O mercado de trabalho no mundo jurídico, sem dúvida, sempre se renova. A cada dia, com o avanço tecnológico e social, novas demandas surgem, o que, claro, exige cada vez mais do profissional do Direito a capacidade e a qualificação para lidar com as mais diversas causas. 

Assim, analisando o cenário do mercado de trabalho no Direito, surgem diversas expectativas e tendências sobre as áreas mais promissoras para o futuro. Embora não tenha como adivinhar com tanta certeza, afinal, o campo jurídico caminha de acordo com os passos dados pela sociedade, existe, sim, a possibilidade de se vislumbrar o que aguardar do Direito nos próximos anos. 

Por isso, neste post, separamos para você as 3 áreas mais promissoras para o futuro do mercado jurídico. Acompanhe! 

Tecnologia da Informação 

O mundo está cada dia mais conectado. Há alguns anos, temos observado o avanço tecnológico no desenvolvimento de redes de conexão mais potentes, de meios de processamento de dados mais eficientes e de inovações constantes na inteligência artificial. Essas transformações afetam todos, o que, sem dúvida, coloca em evidência a necessidade de um profissional atualizado capaz de gerir situações de conflito em casos atípicos dentro do Direito

O Direito Digital, portanto, é a área especializada em compreender esses novos fenômenos, abordando as transformações que a internet e as redes sociais provocaram na sociedade, bem como sua relação com instituições públicas e privadas. A sociedade da informação, o direito da proteção dos dados pessoais, o uso da inteligência artificial, os contratos eletrônicos, são todas discussões recentes e que necessitam da capacitação dos profissionais do Direito para a solução desses conflitos. Conheça mais detalhes sobre o Direito Digital clicando aqui. 

Meio ambiente 

Assim como a tecnologia está muito presente nas transformações que regem o mundo, as questões que abordam a produção em larga escala e a sustentabilidade também são pautas das mudanças sociais. A responsabilidade com o meio ambiente gera uma série de discussões e conflitos, cujo âmbito jurídico, muitas vezes, carece de profissionais capacitados para articular soluções. 

Por isso, nesse contexto, especializar-se para aprofundar os conhecimentos nessa área pode ser muito promissor para a sua carreira jurídica. O Direito Ambiental e Urbanístico, por exemplo, estuda especificamente as normas que guiam a responsabilidade ambiental, o direito ambiental econômico, o direito à moradia, a valorização do patrimônio público cultural, além de estudar a promoção da harmonia entre a produção e as demandas econômicas com o respeito ao meio ambiente

Conheça mais detalhes sobre o Direito Ambiental e Urbanístico clicando aqui. 

Advocacia Corporativa

No universo corporativo, diversas demandas acompanham o crescimento econômico das companhias — fusões, contabilidade, sociedades, disputas, são palavras muito comuns de serem ouvidas no mundo jurídico dentro do ambiente empresarial. Além disso, existem as demandas internas das instituições, muitas em relação ao posicionamento jurídico institucional, cuja necessidade de orientação, claro, deve vir de profissionais do Direito com a qualificação adequada para tal responsabilidade. 

A expansão do cenário econômico, portanto, torna a área de Advocacia Corporativa uma das mais promissoras para o futuro do Direito, exigindo dos profissionais a capacitação e a atualização constante diante das necessidades do mercado. Quer conhecer mais sobre essa especialização no campo jurídico? Saiba mais sobre a Advocacia Corporativa clicando aqui.

Uma carreira sólida no Direito começa a ser construída com uma visão ampla sobre todas as possibilidades para o futuro da profissão. Por isso, invista em qualificação e capacitação para se destacar no mercado de trabalho e abraçar as melhores oportunidades.

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, Direito e mercado de trabalho!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário