Categoria

Carreiras Jurídicas

Categoria

3 Passos Para Decolar a Carreira de Um Advogado Recém-Formado

Um advogado recém-formado tem muitas dúvidas sobre como construir a sua carreira, quais passos dar e qual rumo seguir. Afinal, o bacharel em Direito abre um leque de possibilidades, de modo que os que acabaram de sair da universidade podem se sentir um pouco perdidos. Quer saber como eleger o caminho correto para a sua vida e decolar a sua carreira? Confira! 1. Encontre qual caminho seguir Como advogado recém-formado, a princípio, saber o caminho a seguir pode não parecer uma tarefa simples. Porém, enquanto cursava a graduação, certamente você desenvolveu certas afinidades por determinados temas — seja Direito Ambiental, da Família ou do Trabalho, por exemplo. Que tal focar no seu favorito e trilhar sua carreira relacionada a ele. Também é importante considerar se você prefere trabalhar com a advocacia privada, ou se irá tentar ingressar em um cargo público. Vale a pena, inclusive, pensar na remuneração que cada…

Os 3 Principais Erros de Advogados Iniciantes e Como Evitá-los

Os erros de advogados iniciantes não são graves, mas podem tornar o recém formado um pouco desconfortável, não é mesmo? Ainda que graduados, é comum que profissionais, às vezes, não executem o seu trabalho corretamente. Afinal, muitos conhecimentos só são adquiridos com o tempo e depois de passar pela prática.  Você quer saber quais são esses equívocos e evitar cometê-los? Veja as dicas que a FMP preparou para você! Conheça os maiores erros de advogados iniciantes A faculdade de Direito ensina muito sobre teoria e técnica, porém, existem pontos que os profissionais só irão aprender depois de ingressar, efetivamente, no mercado de trabalho.  Caso você não queira aprender apenas depois de cometer esses equívocos, é importante saber de antemão alguns dos erros de advogados iniciantes mais comuns. Confira! 1. Não contabilizar os honorários no orçamento A precificação é um dos pontos mais importantes para garantir que o profissional esteja ganhando…

Carreiras Jurídicas — Salários das Principais Áreas do Direito

Existem muitas dúvidas acerca das carreiras jurídicas: salários, concursos, como ingressar, pré-requisitos, funções exercidas por cada um dos cargos, entre outras. Um dos pontos que as tornam tão cobiçadas é, justamente, a remuneração.  Se você quer saber quais são os valores pagos aos profissionais da área jurídica, veja só este artigo! Carreiras jurídicas: salários oficiais As carreiras jurídicas chamam bastante atenção devido às promessas de salários altos. A maioria dos cargos conta com uma remuneração inicial superior a R$10 mil, de modo que eles se tornam desejados por aqueles que têm uma graduação em Direito.  Salvo algumas exceções, para conseguir trabalhar com essas carreiras é preciso fazer um concurso público. Em geral, os pré-requisitos que devem seguir os candidatos são: possuir o diploma de bacharel em Direito por uma instituição regularizada pelo MEC;  ter experiência comprovada na área de, pelo menos, três anos; ter passado no exame da OAB. Confira…

Advogado Bem Sucedido — Os Primeiros Passos Para Se Tornar Um

Tornar-se um advogado bem sucedido é o grande objetivo de boa parte das pessoas que se formam em Direito. Afinal, todos almejam exercer a função profissional que mais lhes agradam com excelência, a ponto de ser considerado um dos melhores e, portanto, viver bem por conta disso. Quando um recém-formado sai da universidade, porém, ele pode ter dúvidas de como trilhar o seu caminho para chegar até lá. Pensando nisso, a FMP selecionou algumas dicas que te ajudarão a se encontrar e atingir o sucesso. Veja só!  1. Saiba identificar e aproveitar as oportunidades O networking é essencial para conseguir oportunidades únicas e se tornar um advogado bem sucedido. Ao ganhar a simpatia de pessoas que estão dentro do mercado e possuem outros contatos também importantes, você está de frente a uma série de oportunidades. Sempre que tiver a chance, não hesite em pedir o contato dessa pessoa — seja…

Carreiras Jurídicas — Como Escolher Quais Caminhos Seguir?

Muitas pessoas ingressam no curso de Direito para seguir as tão sonhadas carreiras jurídicas. Porém, são tantos caminhos para escolher, que às vezes a indecisão toma conta. Afinal, qual área é a mais apropriada para cada pessoa? Se você tem dúvidas sobre o segmento que mais combina com você, veja só algumas dicas que a FMP preparou! Como escolher entre as carreiras jurídicas? Você já deve ter percebido que existem muitas carreiras jurídicas disponíveis, não é mesmo? O ingresso no Direito Público se dá por meio de concurso. É preciso ter muito bem definido qual o seu objetivo para que seja possível estudar para a prova certa. Já o Direito Privado requer bastante trabalho para construir seu caminho Não existe uma fórmula que te ajude a escolher a área ideal, pois é uma questão de preferência. Mas, com algumas dicas, você conseguirá compreender os seus objetivos.  Conheça a si mesmo…

Conheça 4 características jurídicas de contratos agrários

O Direito Agrário é um ramo jurídico menos conhecido se comparado com áreas como Direito Civil e Penal, por exemplo. No entanto, esse segmento tem importância fundamental no ordenamento jurídico brasileiro e disciplina relações da atividade rural, preocupando-se com o progresso social e a função social da terra. Entre os elementos mais representativos dessa área jurídica podemos citar os contratos agrários, disciplinados no Estatuto da Terra e seu Decreto regulamentador. Eles procuram regulamentar relações entre o Estado e os particulares para o uso da terra, de modo a não haver exploração desmedida de recursos e que o interesse público se sobreponha ao individual. Ficou interessado em saber quatro características jurídicas dos contratos agrários e entender melhor sobre o Direito Agrário no ordenamento jurídico brasileiro? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira! O que é o Direito Agrário? Podemos compreender o Direito Agrário como um conjunto de princípios e…

Contratos eletrônicos: a importância do Direito Digital nesses acordos

A forma como vivemos mudou radicalmente nos últimos anos. E isso envolve também a forma como fechamos negócios. Nesse sentido, os contratos eletrônicos deixaram de ser uma realidade distante para se tornar cada vez mais corriqueiros para todos. Os advogados precisam conhecer essa nova forma de contratar para se manter relevantes no mercado jurídico. Quer entender mais sobre contratos eletrônicos e suas características? Acompanhe este artigo e confira os aspectos mais importantes desse tema! O que são contratos eletrônicos? Os contratos eletrônicos são aqueles acordos celebrados com a intermediação feita em meio eletrônico. Geralmente, esses contratos são celebrados a distância, utilizando-se a internet como meio de comunicação para a conclusão do negócio. Não custa lembrar: contrato é o termo jurídico para um ajuste de vontades entre duas partes. O papel em que as condições do negócio estão escritas é o chamado instrumento do contrato. Tanto é assim que se admite prova…

Como montar um escritório de advocacia em 5 passos

A profissão de advogado é uma das mais tradicionais e mais importantes da nossa sociedade. Sua origem remonta dos tempos antigos, na Grécia e em Roma. Não por acaso, todos os semestres vários acadêmicos se formam no curso de Direito. Porém, depois da formatura, muitos se deparam com o dilema: como montar um escritório de advocacia? Com o mercado tão repleto de profissionais e com a possibilidade de cursar uma especialização no ramo jurídico, a concorrência se mostra cada dia maior. Por isso, é necessário adotar estratégias corretas e bem planejadas para que se obtenha êxito na carreira jurídica e para que o escritório possa prosperar e captar clientes. Ficou interessado em conhecer algumas técnicas de como montar um escritório de advocacia? Então, continue a leitura que vamos mostrar cinco dicas para você. A importância de abrir o próprio escritório Quando o acadêmico de Direito se forma e é aprovado…