"Central" e outros 3 documentários que você precisa assistir

Assim como os filmes de ficção e as séries, os documentários também são frequentemente utilizados para abordar temas do universo do Direito. Várias produções tanto brasileiras quanto estrangeiras utilizam a linguagem documental cinematográfica para aprofundar questões sociais e jurídicas, tratando de diversos problemas da sociedade.

Os documentários sobre o universo do Direito podem oferecer verdadeiras aulas sobre a prática jurídica, proporcionando a imersão do espectador na rotina de profissionais que atuam na área ou levantando debates sobre problemas sociais crônicos, cuja solução passa pelo Direito

Quer conhecer 4 documentários espetaculares sobre o universo do Direito? Neste post, listamos algumas dicas de produções brasileiras e internacionais para você assistir. Confira! 

1. Central

Central é um daqueles documentários essenciais para entender como funciona o sistema carcerário no Brasil. Dirigido pela jornalista Tatiana Sager e co-dirigido pelo também jornalista Renato Dornelles, o filme faz uma profunda análise sobre os problemas sociais envolvendo a maior penitenciária do Brasil, o Presídio Central de Porto Alegre. 

O documentário relata o dia a dia na prisão sob a ótica dos presos, dos policiais militares e de alguns ex-presos. Diversas entrevistas com juízes, promotores e outros agentes públicos de segurança ampliam o debate acerca dos problemas jurídicos que envolvem não só o Presídio Central, mas a grande maioria das penitenciárias brasileiras. Para os apaixonados pela área do Direito Penal, o documentário Central é uma excelente indicação. Assista ao trailer clicando aqui

> Participe da discussão sobre o filme no projeto de extensão Cinema e Direito

2. A 13ª Emenda

Foto: Netflix/Divulgação

Documentário lançado em 2016 sob direção da cineasta Ava Duvernay, A 13ª Emenda é um filme produzido pela Netflix e aborda o sistema carcerário dos Estados Unidos, com foco na sua ligação com o racismo estrutural das instituições do Estado americano. 

O título faz referência à 13ª Emenda à constituição dos Estados Unidos, que aboliu a escravidão no país, no qual se estabelece que “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito à sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”

O filme traz diversas entrevistas com personalidades negras do país norte-americano, assim como especialistas em Sociologia e Direito, dando suas visões acerca de como o sistema judiciário dos Estados Unidos acaba por marginalizar a população negra do país. Assista clicando aqui

3. VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso

O documentário explora a vida de um dos estelionatários mais conhecidos do Brasil, Marcelo Nascimento da Rocha, contando alguns de seus principais crimes. Em entrevistas com o próprio criminoso dentro da prisão, a diretora do filme, Mariana Caltabiano, explora um universo de estelionato, de falsidade ideológica e de várias histórias pitorescas. 

O documentário, lançado em 2010, é um prato cheio para quem se interessa por Direito Penal. No filme, Marcelo conta como conseguiu levar durante anos uma vida baseada em enganar pessoas, inclusive famosos e pessoas da imprensa, aplicando as mais diversas formas de golpes. Assista ao trailer clicando aqui

> Conheça a nossa Pós-Graduação EaD em Direito Penal

4. Amanda Knox

Foto: Netflix/Divulgação

O documentário foi produzido pela Netflix, em 2016, e conta com a direção de Rod Blackhurst e Brian McGinn. O filme relata a história de uma estudante americana acusada de assassinar sua colega de quarto durante um intercâmbio na cidade de Perúgia, na Itália. O crime, que ocorreu no dia 1° novembro de 2007, chocou o mundo e, posteriormente, envolveu uma série de disputas judiciais. 

Amanda Knox foi acusada de matar sua companheira de quarto, Meredith Kercher, uma estudante inglesa de 21 anos, com 46 golpes de faca. A história foi super explorada pela imprensa, o que levou a diversas especulações sobre o ocorrido. O documentário é muito bom para quem tem interesse nas áreas do Direito Penal e do Direito Internacional. Assista clicando aqui.

Esses são apenas alguns exemplos de documentários que exploram a temática do Direito, sobretudo do Direito Penal. Gostou das nossas dicas? Leia mais conteúdos de Direito Penal aqui.

Conteúdos relacionados

link whatsapp