Categoria

Advocacia

Categoria

Pensando em estudar Direito? Veja 3 áreas de atuação

Para quem almeja estudar Direito e seguir por este caminho profissional, uma das grandes vantagens, sem dúvida, é a ampla oportunidade de atuação. O Bacharel em Direito pode atuar como advogado, após realizar o curso e ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); pode também seguir a carreira pública como juiz(a) ou promotor(a); ou mesmo seguir a via acadêmica tanto como docente quanto como pesquisador(a). O curso, claro, apresenta muitas outras possibilidades de atuações mais específicas, dependendo do gosto profissional do aluno, das especializações escolhidas e das habilidades desenvolvidas ao longo da trajetória. Por isso, o estudante precisa se inserir em uma instituição capaz de explorar todas as possibilidades profissionais, a fim de extrair o melhor desempenho de suas habilidades e encontrar a área ideal para seu perfil. Neste post, a FMP vai detalhar as principais áreas de atuação para quem está pensando em estudar Direito.…

Carreira em Direito: como construir uma trajetória de sucesso?

Ter sucesso profissional não significa o mesmo para todos. Para alguns, pode ser trabalhar com o que se gosta, para outros ter retornos financeiros. No Direito, existem ainda mais possibilidades, uma vez que é uma área que abre espaço para diferentes formas de atuação, como o serviço público ou advocacia. Independente das suas escolhas, alguns passos são fundamentais para se construir uma trajetória de sucesso. Pensando nisso, a FMP separou 3 dicas excelentes para você impulsionar sua carreira no Direito. Acompanhe 1. Estude sempre Sem dúvidas, esta é a dica de ouro para quem quer ser bem sucedido na carreira escolhida. Especialmente na área do Direito, por se tratar de uma ciência social e jurídica, a atualização constante é a chave para você se destacar no mercado. Essa atualização pode ser feita de diversas formas, como cursos de especialização na área que você deseja atuar ou formatos mais acadêmicos, como…

11 de Agosto: Dia do Advogado e do Estudante

11 de Agosto é um dia de dupla comemoração na FMP, afinal, celebramos dois grupos que fazem parte da nossa rotina: estudantes e advogados. Para marcar a data, a FMP preparou este blogpost com uma retomada histórica das comemorações e a importância deste dia para nossa instituição. Confira! Por que 11 de agosto? Pode até parecer aleatório que o Dia do Estudante e o do Advogado seja comemorado na mesma data no Brasil, mas uma breve história pode explicar a relação entre as duas. Logo após a proclamação da Independência do Brasil, em 1822, tornou-se necessária a elaboração de uma Constituição Federal com normas adequadas aos novos tempos. Nesse ambiente de efervescência jurídica, o imperador D. Pedro I constatou que o Brasil ainda não tinha nenhum curso de Direito no país e, motivado pela outorga da Constituição Federal de 1824, decidiu implantar os primeiros cursos de Direito no país. Assim,…

Diferentes Áreas da Advocacia e Suas Atuações no Mercado de Trabalho

Quem se forma em Direito sabe que são várias as áreas da advocacia que podem ser o futuro de sua carreira. Porém, para aqueles que ainda estão na fase final do bacharelado ou acabaram de terminar o curso, escolher uma delas acaba sendo uma decisão um pouco complicada. Para te ajudar na decisão, a FMP selecionou informações sobre alguns dos segmentos mais buscados atualmente! Quais são as áreas da advocacia? Em qual das áreas da advocacia você se imagina atuando daqui a cinco anos? Se você não consegue visualizar esse futuro, ainda, conheça melhor alguns campos de trabalho que podem ser o futuro para profissionais de Direito. Direito do Trabalho O Direito do Trabalho é um segmento que sempre está em alta, uma vez que assegurar os direitos dos trabalhadores e manter a harmonia nas relações laborais é uma atuação constante.  Atualmente, por conta das mudanças expostas na Nova CLT,…

O Que Esperar do Futuro da Advocacia no Brasil?

Toda profissão passa por momentos de transição que podem marcar as principais tendências da área para os próximos anos. O futuro da advocacia é um tema em constante debate entre os profissionais, já que a atual fase divide aqueles que olham para o horizonte de forma positiva, negativa e neutra. Quer saber o que pode surgir no caminho daqueles que escolheram o Direito? Então veja só algumas maneiras de olhar para frente e tentar decifrar o que está por vir. Qual o futuro da advocacia? Obviamente não é possível prever com certeza qual o futuro da advocacia. Porém, analisando alguns fatos atuais, fica mais fácil entender algumas tendências que podem chegar para ficar e o que poderá ser deixado de lado, por exemplo. Confira alguns caminhos que podem ser o novo e definitivo rumo dessa área de trabalho. Ensino a Distância Embora essa não seja uma exclusividade da área do…

3 Passos Para Decolar a Carreira de Um Advogado Recém-Formado

Um advogado recém-formado tem muitas dúvidas sobre como construir a sua carreira, quais passos dar e qual rumo seguir. Afinal, o bacharel em Direito abre um leque de possibilidades, de modo que os que acabaram de sair da universidade podem se sentir um pouco perdidos. Quer saber como eleger o caminho correto para a sua vida e decolar a sua carreira? Confira! 1. Encontre qual caminho seguir Como advogado recém-formado, a princípio, saber o caminho a seguir pode não parecer uma tarefa simples. Porém, enquanto cursava a graduação, certamente você desenvolveu certas afinidades por determinados temas — seja Direito Ambiental, da Família ou do Trabalho, por exemplo. Que tal focar no seu favorito e trilhar sua carreira relacionada a ele. Também é importante considerar se você prefere trabalhar com a advocacia privada, ou se irá tentar ingressar em um cargo público. Vale a pena, inclusive, pensar na remuneração que cada…

Os 3 Principais Erros de Advogados Iniciantes e Como Evitá-los

Os erros de advogados iniciantes não são graves, mas podem tornar o recém formado um pouco desconfortável, não é mesmo? Ainda que graduados, é comum que profissionais, às vezes, não executem o seu trabalho corretamente. Afinal, muitos conhecimentos só são adquiridos com o tempo e depois de passar pela prática.  Você quer saber quais são esses equívocos e evitar cometê-los? Veja as dicas que a FMP preparou para você! Conheça os maiores erros de advogados iniciantes A faculdade de Direito ensina muito sobre teoria e técnica, porém, existem pontos que os profissionais só irão aprender depois de ingressar, efetivamente, no mercado de trabalho.  Caso você não queira aprender apenas depois de cometer esses equívocos, é importante saber de antemão alguns dos erros de advogados iniciantes mais comuns. Confira! 1. Não contabilizar os honorários no orçamento A precificação é um dos pontos mais importantes para garantir que o profissional esteja ganhando…

Advogado Bem Sucedido — Os Primeiros Passos Para Se Tornar Um

Tornar-se um advogado bem sucedido é o grande objetivo de boa parte das pessoas que se formam em Direito. Afinal, todos almejam exercer a função profissional que mais lhes agradam com excelência, a ponto de ser considerado um dos melhores e, portanto, viver bem por conta disso. Quando um recém-formado sai da universidade, porém, ele pode ter dúvidas de como trilhar o seu caminho para chegar até lá. Pensando nisso, a FMP selecionou algumas dicas que te ajudarão a se encontrar e atingir o sucesso. Veja só!  1. Saiba identificar e aproveitar as oportunidades O networking é essencial para conseguir oportunidades únicas e se tornar um advogado bem sucedido. Ao ganhar a simpatia de pessoas que estão dentro do mercado e possuem outros contatos também importantes, você está de frente a uma série de oportunidades. Sempre que tiver a chance, não hesite em pedir o contato dessa pessoa — seja…