Advocacia: conheça as vantagens de exercer essa profissão

O Direito é um campo que oferece uma grande variedade de alternativas profissionais. Dentre as principais opções, a advocacia é muito tradicional e também se divide em inúmeras possibilidades de atuação. Tornar-se advogado proporciona uma série de vantagens ao profissional, o que, sem dúvida, deixa a carreira ainda mais atraente.

 Por isso, neste post, nós, da FMP, vamos apresentar as principais vantagens de exercer a advocacia. Confira!

Liberdade para escolher onde atuar

Para seguir a carreira na advocacia, o profissional precisa ser bacharel em Direito e ter sido aprovado no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A partir dessas duas realizações, o advogado está apto para trabalhar na área que tem mais afinidade.

Como as possibilidades são amplas, a primeira vantagem de ser advogado é, justamente, a liberdade para escolher qual ramo deseja seguir. O profissional pode ir para um escritório ou um departamento jurídico de determinada empresa; pode trabalhar como consultor e também tem a alternativa de abrir o próprio escritório. De fato, a advocacia é uma das áreas mais amplas para se trabalhar.

Crescimento em empresas

A iniciativa privada traz muitas oportunidades para os advogados. Em departamentos jurídicos de empresas, por exemplo, os profissionais, muitas vezes, vão exercer funções técnicas e também administrativas, o que facilita para quem tem um perfil de gestão. É uma área que oferece bons salários e também proporciona ótimos planos de carreira.

 Trabalhar em escritórios jurídicos também é uma excelente opção, em que o advogado atua na representação dos clientes. Como as empresas geralmente são voltadas a ramos específicos do Direito, o profissional pode exercer as funções que compreendam o seu perfil profissional. Por isso, é importante especializar-se e estar sempre atualizado. As vantagens de se trabalhar em escritórios são muitas: salários maiores, flexibilidade de horários e a possibilidade de grande reconhecimento na área.

Carreira empreendedora

A advocacia também permite ao profissional crescer no seu próprio negócio. Ao abrir o próprio escritório, o empreendedor tem a possibilidade de viver com mais autonomia, ter mais flexibilidade de horários e ter um grande retorno financeiro. No entanto, exige-se do advogado, além de grande conhecimento técnico, noções de administração e de alcance de novos clientes.

Leia mais: Como montar um escritório de advocacia em 5 passos

Diversas oportunidades de especialização

Assim como em qualquer profissão, ser especialista em algum ramo do Direito traz inúmeras vantagens. Por ser uma atividade tradicional, existem diversas possibilidades de pós-graduação para advogados, o que aumenta o conhecimento do profissional e, consequentemente, também as oportunidades de trabalho. Além disso, o profissional tem a possibilidade de se encaixar na atividade que mais tem apreço, trabalhando com mais prazer e empenho.

Para alavancar a carreira em qualquer área do Direito, é necessário empenho, dedicação e, sobretudo, muito conhecimento. Os estudos devem ser constantes, e o profissional precisa estar atualizado e bem informado sobre o mercado de trabalho. Trabalhar na advocacia oferece muitas vantagens, mas também tem os seus desafios.

 Por isso, a FMP é sua parceira para você estar mais preparado para a profissão, com um reconhecido ensino de qualidade e com um time de professores experientes e gabaritados no mundo jurídico!

Conteúdos relacionados

link whatsapp