Deseja seguir na carreira pública? Confira 3 dicas para ter sucesso!

A carreira pública, sem dúvidas, é uma das áreas mais desejadas para quem faz Direito. Por conta da alta remuneração, estabilidade e possibilidade de morar em outros Estados brasileiros, essa é uma opção que muitos almejam. Para alcançá-la, entretanto, é necessário planejamento e dedicação, pois os concursos públicos exigem muito dos candidatos, e cada carreira jurídica tem o seu percurso específico. Para ajudá-lo nessa missão, a FMP elencou 3 dicas para ter sucesso na carreira pública. Acompanhe o conteúdo.

1. Defina a carreira

O primeiro passo é a definição da carreira. O curso de Direito abre uma série de possibilidades de atuação na esfera pública, com cargos na Advocacia Pública; Magistratura; Defensoria Pública; Promotoria de Justiça; Polícia Civil ou Federal; Procuradoria do Estado e Ministério Público. Logo, analise cada uma dessas opções, conhecendo a fundo detalhes como a atuação, o órgão, a remuneração, entre outros aspectos. Com essa definição de qual carreira mais se adequa ao seu perfil, fica mais fácil escolher e começar a se preparar para o concurso público.

2. Programe seus estudos

A vida do concurseiro se resume a estudar, estudar e estudar — e isso não é exagero. Portanto, não espere sair o edital do concurso escolhido para iniciar os estudos. A dica é programar os seus estudos, buscando por editais de concursos passados e ver o que foi cobrado pela banca. Apesar de cada prova ser única, a base dos conteúdos é a mesma. Portanto, elenque as matérias que serão cobradas e já comece a estudar.

Outro ponto importante é organizar seus estudos, de forma a otimizar o seu tempo e fixar de melhor forma os conteúdos. Por isso, tenha um ambiente e um horário de estudos definidos, estabelecendo uma rotina eficaz para alcançar seus objetivos.