Quais são os mitos e verdades sobre o Direito?

Uma das áreas mais tradicionais do mercado de trabalho, o Direito é cercado por vários mitos. Embora seja um dos cursos de Graduação mais procurados pelos estudantes, muitas dúvidas sobre como é a rotina dos alunos e alunas e dos profissionais do Direito ainda existem, o que é natural para quem não tem contato com a profissão. 

Por isso, a FMP separou para você 6 mitos e verdades sobre a área do Direito, a fim de esclarecer todas as principais dúvidas sobre a área jurídica. Vamos conferir!? 

É preciso gostar muito de ler

Verdade! Quem escolhe o Direito precisa gostar e ter o hábito de ler presente na rotina. No curso de Graduação, os alunos se deparam com uma grande quantidade de material teórico, o que exige deles um dia a dia de estudos com muita leitura. Na vida profissional não é diferente. Independente da área de atuação, é muito provável ter a necessidade de ler bastante diariamente.

É necessário decorar todas as leis

Na última terça-feira (10), o Senado aprovou a proposta de revogação da Lei de Segurança Nacional. Entenda o que muda.

Mito! Mesmo se fosse necessário, provavelmente, não haveria um cérebro humano capaz de armazenar um número tão grande de informações. Isso porque a legislação que rege o Brasil é muito extensa, sendo impossível decorar e dominar cada lei. Além disso, a esfera jurídica é dividida em várias áreas e em vários níveis. Há também as legislações internacionais, afinal, cada país tem as suas leis. Já imaginou decorar tudo isso!? 

É por essa razão que muitos(as) advogados(as) procuram se especializar em áreas específicas do Direito, a fim de aprofundar e atualizar os conhecimentos técnicos e teóricos do ramo em que se deseja atuar. Uma Pós-graduação, por exemplo, em Direito e Processo Penal ou em Direito Ambiental e Urbanístico, trará conhecimento mais profundo e dinâmico para a interpretação das leis que regem a área. Conheça mais cursos de Especialização da FMP clicando aqui

Estudantes de Direito conseguem bons estágios 

Verdade! Uma das grandes vantagens de ser estudante de Direito, sem dúvida, são as oportunidades de aprendizado nos estágios. Além de poder praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os(as) estagiários(as) da área jurídica, em geral, recebem uma remuneração maior do que os de outros cursos. 

No entanto, para conseguir bons estágios, é interessante contar com o apoio da instituição de ensino. Assim, é possível ter ótimas experiências de trabalho em locais de destaque no Direito. A FMP, por exemplo, possui convênios com diversas instituições jurídicas, o que facilita a jornada dos(as) estudantes em direção a ótimas oportunidades de aprendizado nos estágios. 

O exame da OAB é muito difícil 

Em 1º e 02/10 ocorre a 2ª edição da MaratOnAB. A iniciativa da FMP propõe contribuir para o sucesso dos alunos na 1ª Fase do Exame da Ordem.

Mito! O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), claro, não é superfácil de passar, porém não é nenhum bicho de sete cabeças. Portanto, tudo vai depender da preparação dos bacharéis. Assim, é muito importante a rotina de estudos e também a qualidade educacional da instituição de ensino. 

A FMP, entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul, é a faculdade com o maior índice de aprovação de alunos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ou seja, os números demonstram o alto grau de preparação que os estudantes de Direito saem da instituição, tanto para passar na prova da OAB quanto para o mercado de trabalho. 

Quem atua na área jurídica precisa estudar sempre 

Verdade! Muitas pessoas da área jurídica afirmam que trabalhar no Direito é ser um eterno estudante. Isso porque as leis acompanham as mudanças sociais, que estão em constante transformação. Por isso, os(as) profissionais do Direito precisam estudar sempre e com constante atualização. Nesse sentido, cursos de Pós-Graduação são muito importantes, como o de Especialização e o de Mestrado

Não há inovação no Direito

Mito! Embora seja um ramo tradicional, o Direito é uma das áreas do conhecimento que mais inova. Isso porque, como falamos, ele acompanha as transformações sociais, aplicando novas normas e regras de acordo com as mudanças que a sociedade impõe. 

Você quer um exemplo? O mundo hoje é conectado à internet, ou seja, muitas atividades são realizadas pelo computador ou pelo celular. Comunicação, compras, pagamentos, entre várias outras ações que demandam um novo olhar sob o aspecto jurídico são realizadas por dispositivos tecnológicos. O Direito Digital, por exemplo, é um aprofundamento nos novos conhecimentos da área, abrangendo a proteção de dados, a inteligência artificial e a legislação que o Brasil estabeleceu a partir do Marco Civil da Internet. Saiba mais clicando aqui

Agora que você já conhece tudo sobre alguns dos principais mitos e verdades sobre a área do Direito, é provável que você queira conhecer mais a fundo como é a Graduação e o mercado de trabalho.

> Saiba mais sobre o curso de Graduação

Conteúdos relacionados

link whatsapp