Muitas pessoas ingressam no curso de Direito para seguir as tão sonhadas carreiras jurídicas. Porém, são tantos caminhos para escolher, que às vezes a indecisão toma conta. Afinal, qual área é a mais apropriada para cada pessoa?

Se você tem dúvidas sobre o segmento que mais combina com você, veja só algumas dicas que a FMP preparou!

Como escolher entre as carreiras jurídicas?

Você já deve ter percebido que existem muitas carreiras jurídicas disponíveis, não é mesmo? O ingresso no Direito Público se dá por meio de concurso. É preciso ter muito bem definido qual o seu objetivo para que seja possível estudar para a prova certa. Já o Direito Privado requer bastante trabalho para construir seu caminho

Não existe uma fórmula que te ajude a escolher a área ideal, pois é uma questão de preferência. Mas, com algumas dicas, você conseguirá compreender os seus objetivos. 

Conheça a si mesmo e defina suas prioridades

Certamente você possui algum tipo de afinidade com determinados assuntos, não é mesmo? A partir daí, pense nas áreas que estão, de alguma forma, relacionadas aos seus interesses. Depois, imagine o tipo de lugar que quer trabalhar, exercendo qual modalidade de atividade, entre outras coisas.

Também é preciso avaliar que algumas carreiras demoram mais para serem atingidas do que outras. Considere se existe um plano de curto ou longo prazo em sua mente.

Entenda se quer trabalhar com o Direito Público ou Privado

Este é o principal ponto de partida para escolher entre as carreiras jurídicas. Isso porque essa decisão irá definir como você deve buscar o emprego dos sonhos, uma vez que, no caso do setor público, será preciso começar a buscar os editais de concursos e estudar para passar em todas as fases da prova. 

Em contrapartida, para o setor privado é preciso buscar empregos nessa área e, inclusive, fazer uma pós-graduação para se tornar um especialista no assunto de sua preferência.

Saiba bem quais são as áreas do Direito

O bacharelado em Direito dá a oportunidade de seguir vários caminhos, pois é uma área bastante ampla. Portanto, é importante compreender quais são as especializações mais populares e o que faz o profissional de cada uma delas.

Gostou de saber como escolher um caminho entre as carreiras jurídicas? Então, não deixe de ler outros artigos aqui no blog da FMP!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) foi criada em 30 de novembro de 1983, por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado. É uma instituição de ensino privado, especializada no ensino jurídico, por isso carrega o nome do Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses da sociedade. Com mais de 35 anos de atuação na preparação e qualificação de estudantes e profissionais da área jurídica, a FMP tem foco absoluto no Direito e possui a expertise de quem é Superior em Direito.

Escreva um comentário