Como trabalhar com Direito Internacional?

Devido à intensa troca entre os países e os diversos acordos internacionais que vigoram no mundo contemporâneo, é nítido o desenvolvimento e a expansão do Direito Internacional, em que a atuação pode ser pública ou privada. Quer saber como trabalhar com Direito Internacional? A FMP mostra para você! Acompanhe o conteúdo. 

O Direito Internacional

Primeiramente, é importante entender que o Direito Internacional é a área jurídica responsável por um conjunto de regras internacionais, com o intuito de regular as relações mantidas entre  países ou instituições internacionais, de forma a garantir uma boa convivência e o cumprimento de pactos entre eles.

Assim, a atuação pode ser pública ou privada, sendo que a primeira envolve a área de acordos e convenções entre países, organizações e instituições com abrangência mundial. Já a segunda trata de leis que regulam os contratos firmados entre indivíduos e empresas de diversos países.

Como trabalhar neste ramo do Direito? 

Como em outras áreas do Direito, esta exige especialização e muito preparo. Afinal, os seus estudos vão depender do ramo que pretende seguir, país em que vai atuar, etc. Você pode atuar no departamento jurídico de empresas multinacionais ou ainda em escritórios de advocacia de diferentes partes do mundo. Também pode optar por organismos internacionais ou pelo serviço público no exterior. De qualquer forma, algumas dicas são chaves e valem para todos os profissionais internacionalistas. 

1. Estudar línguas estrangeiras

Sem dúvidas, esta dica é básica, mas fundamental, para quem busca uma carreira internacional. Ter conhecimento de outras línguas e capacidade de se comunicar fluentemente é essencial para uma trajetória de sucesso. O inglês é a língua base, mas certamente você precisará de outras — e tudo vai depender do país em que você atuará ou com os quais você irá dialogar profissionalmente. 

2. Cursar uma especialização

Um curso de especialização é ideal para se aprofundar no ramo do Direito Internacional e se destacar no mercado de trabalho. Um bom curso oferece as principais fontes de referência para se ter como base, como os tratados e convenções internacionais, os princípios gerais do Direito e os costumes de cada nação. Também é preciso acompanhar causas internacionais, a fim de compreender a estrutura jurídica de outros países e analisar os casos práticos que englobam a advocacia internacional e seus princípios.

3. Estar atento ao mercado

As vagas internacionais exigem que os candidatos estejam continuamente as acompanhando — não que elas sejam impossíveis, mas normalmente exigem alto nível de preparação e cuidados com prazos de provas, inscrições, etc. Além disso, se você pretende atuar em outros continentes e hemisférios, é preciso se atentar para datas que são distintas no fuso horário brasileiro. 

Organizações como a ONU, FMI, Banco Mundial, OMC e OCDE seguidamente contam com vagas de trabalho na área jurídica. Há vagas também em ONGs que atuam com Direitos Humanos e Direitos Ambientais. Outra forma de atuação é por meio de consultorias jurídicas para companhias, o que pode exigir amplo conhecimento e experiência na área acadêmica. 

Gostou das nossas dicas para trabalhar com Direito Internacional? Continue acompanhando o blog da FMP

Leia também: Como é o mercado de trabalho em Direitos Humanos?

Conteúdos relacionados

link whatsapp