pois gera empregos em países subdesenvolvidos para pessoas “sem alternativas” e faz com que as mercadorias sejam acessíveis aos compradores é desmistificada no documentário, que mostra que os meios alternativos da moda garantem uma rede de comércio equitativo, levando em consideração o desenvolvimento social de seus trabalhadores e o meio ambiente, produzindo de maneira consciente. Conforme o diretor do filme, é possível ver um futuro em que o sistema econômico não determine as regras das pessoas, do ambiente e da qualidade de vida, fazendo com que o expectador reflita sobre as suas ações e sobre os custos das suas escolhas em uma rede de destruição.

Para saber mais sobre o tema, assista ao documentário “The True Cost”!

Este conteúdo foi produzido pela Fernanda Schenkel, integrante do NUCINDH.