Delegado Civil: o que é preciso para atuar nessa área do Direito

A carreira de delegado civil é, certamente, uma das mais prestigiadas no Brasil e mais almejadas pelos jovens estudantes. Isso porque é uma profissão com alta carga de responsabilidade e relevância social, além de oferecer estabilidade e muitos benefícios financeiros. 

Para comandar a delegacia de uma determinada região, no entanto, existe um extenso percurso a ser seguido, o que exige muito empenho, concentração e estudo. Quer saber mais sobre o que é preciso para atuar nessa área do Direito? A FMP, claro, vai apresentar tudo a você. Confira! 

Como é ser delegado civil?

Em primeiro lugar, vamos analisar, com mais detalhes, quais são as principais atribuições de um delegado civil. Esse é um cargo público, isto é, o profissional que trabalha em uma delegacia presta serviços ao Estado. A função é incumbida de realizar investigações criminais na região de atuação, atendimento ao público, realização de inquéritos, elaboração de relatórios para a Justiça, entre outros processos de rotina. 

Para desempenhar com competência o cargo de delegado civil, os profissionais devem ter uma sólida formação técnica em Direito, com conhecimento profundo das áreas de Direito e Processo Civil e de Direito e Processo Penal. Além disso, por se tratar de uma função que envolve o atendimento a indivíduos, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, é preciso ter uma boa comunicação, ser empático e muito solícito. 

Percurso para se tornar delegado civil 

Há um grande percurso a ser percorrido para tornar-se delegado civil. Como mencionamos no início do post, é um cargo muito prestigiado e almejado, o que aumenta a concorrência entre os candidatos para alcançar o posto. Portanto, para comandar uma delegacia, o profissional vai precisar de preparo e muito estudo.

Em primeiro lugar, é preciso ser bacharel em Direito, o que ressalta a importância de estudar em uma boa instituição, que garanta uma formação qualificada aos seus estudantes. Além disso, é necessário a aprovação em concurso público específico. O processo seletivo possui várias etapas, como provas objetivas, dissertativas, orais e de títulos, além da análise de antecedentes criminais. Ao ser aprovado no concurso, ainda é necessário realizar o curso específico para atuar em delegacia. 

Preparação é fundamental 

Com um longo percurso pela frente, tornar-se delegado civil, claro, exige muito preparo. A FMP, por exemplo, ao longo da Graduação, oferece as melhores ferramentas para os alunos desenvolverem todas as habilidades necessárias para ter êxito na carreira pública: um corpo docente altamente qualificado, uma matriz curricular voltada às necessidades do mercado de trabalho e uma excelente infraestrutura. 

Além disso, a FMP oferece aos seus estudantes a possibilidade da realização de cursos de Pós-graduação em Direito, o que, sem dúvida, traz mais profundidade ao conhecimento técnico. Ser especializado, por exemplo, em Direito Civil e Processo Civil ou em Direito Penal e Processo Penal é muito importante para a preparação do candidato em concursos públicos, como os realizados para delegacia civil, na medida em que essas disciplinas são as mais cobradas nos processos seletivos. As especializações também são importantes para as provas de títulos. 

Ser delegado civil é trabalhar com responsabilidade, justiça e seriedade, a fim de resolver os problemas criminais envolvendo a região de atuação. Por isso, uma preparação técnica, humanizada e ética é fundamental para desenvolver um excelente trabalho em uma delegacia civil

A FMP, claro, prepara seus alunos para qualquer desafio na carreira no Direito, desenvolvendo as habilidades e afinidades dos estudantes de maneira inovadora e eficiente. Assim, você pode atingir os seus objetivos profissionais e realizar todos os seus sonhos na carreira.

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP clicando aqui

Conteúdos relacionados

link whatsapp