Categoria

Advocacia

Categoria

3 Passos Para Decolar a Carreira de Um Advogado Recém-Formado

Um advogado recém-formado tem muitas dúvidas sobre como construir a sua carreira, quais passos dar e qual rumo seguir. Afinal, o bacharel em Direito abre um leque de possibilidades, de modo que os que acabaram de sair da universidade podem se sentir um pouco perdidos. Quer saber como eleger o caminho correto para a sua vida e decolar a sua carreira? Confira! 1. Encontre qual caminho seguir Como advogado recém-formado, a princípio, saber o caminho a seguir pode não parecer uma tarefa simples. Porém, enquanto cursava a graduação, certamente você desenvolveu certas afinidades por determinados temas — seja Direito Ambiental, da Família ou do Trabalho, por exemplo. Que tal focar no seu favorito e trilhar sua carreira relacionada a ele. Também é importante considerar se você prefere trabalhar com a advocacia privada, ou se irá tentar ingressar em um cargo público. Vale a pena, inclusive, pensar na remuneração que cada…

Os 3 Principais Erros de Advogados Iniciantes e Como Evitá-los

Os erros de advogados iniciantes não são graves, mas podem tornar o recém formado um pouco desconfortável, não é mesmo? Ainda que graduados, é comum que profissionais, às vezes, não executem o seu trabalho corretamente. Afinal, muitos conhecimentos só são adquiridos com o tempo e depois de passar pela prática.  Você quer saber quais são esses equívocos e evitar cometê-los? Veja as dicas que a FMP preparou para você! Conheça os maiores erros de advogados iniciantes A faculdade de Direito ensina muito sobre teoria e técnica, porém, existem pontos que os profissionais só irão aprender depois de ingressar, efetivamente, no mercado de trabalho.  Caso você não queira aprender apenas depois de cometer esses equívocos, é importante saber de antemão alguns dos erros de advogados iniciantes mais comuns. Confira! 1. Não contabilizar os honorários no orçamento A precificação é um dos pontos mais importantes para garantir que o profissional esteja ganhando…

Advogado Bem Sucedido — Os Primeiros Passos Para Se Tornar Um

Tornar-se um advogado bem sucedido é o grande objetivo de boa parte das pessoas que se formam em Direito. Afinal, todos almejam exercer a função profissional que mais lhes agradam com excelência, a ponto de ser considerado um dos melhores e, portanto, viver bem por conta disso. Quando um recém-formado sai da universidade, porém, ele pode ter dúvidas de como trilhar o seu caminho para chegar até lá. Pensando nisso, a FMP selecionou algumas dicas que te ajudarão a se encontrar e atingir o sucesso. Veja só!  1. Saiba identificar e aproveitar as oportunidades O networking é essencial para conseguir oportunidades únicas e se tornar um advogado bem sucedido. Ao ganhar a simpatia de pessoas que estão dentro do mercado e possuem outros contatos também importantes, você está de frente a uma série de oportunidades. Sempre que tiver a chance, não hesite em pedir o contato dessa pessoa — seja…

Como montar um escritório de advocacia em 5 passos

A profissão de advogado é uma das mais tradicionais e mais importantes da nossa sociedade. Sua origem remonta dos tempos antigos, na Grécia e em Roma. Não por acaso, todos os semestres vários acadêmicos se formam no curso de Direito. Porém, depois da formatura, muitos se deparam com o dilema: como montar um escritório de advocacia? Com o mercado tão repleto de profissionais e com a possibilidade de cursar uma especialização no ramo jurídico, a concorrência se mostra cada dia maior. Por isso, é necessário adotar estratégias corretas e bem planejadas para que se obtenha êxito na carreira jurídica e para que o escritório possa prosperar e captar clientes. Ficou interessado em conhecer algumas técnicas de como montar um escritório de advocacia? Então, continue a leitura que vamos mostrar cinco dicas para você. A importância de abrir o próprio escritório Quando o acadêmico de Direito se forma e é aprovado…

Entenda de uma vez o que é correspondência jurídica

Atualmente, não é incomum que um escritório de advocacia tenha clientes em diversas localidades. Essa realidade é ainda mais comum quando o foco do escritório é o contencioso de massa. O patrocínio de causas em comarcas diversas acaba gerando custos extras para os advogados, principalmente em decorrência da necessidade de deslocamento até o foro de origem do processo, dos gastos com alimentação e, não raras vezes, com hospedagem. Nesse cenário, a correspondência jurídica surge como uma aliada dos escritórios de advocacia, possibilitando o acompanhamento efetivo do processo sem que os profissionais do escritório tenham que se deslocar até a comarca em que os autos tramitam. Além disso, ela é uma excelente opção para o jovem advogado. Por meio dela, ele faz inúmeros contatos importantes, aumenta seu networking e ainda consegue uma renda extra. Mas você sabe o que é e como funciona a correspondência? Continue a leitura e descubra tudo…

Confira as 6 tendências do direito para 2019

  No fim de ano, não é incomum querermos saber quais são as tendências do mercado profissional para o próximo período. Afinal, é essencial manter-se atualizado, principalmente se você for um operador do Direito. Com tantos advogados no mercado — cerca de 1 para cada 175 habitantes, segundo os registros da OAB —, é necessário se destacar. Para isso, é importante estar atento às tendências do Direito. Se você está no início da carreira, precisa saber quais as especialidades estão em alta. Nos últimos anos, as grandes operações investigativas, amplamente exploradas pela mídia, criaram um cenário propício para o desenvolvimento e o fortalecimento de algumas áreas da ciência jurídica no âmbito nacional, tais como Direito Penal e Compliance. No entanto, não basta se especializar. É necessário acompanhar os avanços tecnológicos, afinal, eles vieram para facilitar a vida do profissional e têm se tornado cada vez mais frequentes no mundo jurídico.…

5 benefícios da pós-graduação para a carreira do advogado

A advocacia está se tornando uma profissão cada vez mais concorrida conforme o transcorrer do tempo. Para que os profissionais consigam se destacar no mercado é fundamental desenvolver diferenciais competitivos, e uma das melhores maneiras de fazê-lo é investindo em uma pós-graduação em Direito. Entretanto, o ramo jurídico é bastante amplo; são dezenas de vertentes que podem ser optadas pelo jurista, o que dificulta bastante a decisão do advogado. Afinal, será na área escolhida que ele passará a exercer suas atividades. Neste artigo você encontrará as informações necessárias para entender a importância da especialização para o currículo, qual o momento correto para fazer esse investimento, as melhores áreas para se especializar e os principais benefícios da pós-graduação. Confira! A importância de uma especialização para o currículo A pós-graduação acrescenta credibilidade ao currículo profissional assim como a própria conclusão do Ensino Superior. Essa formação complementar transforma um profissional ainda mais especializado em…

Honorários advocatícios: como cobrar honorários corretamente?

Determinar os honorários advocatícios é uma etapa árdua até para os profissionais mais experientes, pois são vários os critérios que devem ser considerados para tornar a cobrança mais adequada para cada trabalho realizado. Os advogados devem ter muito cuidado ao estipular seus valores, pois um cálculo inadequado gera prejuízos para o profissional e torna a atividade insustentável. Para auxiliar você, elaboramos este post que contém algumas das estratégias mais eficazes para orçar corretamente seus honorários advocatícios. Confira! Confira a tabela da OAB de sua região De forma geral, a OAB orienta os advogados a cobrarem, no mínimo, 20% do valor da causa pela representação nos litígios. A entidade também estruturou uma tabela com os tipos de ação e seus valores mínimos a serem recebidos dos clientes. Essa tabela é específica para estado brasileiro. Por exemplo, o valor de um Habeas Corpus não terá o mesmo valor em São Paulo e…