Como Iniciar Uma Carreira no Ministério Público? - Blog da FMP

Construir uma carreira no Ministério Público é um grande sonho para várias pessoas que se formam em Direito. Porém, é comum que muitas ainda não saibam quais decisões tomar para que a sua vida profissional chegue a esse tão almejado destino.

Pensando nisso, a FMP selecionou algumas dicas para que você possa construir o seu futuro em cargos públicos. Veja só!

Quais são as possibilidades de carreira no Ministério Público e como ingressar?

Existem diversas possibilidades para quem quer começar uma carreira no Ministério Público — que são obtidas por meio de concurso ou nomeação. Basta buscar entre as funções que mais gosta para compreender qual seria a melhor para você.

Confira os cargos que estão disponíveis e o que deve ser feito para trilhar o seu caminho até essas profissões!

Promotor de Justiça Federal e Estadual

O objetivo desse profissional é defender a sociedade e seus interesses. Desta forma, deverá fazer a fiscalização da legislação, investigando crimes que afetam à população.

Essa carreira no Ministério Público é bastante cobiçada, podendo atuar tanto em esfera federal como estadual. Para concorrer no concurso, é preciso ter completado o bacharelado de Direito e ter, ao menos, três anos de prática jurídica de experiência jurídica — seja ela estágio, voluntariados ou cursos preparatórios, por exemplo.

Procurador do Trabalho

Atuando no Ministério do Trabalho, essa categoria de profissionais tem como objetivo assegurar o direito dos trabalhadores brasileiros, de acordo com as normas definidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Podem exercer funções em diversos aspectos, também assegurando minorias, como é o caso de crianças, deficientes ou pessoas que possam estar em situações análogas à escravidão, por exemplo.

Assim como o Promotor de Justiça, para iniciar essa carreira é preciso ser formado em Direito, e ter experiência na área jurídica.

Procurador da República

Sendo um dos cargos jurídicos mais altos, o Procurador da República é responsável pelo comando da  Procuradoria Geral da República, Ministério Público da União e, inclusive, é presidente do Conselho Nacional do Ministério Público.

Para chegar a esta posição, é preciso ser nomeado diretamente pelo presidente da República e ser aprovado em maioria absoluta no Senado Federal. Porém, só podem ser escalados profissionais com mais de 35 anos de idade, que sejam bacharéis em Direito e tenham experiência na área jurídica.

Gostou de saber como iniciar uma carreira no Ministério Público? Então continue lendo artigos aqui no blog da FMP!

Conteúdos relacionados

link whatsapp