Categoria

Carreiras Jurídicas

Categoria

5 Dicas Para Quem Pretende Fazer a Pós-Graduação Direito do Consumidor

Todos nós, em vários momentos da vida, consumimos algo — sejam produtos ou serviços. Porém, não é a maioria das pessoas que conhece o que a legislação diz sobre quem está na posição do produtor, de modo que é importante que existam especialistas no assunto. Se você quer trabalhar para auxiliar essas pessoas, considere a pós-graduação Direito do Consumidor. Veja algumas dicas relevantes para quem quer ingressar nessa área! 1. A pós-graduação Direito do Consumidor é necessária para trabalhar Existem pessoas que ingressaram nessa carreira sem fazer a pós-graduação em Direito do Consumidor. Entretanto, quando se trata de tornar-se um especialista no assunto, a principal e melhor alternativa é estudar em um lugar de qualidade. 2. Não deixe de aproveitar os conhecimentos Leve os estudos como uma oportunidade de adquirir mais conhecimento, ou seja, como a principal ponte para se especializar no tema que tanto gosta. Preste atenção nos conteúdos,…

Os Maiores Desafios da Advocacia Corporativa

A advocacia corporativa é uma área ampla em ascensão, uma vez que cada vez mais se faz necessário contar com um profissional dessa especialidade nas empresas. Porém, não é porque se trata de um ramo de negócios que não há desafios para exercer a sua função.  Se deseja se tornar um especialista no corporativismo, veja só o que deve levar em conta! 1. Adequar o seu estilo às políticas da empresa Mesmo que você tenha os conhecimentos sobre questões jurídicas e financeiras que são necessárias para exercer a função de advocacia corporativa, é preciso saber como adequar as práticas às políticas já estabelecidas naquele lugar. Portanto, é importante, assim que começar a trabalhar, passar um tempo conhecendo a cultura empresarial daquele ambiente. Verifique com os responsáveis quais as ações que costumam ser tomadas em determinados casos e quais as expectativas deles em relação a sua forma de lidar com essas…

Direito Ambiental e Urbanístico — Regulando Relações Sociais

Quando se fala da legislação e do cumprimento das leis, não se trata apenas das ações entre seres humanos, mas também do espaço onde vivemos. O Direito Ambiental e Urbanístico é uma área que se propõe a estudar a forma como lidamos com os territórios e o planeta.  Desta forma, os profissionais tornam a relação entre pessoas e as localidades, tornando a sociedade mais adequada para todos. O que é o Direito Ambiental e Urbanístico? É preciso estabelecer normas não apenas para as relações sociais, mas também para a forma como as pessoas tratam os espaços onde vivemos. É por conta disso que existe o Direito Ambiental e Urbanístico e que, cada vez mais, advogados estão investindo em especializações nessa carreira. Conheça melhor o que cada uma dessas vertentes tem a acrescentar! Direito Ambiental Antigamente chamado de Direito Ecológico, esta é a área que tem como objetivo a regulamentação das…

3 Passos Para Decolar a Carreira de Um Advogado Recém-Formado

Um advogado recém-formado tem muitas dúvidas sobre como construir a sua carreira, quais passos dar e qual rumo seguir. Afinal, o bacharel em Direito abre um leque de possibilidades, de modo que os que acabaram de sair da universidade podem se sentir um pouco perdidos. Quer saber como eleger o caminho correto para a sua vida e decolar a sua carreira? Confira! 1. Encontre qual caminho seguir Como advogado recém-formado, a princípio, saber o caminho a seguir pode não parecer uma tarefa simples. Porém, enquanto cursava a graduação, certamente você desenvolveu certas afinidades por determinados temas — seja Direito Ambiental, da Família ou do Trabalho, por exemplo. Que tal focar no seu favorito e trilhar sua carreira relacionada a ele. Também é importante considerar se você prefere trabalhar com a advocacia privada, ou se irá tentar ingressar em um cargo público. Vale a pena, inclusive, pensar na remuneração que cada…

Os 3 Principais Erros de Advogados Iniciantes e Como Evitá-los

Os erros de advogados iniciantes não são graves, mas podem tornar o recém formado um pouco desconfortável, não é mesmo? Ainda que graduados, é comum que profissionais, às vezes, não executem o seu trabalho corretamente. Afinal, muitos conhecimentos só são adquiridos com o tempo e depois de passar pela prática.  Você quer saber quais são esses equívocos e evitar cometê-los? Veja as dicas que a FMP preparou para você! Conheça os maiores erros de advogados iniciantes A faculdade de Direito ensina muito sobre teoria e técnica, porém, existem pontos que os profissionais só irão aprender depois de ingressar, efetivamente, no mercado de trabalho.  Caso você não queira aprender apenas depois de cometer esses equívocos, é importante saber de antemão alguns dos erros de advogados iniciantes mais comuns. Confira! 1. Não contabilizar os honorários no orçamento A precificação é um dos pontos mais importantes para garantir que o profissional esteja ganhando…

Carreiras Jurídicas — Salários das Principais Áreas do Direito

Existem muitas dúvidas acerca das carreiras jurídicas: salários, concursos, como ingressar, pré-requisitos, funções exercidas por cada um dos cargos, entre outras. Um dos pontos que as tornam tão cobiçadas é, justamente, a remuneração.  Se você quer saber quais são os valores pagos aos profissionais da área jurídica, veja só este artigo! Carreiras jurídicas: salários oficiais As carreiras jurídicas chamam bastante atenção devido às promessas de salários altos. A maioria dos cargos conta com uma remuneração inicial superior a R$10 mil, de modo que eles se tornam desejados por aqueles que têm uma graduação em Direito.  Salvo algumas exceções, para conseguir trabalhar com essas carreiras é preciso fazer um concurso público. Em geral, os pré-requisitos que devem seguir os candidatos são: possuir o diploma de bacharel em Direito por uma instituição regularizada pelo MEC;  ter experiência comprovada na área de, pelo menos, três anos; ter passado no exame da OAB. Confira…

Advogado Bem Sucedido — Os Primeiros Passos Para Se Tornar Um

Tornar-se um advogado bem sucedido é o grande objetivo de boa parte das pessoas que se formam em Direito. Afinal, todos almejam exercer a função profissional que mais lhes agradam com excelência, a ponto de ser considerado um dos melhores e, portanto, viver bem por conta disso. Quando um recém-formado sai da universidade, porém, ele pode ter dúvidas de como trilhar o seu caminho para chegar até lá. Pensando nisso, a FMP selecionou algumas dicas que te ajudarão a se encontrar e atingir o sucesso. Veja só!  1. Saiba identificar e aproveitar as oportunidades O networking é essencial para conseguir oportunidades únicas e se tornar um advogado bem sucedido. Ao ganhar a simpatia de pessoas que estão dentro do mercado e possuem outros contatos também importantes, você está de frente a uma série de oportunidades. Sempre que tiver a chance, não hesite em pedir o contato dessa pessoa — seja…