No dia 6 de agosto, é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, data festiva que visa, sobretudo, a reforçar a grande importância desses profissionais não só para o compartilhamento e acesso ao conhecimento, mas também para o desenvolvimento social do Brasil.

Todas as profissões dependem de alguém para serem ensinadas, afinal, o conhecimento é algo que adquirimos ao longo das experiências da vida. Assim, o professor e toda a rede educacional são os  responsáveis por passar o conhecimento adiante e cultivar em cada aluno a semente transformadora da educação.

Por isso, neste Dia Nacional dos Profissionais da Educação, nós, da FMP, queremos trazer mais detalhes sobre a data que homenageia quem está na linha de frente da transformação da sociedade. Confira!

História da Data

A data que comemora o Dia Nacional dos Profissionais da Educação foi criada em 2014, de acordo com a lei 13.054/14, para trazer maior valorização tanto aos professores quanto aos demais profissionais de assistência como diretores, coordenadores, supervisores, entre outros, principalmente do âmbito escolar, fase essencial da formação dos novos estudantes.

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação ressalta o trabalho desenvolvido por todas as instituições de ensino que auxiliam e estimulam a capacitação dos cidadãos. Assim como no Dia dos Professores, comemorada em 15 de outubro, a data em homenagem aos profissionais da educação também não integra o calendário de feriados nacionais.

Valorização profissional 

A educação, sem dúvida, é a principal ferramenta de mudança social e um dos motores para o pleno desenvolvimento de qualquer democracia. A valorização dos profissionais da área, portanto, deve ser compreendida como um exercício diário pelo esforço de trazer conhecimento a todos os cantos do país, sendo dever de todos os cidadãos!

A data comemorativa tem, justamente, essa ideia: trazer à tona o valor imensurável de toda a cadeia de profissionais que dedicam a vida ao ensino.  O dia 6 de agosto se faz ainda mais importante na atual conjuntura ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e suas consequências, como, por exemplo, o isolamento social. Os educadores, com isso, precisaram reinventar, em meio a inúmeras dificuldades, as formas de ensino, a fim de contemplar os alunos com o conhecimento adequado.

Educação transformadora

Não há advogados sem professores. Não há médicos sem professores. Não há juízes sem professores. A educação é, sem dúvida, a base para qualquer profissão que se possa almejar, portanto, todos os profissionais que atuam para transmitir, ensinar e dar acesso ao conhecimento merecem agradecimentos pelo trabalho tão fundamental que exercem nesta data!

A FMP junta esforços a todas as instituições de ensino para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e digna para os seus cidadãos. A educação é a principal chave para as mudanças que queremos e deve ser sempre celebrada. Parabéns a todos os Profissionais da Educação

Confira mais conteúdos no blog e conheça as contribuições da FMP para a educação no Brasil. Acessando o nosso site, você fica por dentro de todos os nossos cursos!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário