A trajetória para tornar-se um(a) advogado(a), claro, não é tão simples. Isso porque, além dos 10 semestres de graduação, o bacharel só pode advogar após passar no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que, definitivamente, não é uma tarefa fácil. 

A prova da OAB é realizada três vezes ao ano e possui duas etapas: a primeira de múltipla escolha e a segunda, prático-profissional. Sem dúvida, é um exame muito desafiador, porém, a escolha da faculdade de Direito pode ajudar na aprovação. É o que a FMP vai mostrar nesse post. Confira!

Capacitação durante a Graduação 

A Graduação em Direito é uma jornada de, no mínimo, 5 anos, que vai proporcionar uma grande mudança profissional e pessoal na vida do aluno. No entanto, para exercer a função, é necessária a aprovação no tão famoso Exame de Ordem da OAB. Por isso, escolher cursar a Graduação em uma instituição de ensino voltada exclusivamente à educação jurídica pode ajudar bastante para a prova. 

Isso porque o Exame de Ordem exige uma preparação de longo prazo. Os alunos que estudam só depois de se formar, na maioria das vezes, não conseguem passar. A FMP, nesse contexto, além de preparar os estudantes para um mercado de trabalho competitivo, contribui para a preparação para a prova da OAB

Não à toa, a FMP tem o maior índice de aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil entre as instituições privadas do Rio Grande do Sul. Além disso, é a única faculdade privada do Estado a receber o Selo OAB Recomenda, que é um reconhecimento de excelência entre instituições que oferecem o curso de Direito no Brasil

Como é o Exame de Ordem?

Claro, muitas dúvidas surgem ao longo da trajetória acadêmica sobre como é a realização da prova da OAB. Como já mencionamos no início deste post, o Exame é realizado três vezes ao ano, organizado pela Fundação Getúlio Vargas, e é feito em duas etapas. 

Na primeira fase é realizada uma prova de múltipla escolha, na qual os(as) candidatos(as) respondem 80 questões sobre disciplinas do Direito presentes no currículo da Graduação, como Direito Civil, Penal, Constitucional, entre outras, além de Filosofia do Direito e do Estatuto da Advocacia e da OAB. 

Já a segunda parte é chamada de prático-profissional, na qual os(as) alunos(as) escolhem uma área específica do Direito em que se concentrarão para realizar a prova. Assim, eles(as) realizam uma peça processual e depois respondem a quatro questões discursivas. Em ambas as partes, os(as) candidatos(as) têm 5 horas para a realização do Exame.

Escolha uma instituição de ensino especializada 

Realizar a Graduação em uma faculdade com foco absoluto no Direito, como a FMP, dá vantagem ao(à) aluno(a), pois ele(a) é preparado(a), desde o início, não só para o universo jurídico, mas para os desafios posteriores como o Exame de Ordem. Afinal, a instituição conta com um corpo docente especializado formado por mestres e doutores em Direito, que estão em constante atualização e vão proporcionar uma educação de muita qualidade. 

Além disso, a FMP disponibiliza aos seus alunos diversos eventos, como palestras e workshops ao longo da Graduação, a fim de desenvolver ainda mais as habilidades dos seus estudantes. Também conta com um curso preparatório para a segunda fase do Exame de Ordem. Saiba mais clicando aqui.

A escolha da faculdade, sem dúvida, influencia diretamente na aprovação da OAB. A exclusividade do ensino jurídico oferece um preparo em todos os aspectos da prova, o que ajuda muito na hora de passar no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. A FMP é a sua parceira para mais essa conquista — a primeira para uma carreira de sucesso no Direito

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, Direito e mercado de trabalho!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário