Bacharel em Direito: onde atua o profissional formado sem a carteira da OAB?

Nós sempre falamos, aqui no blog da FMP, que o curso de Direito abre diversas possibilidades de atuação profissional, tanto na esfera pública quanto na privada. Mas você sabia que é possível atuar na área mesmo sem ter a carteira da OAB? Neste blogpost, selecionamos quatro carreiras possíveis para bacharéis em Direito. Acompanhe! 

Professor acadêmico

Seguir na carreira acadêmica é uma das opções para os bacharéis em Direito. Para estar apto a ministrar aulas no ensino superior, o graduado deve continuar seus estudos, cursando Mestrado e, futuramente, Doutorado na área desejada.

Outra área docente muito demandada pelo mercado é a de cursos preparatórios para concursos públicos. É possível se especializar em um segmento jurídico ou nas provas de determinadas bancas e ministrar aulas nesse sentido.  

Cargos Públicos 

O bacharel em Direito pode atuar no setor público através de concursos. Muitas vagas não exigem a aprovação no Exame da OAB, como os cargos de  Auditor da Receita Federal, Delegado de Polícia, Diplomata, Escrivão da Polícia Militar, Oficial de Justiça, além de ofícios de análise judiciária e consultoria legislativa. Esses cargos, por meio de concurso público, ocorrem nas esferas municipal, estadual ou federal, ampliando ainda mais as oportunidades de atuação profissional para bacharéis em Direito. 

Jurista

A carreira de jurista é aquela em que o bacharel em Direito atua como pesquisador em estudos, que podem ser acadêmicos ou não, no ramo jurídico. Trata-se de uma atividade intelectual, ideal para quem se interessa por conhecer a fundo o universo jurídico, analisando decisões jurisprudenciais de outros tribunais ou países, além de adorar debater sobre os assuntos jurídicos. Um jurista pode ministrar palestras, escrever livros ou dar aulas. Geralmente, ele se torna autoridade na sua área de pesquisa. 

Correspondente jurídico

O correspondente jurídico é o profissional formado em Direito, mas que não possui carteira da OAB, que trabalha em escritórios ou em empresas auxiliando  advogados em questões administrativas e de cunho jurídico. Realizar cópias, protocolos, retirar alvarás, realizar consultas, elaborar peças (sob supervisão de um advogado com certificação da OAB), emitir guias e verificar andamentos processuais são algumas das atribuições do correspondente jurídico. Esta é uma função vantajosa para o bacharel que não quer montar um escritório próprio ou que deseja estabelecer uma rotina profissional mais autônoma e dinâmica. 

Essas são algumas das opções de carreiras jurídicas possíveis para bacharéis em Direito sem OAB. Gostou deste conteúdo? Aqui, no blog da FMP, sempre temos novidades e tópicos pertinentes ao universo jurídico. Continue nos acompanhando

Leia também: Carreira em Direito: 6 opções de profissão além da advocacia

Conteúdos relacionados

link whatsapp