Categoria

Advocacia

Categoria

Conheça as 3 áreas mais promissoras para o futuro do mercado jurídico

O mercado de trabalho no mundo jurídico, sem dúvida, sempre se renova. A cada dia, com o avanço tecnológico e social, novas demandas surgem, o que, claro, exige cada vez mais do profissional do Direito a capacidade e a qualificação para lidar com as mais diversas causas.  Assim, analisando o cenário do mercado de trabalho no Direito, surgem diversas expectativas e tendências sobre as áreas mais promissoras para o futuro. Embora não tenha como adivinhar com tanta certeza, afinal, o campo jurídico caminha de acordo com os passos dados pela sociedade, existe, sim, a possibilidade de se vislumbrar o que aguardar do Direito nos próximos anos.  Por isso, neste post, separamos para você as 3 áreas mais promissoras para o futuro do mercado jurídico. Acompanhe! Tecnologia da Informação  O mundo está cada dia mais conectado. Há alguns anos, temos observado o avanço tecnológico no desenvolvimento de redes de conexão mais…

A escolha da faculdade de Direito ajuda na aprovação da OAB?

A trajetória para tornar-se um(a) advogado(a), claro, não é tão simples. Isso porque, além dos 10 semestres de graduação, o bacharel só pode advogar após passar no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que, definitivamente, não é uma tarefa fácil.  A prova da OAB é realizada três vezes ao ano e possui duas etapas: a primeira de múltipla escolha e a segunda, prático-profissional. Sem dúvida, é um exame muito desafiador, porém, a escolha da faculdade de Direito pode ajudar na aprovação. É o que a FMP vai mostrar nesse post. Confira! Capacitação durante a Graduação  A Graduação em Direito é uma jornada de, no mínimo, 5 anos, que vai proporcionar uma grande mudança profissional e pessoal na vida do aluno. No entanto, para exercer a função, é necessária a aprovação no tão famoso Exame de Ordem da OAB. Por isso, escolher cursar a Graduação em uma instituição…

Escritório de advocacia: 3 tendências para gestores em 2021

O empreendedorismo também está muito conectado ao Direito. No mercado jurídico, existem muitos escritórios de pequeno, médio e grande porte atendendo as mais variadas especialidades da área. Assim como qualquer outro negócio, os escritórios tiveram que se adaptar aos novos tempos de isolamento social provocados pela pandemia de Covid-19.  No entanto, houve uma movimentação muito interessante em relação à tecnologia, à inovação e à administração, o que, sem dúvida, apontou para alguns caminhos para a gestão das empresas nos próximos anos, sobretudo para 2021. Neste post, nós, da FMP, separamos para você 3 tendências para gestores de escritórios de advocacia em 2021. Confira! Experiência de comunicação  Assim como em praticamente todas as empresas, a comunicação foi uma das áreas que mais se transformou em 2020. O isolamento social fez com que ferramentas como o WhatsApp e o Telegram ganhassem uma resolução ainda mais profissional, isto é, a comunicação com os…

3 filmes sobre Direito que vão incentivar você a seguir na profissão

O cinema influencia muitos aspectos da vida moderna como a moda, a música e muitas outras formas de expressão. Além disso, a sétima arte também é capaz de estimular o gosto por uma determinada profissão. Filmes que envolvem o Direito, por exemplo, fazem muito sucesso nas telas. Instigação, tribunal, vida no cárcere, entre várias outras histórias podem incentivar você a seguir nas profissões que o mundo jurídico engloba.  Por isso, neste post, separamos 3 filmes sobre Direito que vão estimular você. Confira! Advogado do Diabo Filme estadunidense de 1997, o Advogado do Diabo é um clássico do cinema. O filme é uma mistura de suspense, terror e drama, baseado no romance de Andrew Neiderman. Dirigido por Taylor Hackford, a trama conta com atuações magníficas de  grandes atores do cinema mundial: Al Pacino, Keanu Reeves e Charlize Theron. No filme, um advogado renomado do interior dos Estados Unidos nunca havia perdido…

Como é o mercado de trabalho em Direitos Humanos?

A área de atuação em Direitos Humanos, sem dúvida, é uma das mais nobres e encantadoras do Direito. A especialidade, em geral, lida com a proteção dos direitos de cidadãos menos favorecidos ou em situação de vulnerabilidade social, o que abrange casos de presos políticos, crianças, refugiados, defesa do meio ambiente, defesa do acesso à saúde, entre várias outras possibilidades.  Ficou curioso(a) para saber como é trabalhar com Direitos Humanos? Nós, da FMP, separamos para você alguns detalhes de como é trabalhar nessa área e como é o mercado de trabalho. Confira! O que são os Direitos Humanos?  Em primeiro lugar devemos explicar o que, de fato, são os Direitos Humanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “os Direitos Humanos são garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”.  Em suma, são normas e dispositivos…

Carreira em Direito: 4 dicas para se destacar no mercado

O mercado de trabalho na área do Direito está cada vez mais concorrido. Com  muitos profissionais capacitados, o setor exige cada vez mais investimentos tanto na qualificação dos conhecimentos quanto na apresentação diante dos clientes. Embora se destacar diante de outros profissionais não seja uma tarefa tão simples, nós, da FMP, separamos para você 4 dicas importantes que vão dar grande destaque na sua carreira como advogado(a). Confira! Torne-se especialista na sua área de atuação Quanto mais especializado em um determinado ramo do Direito, mais chances você tem de prospectar clientes e de mantê-los em sua rede de atendimento. Aprofundando os seus conhecimentos em uma área jurídica, você adquire mais credibilidade para atuar em causas específicas.  A título de comparação, podemos analisar o Direito sob a ótica da medicina, por exemplo. Se o paciente está com dores constantes nas articulações, ele vai procurar um ortopedista e não um clínico geral.…

5 dicas para inovar na advocacia em 2021

Muito se fala da necessidade de se inovar em qualquer área do mercado de trabalho, mas a tendência natural é que se relacione a inovação com áreas tecnológicas ou ramos que envolvam criatividade, como moda, publicidade ou marketing. Entretanto, em um mercado tão competitivo como a advocacia, é imprescindível ir além e fugir do óbvio. Pensando nisso, a FMP selecionou 5 dicas para inovar na advocacia em 2021. Confira! Primeiramente, o que seria inovar na advocacia?  O ofício da advocacia envolve diversas habilidades que vão muito além do conhecimento técnico sobre as legislações. É necessário ter bons relacionamentos interpessoais, conhecer o seu nicho de mercado, saber se organizar da melhor forma e utilizar as novas tecnologias em favor do seu negócio. Cada vez mais, é fundamental que advogados e advogadas tenham comportamento mais empreendedor e visionário, de forma a captar mais clientes e garantir a viabilidade e o sucesso do…

Quais são os desafios da advocacia nos dias atuais?

Os desafios profissionais são inerentes a qualquer carreira, independente do ramo de atuação. Na área do Direito, por se tratar de uma ciência jurídica e social, que acompanha as mudanças culturais e políticas, os desafios fazem parte da rotina, exigindo grande adaptabilidade de advogados e demais profissionais da área. Quer conhecer mais sobre os desafios da profissão? Acompanhe este blogpost que a FMP preparou especialmente sobre o assunto. Questões tecnológicas O Direito é uma das tantas áreas que sentem o impacto direto das novas tecnologias. Processos eletrônicos, audiências virtuais, aplicativos para facilitar pesquisas jurisprudenciais, inteligência artificial e algoritmos estão cada vez mais presentes na rotina dos advogados. Portanto, para quem quer ingressar na carreira ou manter-se atualizado no ramo, é fundamental dominar as ferramentas tecnológicas. Além disso, com a pandemia, a prática jurídica teve que se adaptar ainda mais à realidade virtual com audiências a distância e atendimentos online. Leia…