Trabalhar em um grande escritório, advogar por uma causa relevante, ser contratado por uma empresa. Conquistar um cargo público, atuar na Justiça Federal, no Ministério Público ou nas Procuradorias. Todo advogado tem um sonho, e as opções são diversas. Mas como saber que você chegou lá e conquistou a sua tão desejada carreira consolidada?

Não tem fórmula nem receita pronta para entender isso. É uma reflexão que você precisa fazer a partir de alguns pressupostos que estão ligados às suas metas e objetivos. Na correria do dia a dia, é fácil deixar essa análise de lado. Mas parar e pensar sobre a própria carreira é um ato tão simples, e mesmo assim tão importante, que você verá os reflexos imediatamente.

Neste artigo, vamos falar mais sobre esse assunto. Quer saber? Então siga lendo!

Plano de carreira como primeiro passo

Vai ser difícil detectar se você atingiu seus objetivos caso não tenha definido antes. Isso é óbvio, não? Mas como fazer isso? De que forma é possível saber o que você almeja profissionalmente, e enxergar, lá no futuro, as possibilidades que você pode se aproximar?

A resposta está no plano de carreira. Essa ferramenta é muito útil para que você consiga visualizar aonde quer chegar, mas mais importante que isso: o que precisa fazer para atingir esse objetivo.

Então, comece fazendo um plano de carreira. Contar com pessoas especializadas em direcionamento profissionais e até coaching — voltado para a sua área, é claro —, bem como de colegas mais experientes, pode fazer a diferença aqui. Mas você mesmo pode esboçar esse plano. Anote:

  • seus objetivos de vida (morar fora, ganhar mais, casar-se, por exemplo);

  • seus objetivos profissionais (ter o próprio escritório, ser reconhecido no meio; publicar livros etc.);

  • as datas-meta para cada um deles (aqui é estimativa, mas é importante você ter uma noção do período de tempo para cada uma delas).

Com tudo isso organizado, é hora de incluir no seu plano aquilo que você precisa conquistar, cumprir, realizar, para atingir aos seus objetivos. Aqui entram os planos a curto e médio prazo, como:

  • entrar para o mestrado;

  • comprar uma sala para montar o escritório;

  • fazer networking;

  • cuidar melhor da saúde;

  • cultivar boas relações.

Enfim, tudo aquilo que levará você a atingir os seus objetivos. Esse plano será o seu guia, pois baseado nele você deve desenvolver a sua carreira.

Além de ajudar você no hoje, ou seja, naquilo que precisa ser resolvido e posto em prática agora, o plano de carreira também aponta para o seu amanhã e, dessa forma, ajuda você a reconhecer quando chegou lá, ou não.

E se você está se perguntando qual a necessidade de incluir planos pessoais nessa lista, lembre-se de que você precisa planejar de forma harmônica, ou seja, de modo que o âmbito profissional não atrapalhe o pessoal, e vice-versa. Pelo contrário, que ajude.

Fazer e acontecer

Planejar é o primeiro passo, mas colocar em prática é o mais importante para construir a sua carreira e atingir o patamar profissional que se almeja. Por isso, cada item do seu plano de carreira deve virar realidade por meio do seu esforço, trabalho, conhecimentos e atitude. Dessa forma você terá uma carreira em desenvolvimento.

Estudo para progredir

Bem, independentemente de quais forem suas metas, uma coisa é quase certa: você vai precisar se dedicar aos estudos para cumpri-las. Seja em um programa de pós-graduação, caso você almeje uma carreira acadêmica reconhecida, sejam cursos de curta duração, para atualização e aprofundamentos, é importante manter-se em dia com a educação.

Escolher uma área do Direito para se aprofundar é importante para conquistar uma reputação no mercado. E para isso, nada melhor do que acumular bons cursos, que vão ampliar seus conhecimentos e dar novas oportunidades para você atuar.

Trabalho com afinco

O seu desempenho no mercado de trabalho também é fundamental para os rumos na sua carreira. Você deve se pautar pela excelência, não importa qual seja o cliente. Isso traz reconhecimento público a médio e longo prazo, além de contribuir com a sua experiência. Seguindo nessa direção, você aperfeiçoará seu trabalho e conseguirá encaminhar as demandas dos clientes de forma mais efetiva.

Dedicar-se ao trabalho em si também é uma forma de ir mais longe, de múltiplas formas. Profissionais bem-sucedidos costumam ser mais bem remunerados, o que também auxilia na obtenção das suas metas, por exemplo.

Networking para fazer a diferença

Por último, mas não menos importante, não subestime o poder que o networking tem sobre a sua carreira, e, por consequência, na conquista dos seus sonhos profissionais.

A chegada na meta

Bem, você já estudou, se esforçou no trabalho, traçou suas metas e agora espera colher os resultados. É a hora de voltar ao seu plano de carreira e verificar se o local em que você esperava chegar finalmente está ao seu alcance, ou se vai ser preciso ter mais esforço para isso.

É claro que tudo vai depender das metas que você selecionou. De um modo geral, porém, é possível perceber o quão longe você chegou de acordo com os pontos que citamos anteriormente. Isso mesmo: a educação, a produtividade e o networking. Veja só.

Você acumulou um bom número de diplomas, cursos, palestras? É chamado para participar de eventos importantes, devido aos seus conhecimentos? Então você provavelmente chegou no ponto do alto de sua carreira devido ao seu empenho por estudos e qualificação.

Já se você tem alta demanda de trabalho, com clientes importantes procurando os seus serviços advocatícios, isso é um sinal de que o seu desempenho e a qualidade do seu trabalho são reconhecidos no mercado.

E caso você tenha bons contatos com pessoas importantes do mercado, grandes advogados e especialistas, ocupantes de cargos públicos relevantes, entre outros, é sinal de que você atingiu um bom networking. E mais: caso você seja constantemente procurado por profissionais em busca de aconselhamento, auxílio e apoio, significa que você atingiu o patamar de se tornar a referência para o networking na sua área de atuação.

Como você deve ter percebido, conquistar uma carreira dos sonhos não é fácil e demanda muito esforço e dedicação de uma vida inteira. Mas não há dúvidas de que é recompensador, certo?

E se você quer saber mais sobre assuntos que vão ajudar você a ter uma carreira consolidada, que tal ler no nosso blog tudo sobre como será a profissão no futuro?

 

Escreva um comentário