O Que Esperar do Futuro da Advocacia no Brasil? - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Toda profissão passa por momentos de transição que podem marcar as principais tendências da área para os próximos anos. O futuro da advocacia é um tema em constante debate entre os profissionais, já que a atual fase divide aqueles que olham para o horizonte de forma positiva, negativa e neutra.

Quer saber o que pode surgir no caminho daqueles que escolheram o Direito? Então veja só algumas maneiras de olhar para frente e tentar decifrar o que está por vir.

Qual o futuro da advocacia?

Obviamente não é possível prever com certeza qual o futuro da advocacia. Porém, analisando alguns fatos atuais, fica mais fácil entender algumas tendências que podem chegar para ficar e o que poderá ser deixado de lado, por exemplo.

Confira alguns caminhos que podem ser o novo e definitivo rumo dessa área de trabalho.

Ensino a Distância

Embora essa não seja uma exclusividade da área do Direito, esta é uma tendência que chega forte para os advogados. Cada vez mais busca-se por graduações e cursos de especialização, porém nem todos os que estão dispostos a seguir estudando têm uma rotina que permite conciliar o trabalho com a ida regular a uma universidade.

Portanto, um dos principais aspectos do futuro da advocacia e que, certamente veio para ficar, é o investimento no ensino a distância

Direitos sociais

Mudanças em projetos de leis e reivindicações sociais tornam a área do Direito cada vez mais importante. Para isso, é preciso ter profissionais capacitados e que possam prestar assistência legal para a população e para as empresas em diversas causas.

Alguns dos segmentos que se fazem presentes nesse quesito são o Direito Trabalhista, Corporativo, da Criança e do Adolescente e da Família.

Preocupação com o meio ambiente

Não é de hoje que ambientalistas alertam a população sobre as consequências da exploração dos recursos naturais do planeta. Existem ativistas que lutam pela conscientização em vários aspectos, sendo que advogados podem auxiliar essa questão ao lutar desde o ponto de vista legal pela execução das leis de preservação.

Portanto, o Direito Ambiental e Urbanístico é a área que promete se fazer cada vez mais presente para aqueles que desejam ajudar o planeta.

Gostou de saber o que pode esperar do futuro da advocacia no Brasil? Então leia mais artigos aqui no blog da FMP!