Categoria

Carreiras Jurídicas

Categoria

Pós-Graduação em Direito FMP: conheça 3 diferenciais dos nossos cursos

A procura por avançar nos conhecimentos não termina após a Graduação. No campo do Direito, a busca por aprofundar os estudos deve ser constante e manter-se sempre atualizada. Isso porque, com um mercado de trabalho bastante competitivo, exige-se dos profissionais mais qualificação para resolver variadas demandas.  Por isso, fazer um curso de Pós-Graduação em Direito na FMP pode ser uma grande oportunidade de se aprimorar cada vez mais na área jurídica, na qual destacam-se os profissionais com trabalho especializado. Você já conhece os diferenciais dos cursos da FMP? Pois, neste post, nós vamos mostrar para você. Confira! Acompanha as tendências do mercado jurídico A FMP é uma Instituição com foco absoluto na educação jurídica, o que significa que está sempre atenta ao mercado de trabalho na área do Direito. Compreender as demandas, analisar as tendências e organizar ferramentas para construir um ambiente didático, a fim de oferecer aos seus alunos…

Carreira em Direito: qual é o caminho para ser um Diplomata?

Se você deseja seguir uma carreira pública no Direito, mas com uma vivência diferenciada, certamente já pensou em ser Diplomata, não é mesmo? A diplomacia proporciona experiências riquíssimas para o(a) profissional na convivência com outros povos, culturas e costumes. Quer saber qual o caminho para ser um(a) Diplomata? Acompanhe este blogpost que a FMP preparou especialmente sobre o tema. Ser Diplomata O Diplomata é um servidor público federal que representa o Brasil perante as outras nações. Dentre as principais funções do Diplomata está a negociação de acordos internacionais, promoção dos interesses comerciais brasileiros, estabelecimento de relações culturais e econômicas entre o Brasil e outros países, além de apoio a brasileiros em viagem ou que vivem no exterior. Portanto, para ser Diplomata, é importante que o candidato tenha interesse por conhecer (e entender) outras culturas, abertura e curiosidade para novas experiências de vida e flexibilidade para se adaptar a novas realidades…

Conheça as 3 áreas mais promissoras para o futuro do mercado jurídico

O mercado de trabalho no mundo jurídico, sem dúvida, sempre se renova. A cada dia, com o avanço tecnológico e social, novas demandas surgem, o que, claro, exige cada vez mais do profissional do Direito a capacidade e a qualificação para lidar com as mais diversas causas.  Assim, analisando o cenário do mercado de trabalho no Direito, surgem diversas expectativas e tendências sobre as áreas mais promissoras para o futuro. Embora não tenha como adivinhar com tanta certeza, afinal, o campo jurídico caminha de acordo com os passos dados pela sociedade, existe, sim, a possibilidade de se vislumbrar o que aguardar do Direito nos próximos anos.  Por isso, neste post, separamos para você as 3 áreas mais promissoras para o futuro do mercado jurídico. Acompanhe! Tecnologia da Informação  O mundo está cada dia mais conectado. Há alguns anos, temos observado o avanço tecnológico no desenvolvimento de redes de conexão mais…

Como funciona a Carreira Pública na área de Direito

As carreiras jurídicas públicas são o desejo profissional de muitos graduandos em Direito. A estabilidade financeira, segurança na carreira e o prestígio no trabalho são alguns dos pontos que atraem candidatos(as) todos os anos. Para ingressar nessas carreiras, entretanto, é necessário muito estudo e preparação, uma vez que os concursos são amplamente concorridos. Quer saber mais sobre como funcionam as carreiras públicas na área do Direito? Acompanhe este blogpost que a FMP preparou especialmente sobre o tema. Panorama atual O ano de 2020 foi atípico de diversas formas, e na área dos concursos não teria como ser diferente. Muitos foram suspensos em razão da pandemia, mas ainda assim outros tiveram seus editais publicados. Além disso, a perspectiva é que, após o fim da quarentena, o número de concursos abertos se intensifique ainda mais. Portanto, se você pensa em seguir carreira pública, fique atento e siga estudando, pois a todo momento…

O que é necessário para se tornar um Procurador Público?

Uma das carreiras jurídicas mais importantes para a administração pública é a de Procurador Público. De modo geral, o termo procurador define o responsável por uma representação oficial que, na estrutura pública, pode ser um órgão, autarquia ou instituição nos níveis municipais, estaduais e federais. Quer saber o que é necessário para se tornar um Procurador Público? Conheça mais sobre essa carreira neste blogpost que a FMP preparou especialmente sobre o tema.  O que faz um Procurador Público Como representante das instituições, as funções do Procurador variam com cada instituição e com o nível de abrangência do órgão. Assim, o Procurador Municipal se ocupa do planejamento, coordenação, controle e execução de atividades jurídicas de interesse da cidade em que atua. Já o Procurador dos Estados, acompanha e atua em processos, além de atuar na consultoria jurídica e representação judicial de órgãos do Estado. Por sua vez, o Procurador Federal é…

Escritório de advocacia: 3 tendências para gestores em 2021

O empreendedorismo também está muito conectado ao Direito. No mercado jurídico, existem muitos escritórios de pequeno, médio e grande porte atendendo as mais variadas especialidades da área. Assim como qualquer outro negócio, os escritórios tiveram que se adaptar aos novos tempos de isolamento social provocados pela pandemia de Covid-19.  No entanto, houve uma movimentação muito interessante em relação à tecnologia, à inovação e à administração, o que, sem dúvida, apontou para alguns caminhos para a gestão das empresas nos próximos anos, sobretudo para 2021. Neste post, nós, da FMP, separamos para você 3 tendências para gestores de escritórios de advocacia em 2021. Confira! Experiência de comunicação  Assim como em praticamente todas as empresas, a comunicação foi uma das áreas que mais se transformou em 2020. O isolamento social fez com que ferramentas como o WhatsApp e o Telegram ganhassem uma resolução ainda mais profissional, isto é, a comunicação com os…

Como é o mercado de trabalho em Direitos Humanos?

A área de atuação em Direitos Humanos, sem dúvida, é uma das mais nobres e encantadoras do Direito. A especialidade, em geral, lida com a proteção dos direitos de cidadãos menos favorecidos ou em situação de vulnerabilidade social, o que abrange casos de presos políticos, crianças, refugiados, defesa do meio ambiente, defesa do acesso à saúde, entre várias outras possibilidades.  Ficou curioso(a) para saber como é trabalhar com Direitos Humanos? Nós, da FMP, separamos para você alguns detalhes de como é trabalhar nessa área e como é o mercado de trabalho. Confira! O que são os Direitos Humanos?  Em primeiro lugar devemos explicar o que, de fato, são os Direitos Humanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “os Direitos Humanos são garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”.  Em suma, são normas e dispositivos…

Carreira em Direito: 4 dicas para se destacar no mercado

O mercado de trabalho na área do Direito está cada vez mais concorrido. Com  muitos profissionais capacitados, o setor exige cada vez mais investimentos tanto na qualificação dos conhecimentos quanto na apresentação diante dos clientes. Embora se destacar diante de outros profissionais não seja uma tarefa tão simples, nós, da FMP, separamos para você 4 dicas importantes que vão dar grande destaque na sua carreira como advogado(a). Confira! Torne-se especialista na sua área de atuação Quanto mais especializado em um determinado ramo do Direito, mais chances você tem de prospectar clientes e de mantê-los em sua rede de atendimento. Aprofundando os seus conhecimentos em uma área jurídica, você adquire mais credibilidade para atuar em causas específicas.  A título de comparação, podemos analisar o Direito sob a ótica da medicina, por exemplo. Se o paciente está com dores constantes nas articulações, ele vai procurar um ortopedista e não um clínico geral.…