O papel do professor, sem dúvida, é insubstituível para a construção da sociedade. Muito mais do que ensinar, esses profissionais da educação inspiram, conduzem e trazem motivação ao dia a dia dos alunos. Seja no ensino básico, técnico ou superior, os professores são agentes formadores, ou seja, eles qualificam os alunos para todas as profissões. Todo profissional competente em alguma área passou por salas de aulas comandadas por bons educadores. 

Nesse dia 15 de outubro, portanto, exaltamos o Dia dos Professores não só como forma de homenageá-los, mas também para enaltecer a importância social que tem a profissão. Neste post, a FMP vai trazer a você mais alguns detalhes sobre essa data comemorativa tão especial. Confira! 

Origem do Dia dos Professores

No Brasil, a origem das comemorações do Dia dos Professores é muito antiga, estando presente desde o início da construção da sociedade brasileira como a conhecemos hoje. Em 1827, durante a monarquia, Dom Pedro I instituiu, em 15 de outubro, um decreto imperial, cuja resolução estabelecia a criação do ensino elementar no país.

A data inspirou uma comemoração especial. Em 1947, um professor de São Paulo chamado Salomão Becker sugeriu a outros colegas o dia 15 de outubro para ser um dia de descanso e de reflexão sobre os rumos do ensino. A iniciativa acabou se espalhando para outras escolas paulistas e, depois, para instituições de todo o país. Assim, em 1963, o Dia dos Professores foi oficializado como feriado escolar em todo o Brasil pelo Decreto Federal 52.682.

A importância dos professores

Além de trazer a iniciativa para a criação da data, Salomão Becker, que lecionou por 49 anos em escolas de ensino básico do estado de São Paulo, é autor da frase: “Professor é profissão. Educador é missão”. E de fato a missão é grande. Isso porque, além dos aspectos cognitivos, o trabalho do professor também é estimular a criatividade, a coletividade e o pensamento crítico do aluno — tarefas, claro, muito árduas.

O professor participa ativamente da formação da cidadania, da construção de valores éticos e da consolidação da base de conhecimento que será utilizada pelo resto da vida pelos alunos. Além disso, o educador, sobretudo o de ensino superior, forma os profissionais do futuro, conectando os conceitos técnicos aos preceitos éticos. O professor é o maestro que rege a sociedade, e a educação é fundamental na composição de um mundo melhor.

Desafios diários

Com toda a responsabilidade que a profissão exige, muitos desafios surgem ao longo da trajetória. Ser educador, como disse Salomão Becker, é uma missão, e o ano de 2020, sem dúvida, tem sido muito desafiador para os professores. A pandemia de coronavírus desorganizou a rotina das salas de aula, atrapalhou o calendário escolar e impôs o ensino virtual a todos, mesmo sem a preparação ideal.

As adversidades sanitárias, no entanto, reforçaram a importância da educação e, sobretudo, a insubstituível presença dos professores na vida de seus alunos. Além de colaborarem com o desenvolvimento e o aprendizado, mesmo em um cenário tão atípico, contribuem, muitas vezes, com uma atenção socioemocional.

Corpo docente da FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) é uma instituição referência no ensino jurídico no Rio Grande do Sul, sendo, inclusive, a única faculdade privada a ter o Selo OAB Recomenda no estado. O reconhecimento é fruto do trabalho árduo do corpo docente que integra a FMP que, por meio da competência, do comprometimento e da ética, qualifica os alunos para serem profissionais de sucesso.

Com professores especialistas, a FMP tem orgulho de contar com profissionais qualificados e engajados em um ensino que garante não só uma sólida formação técnica, mas também uma aprendizagem voltada ao principal preceito do Ministério Público: a defesa dos interesses da sociedade.

O dia 15 de outubro é uma data para exaltar a educação. O principal agente de transformação da nossa sociedade carrega a difícil, mas recompensadora, missão de ensinar. A FMP deseja um feliz Dia dos Professores a todos os profissionais de educação!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário