Dicas Práticas — Como Passar em Concurso Público - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Os cargos disponibilizados pelo governo são altamente disputados e se tornaram o grande sonho de muitos formados em Direito. Entretanto, devido à alta concorrência, é preciso estar por dentro das técnicas para saber como passar em concurso público e garantir a tão almejada vaga.

Se você está buscando formas que podem facilitar a sua chegada à Administração Pública, veja só algumas dicas que a FMP selecionou para te ajudar!

Entenda como passar em concurso público

Não existe uma fórmula secreta para estar entre os selecionados para os cargos. Entretanto, existem algumas dicas práticas para quem quer saber como passar em concurso público que podem ser essenciais para tornar esse sonho de entrar em uma carreira jurídica realidade.

1. Crie um cronograma de estudos

Você pode conhecer muitas técnicas de estudo ou mesmo ter os gabaritos de provas anteriores, porém, é possível que, ainda assim, o processo seja bastante difícil. A organização é um ponto-chave para o sucesso, já que ela tornará o aprendizado e a preparação para o concurso ainda mais fácil.

Para isso, é interessante criar um cronograma de estudos. Selecione dias da semana e horários nos quais você irá se dedicar a revisar os conteúdos necessários. Porém, mais que isso, escolha qual tipo de matéria será estudada em determinado dia. Assim, você não perde tempo pensando no que deve ser priorizado no momento.

2. Escolha um ambiente adequado

Uma das principais dicas para passar em concurso público é encontrar locais que sejam apropriados para estudar. O ambiente ideal ajuda a melhorar a concentração, sendo mais fácil reter as informações revisadas e, portanto, estar mais preparado para a prova.

A recomendação é que seja um lugar silencioso, com boa iluminação para não cansar a sua visão e que seja confortável para ficar sentado em uma postura reta.

3. Busque provas anteriores

Se tem dúvidas do material que precisa ser consultado para estudar, busque as questões e os gabaritos de concursos anteriores. Eles te darão um panorama do estilo das perguntas, dificuldade e os tipos de assuntos que costumam  aparecer com maior frequência.

Tente, também, fazer uma dessas provas sem consulta e no tempo estipulado pelo concurso. Assim, você conseguirá treinar o ritmo da resolução dos exercícios e estará ainda mais preparado para a prova real.

Gostou de saber das dicas práticas de como passar em concurso público? Então continue lendo o blog da FMP!