Conheça os principais desafios de trabalhar com Direito Penal

Na carreira de praticamente todos os profissionais da área do Direito Penal, muitos desafios fazem parte da rotina. A prospecção de clientes, a dificuldade de acesso aos réus e o preconceito da sociedade contra a função do advogado criminalista são alguns dos principais desafios ao se trabalhar no ramo do Direito Penal

Embora haja muitos desafios, trabalhar na área do Direito Penal, sem dúvida, é muito gratificante. Além de poder contribuir para a justiça, na medida em que se trabalha para resguardar os direitos fundamentais, os advogados criminalistas auxiliam na manutenção da democracia e no estabelecimento da ordem social. 

Você quer saber mais sobre como é trabalhar com Direito Penal e quais são os principais desafios da advocacia criminalista? Neste post, vamos nos aprofundar sobre o assunto para contar mais detalhes. Acompanhe! 

Prospectar clientes

Um dos principais desafios no trabalho com Direito Penal, com certeza, está relacionado à prospecção de clientes, sobretudo para os advogados em início de carreira. Isso porque a concorrência é enorme. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, mais de 1,1 milhão de advogados trabalham no país, muitos deles com atuação no Direito Penal, o que torna a obtenção de novos clientes um grande desafio. 

Por isso, além da capacitação técnica e teórica para se destacar no mercado de trabalho, os profissionais do Direito Penal precisam ser ativos no contato com potenciais clientes. Ou seja, é necessário ir a campo, conhecer mais a fundo o sistema prisional. Uma boa dica é participar como voluntário de mutirões promovidos pela Defensoria Pública em estabelecimentos penais. 

Ter acesso ao cliente

Em muitos casos relatados por advogados criminalistas, o acesso ao cliente dentro do sistema prisional é por vezes complicado. O principal problema é a insuficiência de agentes penitenciários nas prisões, o que dificulta o contato entre as partes. Ou seja, as falhas do Estado interferem na dinâmica de trabalho do advogado, pois o profissional acaba tendo dificuldades de falar diretamente com seus clientes.

Preconceito da sociedade 

Existe  uma visão deturpada sobre os princípios que guiam o trabalho de um profissional atuante na área da advocacia criminal. Talvez pelo sentimento de impunidade ou pela influência da imprensa em alguns casos de repercussão nacional, muitas pessoas acabam confundindo a atuação dos advogados com os possíveis crimes dos quais seus clientes foram acusados. 

Em primeiro lugar, precisamos deixar claro que o advogado não defende um criminoso. Os profissionais que trabalham na área do Direito Penal defendem um julgamento justo para qualquer cidadão, ou seja, luta-se pela inocência quando o cliente é inocente e batalha-se pela pena correta quando o cliente é julgado culpado. 

Da mesma maneira que os jornalistas não são culpados por dar uma notícia ruim, os advogados criminais não têm culpa dos crimes que os seus clientes são acusados. É preciso, portanto, saber diferenciar tais funções sociais da profissão. Esse desafio de trabalhar com o Direito Penal, sem dúvida, é muito complicado e, de certa forma, está arraigado ao senso comum da sociedade brasileira, infelizmente.

Qualquer trabalho vai apresentar desafios. Na área do Direito Penal não é diferente. Alguns obstáculos, porém, são necessários para o amadurecimento na profissão e até mesmo na vida pessoal. Por isso, os advogados criminalistas precisam ter muito empenho nos estudos jurídicos e se manterem sempre atualizados, com paixão pela profissão escolhida, muita organização e humildade, além de uma excelente formação. 

A FMP é uma instituição reconhecida pela qualidade do corpo docente, pela excelente estrutura física e virtual e pela construção da carreira de inúmeros profissionais de sucesso no mundo jurídico. Conheça as vantagens de fazer a Graduação em uma instituição com foco absoluto no Direito clicando aqui

Quer saber mais mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito! 

Conteúdos relacionados

link whatsapp